FUTSAL FEMININO SUB-17 DE LACERDÓPOLIS É CAMPEÃO DO JESC MICRORREGIONAL |
Lendo com você - 059
Profª Ana Schirley Favero
Outro livro que merece ser lido, bem lido é: ? O DESPERTAR DA ÀGUIA? de Leonardo Boff, da editora Vozes.
Que livro é este?
Um livro que ajuda o ser humano a ser plenamente humano.
Não posso deixar de dizer que este livro ? O despertar da águia? significa o desdobramento do seu livro anterior: ? A águia e a galinha?.
Enquanto nesta, a tentativa era mostrar a coexistência da dimensão ? águia/ Galinha dentro da realidade circundante, especialmente o ser humano, aquela (O despertar da águia) retoma a tensão sob um ângulo semelhante, também desafiador e dialético: a COEXISTÊNCIA DO SIM-BÓLICO E DO DIA-BÓLICO NO UNIVERSO, NA HISTÓRIA E EM CADA PESSOA HUMANA.
Os quinze bilhões de anos de evolução conhecem quatro grandes patamares: o universo, a vida, o homem e a humanidade. Estamos entrando no quarto patamar: os seres humanos que estavam dispersos em estados-nações estão se encontrando numa única casa comum, o PLANETA TERRA.
A humanidade se descobre como espécie junto a outras espécies vivas. Descobre que possui um mesmo destino que o planeta terra, que todos somos filhos e filhas da Terra. Mais ainda, que somos a própria Terra em seu momento de sentimento, de reflexão, de amor e de veneração. A transição do homem para a humanidade, do local para o global, do bem comum humano para o bem comum planetário se faz, primordialmente, pelo mercado.
Este é competitivo e não cooperativo. Por isso produz grandes exclusões e vítimas.
Como garantir uma planetização sustentável que garanta o patamar novo da Terra e da Humanidade?
Neste livro, o autor prolonga as intuições do livro anterior ?A águia e a galinha?, uma metáfora da condição humana.
Mostra como o universo, a história social e pessoal se realizam dentro do jogo tenso e criativo do caos e do cosmos, do sim-bólico e do dia-bólico, da dimensão- galinha e da dimensão-águia.
Para entrarmos na nova fase da humanidade urge despertar a águia. Ela nos ajudará a evitar uma catástrofe e pode alimentar uma esperança bem fundada pelo sucesso de uma planetização integradora.
Precisamos desejar, de fato, uma globalização fundada numa nova experiência de re-ligação de tudo com tudo, com uma nova cordialidade para com a Terra e um novo sentido da ética e da espiritualidade.
Leia este livro e entenderá muito bem a condição em que vivem os homens.
COM CARINHO - Profª Ana Schirley Favero
Deixe seu comentário