FUTSAL FEMININO SUB-17 DE LACERDÓPOLIS É CAMPEÃO DO JESC MICRORREGIONAL |
Polo de Inovação inicia atividades neste mês

Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe, o Inovale.
As atividades do Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe, o Inovale, estão iniciando efetivamente no mês de setembro. A Fundação Centro Tecnológico de Produção Industrial (Cetepi) aprovou no final de agosto o regimento do instituto criado no final de 2012 para gerir as atividades do polo e os repasses de recursos acordados com os municípios, empresas e associações comerciais e industriais participantes da iniciativa, que também estão iniciando neste mês.
Conforme relata o professor Aristides Cimadon, que é Reitor da Unoesc e presidente da Fundação Cetepi, a gestão desse instituto e as ações previstas no plano de desenvolvimento do Inovale serão realizadas por um diretor executivo e um diretor adjunto, que devem ser contratados até o final de 2013. Enquanto essas pessoas não são contratadas, essas funções ficam a cargo da equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unoesc. Todas as ações executadas serão decididas e acompanhadas pelo Conselho de Inovação do Polo, que, segundo o regimento aprovado em agosto, é formado por representantes das instituições que são parcerias da iniciativa: SDR Joaçaba, AMMOC, ACIOC, Epagri, Instituto Euvaldo Lodi, Instituto Federal Catarinense, Senai, Sebrae e Unoesc, além do diretor adjunto do Instituto.
A sede do Polo de Inovação também ficará, provisoriamente, junto ao NIT da Unoesc. Quando for inaugurado o Centro de Inovação – espaço que será construído com recursos do Governo do Estado em terreno doado pela Unoesc –, a sede será transferida para esse local.
A reunião em que foi aprovado o regimento do Instituto Polo do Inovação Vale do Rio do Peixe ocorreu no dia 26 de agosto, com a participação do professor Cimadon e dos conselheiros da Fundação Cetepi Osmar De Marco (representando a Unoesc), Mircon Roberto Becker (ACIOC), Gunter Knolseisen e Adelfried Werner Kratochivil (Sindimec) e Angelo Brandalize (município de Luzerna). Também participaram, como convidados, Ricardo Antonello, Michel Carlesso Avila e Jessica Mota, todos da Unoesc.
Primeiras ações
Uma das primeiras atividades a serem realizadas pelo Inovale é uma feira de inovação, com a participação de empresas incubadas na Pré-Incubadora da Unoesc e na Incubadora de Luzerna. O evento, que deve ocorrer em outubro, compreenderá um seminário com a presença de nomes conhecidos nacionalmente na área da inovação.
O Polo de Inovação também aguarda o resultado de uma chamada pública lançada pela FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, destinada a parques de inovação. Se for aprovado, o projeto submetido pelo Inovale poderá receber R$ 2,5 milhões para desenvolver as ações previstas para os próximos anos.
Deixe seu comentário