FUTSAL FEMININO SUB-17 DE LACERDÓPOLIS É CAMPEÃO DO JESC MICRORREGIONAL |
NAES de Capinzal projeto Alfabetização de adultos
NAES de Capinzal apresenta resultados do projeto ?Alfabetização de adultos?
O NAES (Núcleo Avançado de Ensino Supletivo) em parceria com a Prefeitura Municipal (através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto) lançou no mês de junho de 2004 o projeto ?Alfabetização de Adultos?, com o objetivo de proporcionar àquelas pessoas que não sabiam, ou pouco sabiam ler e escrever a oportunidade de resgatar este direito, independentemente da idade.
Hoje, contam três turmas de alfabetização de adultos nos seguintes locais: 01 turma no período vespertino ? no NAES, que são atendidos pela professora Dirce Bernardoni; 01 turma no período vespertino na comunidade de Lindemberg ? atendidos pela professora Marli Biazzi, e 01 turma no período noturno, na Escola Vilson Kleinübing ? no Loteamento Parizzotto, atendidos também pela professora Dirce Bernardoni.
É gratificante para a Escola e os professores perceber que a maioria destas pessoas já conseguiram superar em parte essas dificuldades, em apenas dois meses de aula, conforme podemos constatar pelos depoimentos de alguns alunos.
Este é mais um trabalho realizado em parceria pelo poder público municipal e estadual, é desta forma que estaremos desenvolvendo uma verdadeira educação de qualidade. Como diz a coordenadora do NAES Zaudile Durigon, ?Este é um tipo de trabalho que não aparece, mas que faz a diferença para o ser humano?.
Informam também que não existe um tempo de matrícula, quem ainda estiver interessado poderá procurar no NAES ou na Secretaria Municipal de Educação.
Frases dos alunos alfabetizados:
?Estou me sentindo muito bem, aprendendo coisas que eu não tive oportunidade de aprender antes?. (Nadir).
?Quero aprender a ler, quero deixar de depender dos outros?. (Orildes e Nadir).
?Eu não vejo a hora de vir para a escola?. (Inês).
?Estou me sentindo muito bem, aprendendo coisas que eu não tive a oportunidade de aprender antes?. (Nadir Cardoso Almeida).
?Estou notando que já´estou conseguindo juntar e ler o que escrevo. Já estou tentando ler em livros e jornais?. Mirtes Alzira Auler).
?Quero aprender a ler e escrever para ter um trabalho melhor? (Severino).
?Quero aprender a ler e escrever para poder trabalhar na Perdigão?. (Ademar).
Alfabetização no Loteamento Parizzotto, alunos, ZAUDILE Durigon (Coordenadora do NAES), Josi Mary Côas (coordenadora do projeto pela Secretaria Municipal de Educação) e Dirce Bernardoni (professora),.
Alfabetização em Lindemberg ? alunos, Josi Mary Côas (Coordenadora do Projeto Secretaria Municipal de Educação) a professora Marli Bazzi e Zaudile Durigon (Coordenadora do NAES).
Alfabetização NAES ? alunos, professora Dirce Bernardoni e a Coordenadora do NAES Zaudile Durigon.
Deixe seu comentário