FUTSAL FEMININO SUB-17 DE LACERDÓPOLIS É CAMPEÃO DO JESC MICRORREGIONAL |
Lendo com Você - 100
Profª Ana Schirley Favero
SOLIDARIEDADE E PAZ
Neste ano de 2005, a Igreja Católica lança a nova edição da Campanha da Fraternidade, tendo como tema ? SOLIDARIEDADE E PAZ?. O lema é: ? Felizes os que promovem a paz.?
A PAZ É UM DOS VALORES FUNDAMENTAIS DA VIDA.
Mas afinal, o que é a paz? Onde começa a paz?
Estar em paz é estar em harmonia. Harmonia com Deus, com a natureza, com a família e, acima de tudo, estar de bem consigo próprio.
A verdadeira paz está no interior de cada pessoa e não nos exteriores que nos cercam.
O coração de cada pessoa deve estar livre dos sentimentos errôneos e, a cada instante vivido, nas relações com o universo, cultivar o respeito, o cuidado, a responsabilidade, a justiça, a igualdade, o afeto, enfim, o sentimento verdadeiro de amor pela vida.
É com pequenas ações que podemos construir um mundo pacífico.
Comece, então, por você. Você precisa se amar. Liberte-se dos vícios e dos exageros. Invista na sua formação, na sua saúde, na sua realização. Conviva com a sua família, respeitando-a, compartilhando as alegrias e as tristezas, as dificuldades e as grandes conquistas. Respeite a privacidade e os direitos do vizinho.
Combata a corrupção, denunciando as irregularidades. Seja competitivo, mas com freios e limites, respeitando o espaço do outro.
Os sábios orientais diziam: ?Toda a mudança no mundo começa no interior de cada pessoa.?
É assim a questão da cultura da paz. Inexoravelmente, passa por mudanças no íntimo de cada pessoa. É urgente uma inversão nos valores.
É necessário mudar a maneira de ver, sentir e agir. A paz só existe, quando se é solidário. Exige de nós pequenos gestos. Basta praticar a ética de não prejudicar a natureza e os seres vivos, e, eis a promoção da paz.
É mais do que urgente: não fabricar armas, não poluir as águas, não devastar as florestas, não explorar os humildes, não violentar os indefesos, não assaltar as casas, não seqüestrar as pessoas, não permitir a cobrança de impostos com tanto excesso, não transgredir as normas do trânsito, não aumentar o custo de vida.
É importantíssimo irradiar a luz branca da paz, do equilíbrio e da serenidade.
O MUNDO PECISA APENAS DE PAZ.
Estar em PAZ é estar em harmonia. Harmonia com a terra, com o céu, com as águas, com os animais, com a família, com os outros e consigo próprio.
PAZ, O SONHO DA HUMANIDADE.
Com carinho: Profª ANA SCHIRLEY FAVERO
Deixe seu comentário