FUTSAL FEMININO SUB-17 DE LACERDÓPOLIS É CAMPEÃO DO JESC MICRORREGIONAL |
25 anos de Bombeiros em Capinzal – mês de maio
25 anos de Bombeiros em Capinzal – mês de maio
O artigo intitulado e corpo da matéria foi descrito por Aldo Azevedo, quando estava concluindo o curso de Bacharel em Comunicação Social e Jornalismo na UnC de Concórdia (SC), o qual foi postado no site de O TEMPO jornal de fato em 27/11/2010, às 19h06. O texto é original, sem nenhuma mudança, estando no passado.
O sonho se realizou. Na tarde do dia 3 de Setembro de 2015. no Loteamento Lar Imóveis, reuniram-se diversas autoridades políticas, representantes da sociedade civil e público em geral para que juntos, fosse inaugurado um dos maiores Centros de Reabilitação Profissional do Brasil e ESF Lar Imóveis. O empreendimento foi denominando Miracy Teresinha Sufredini Wilbert.
Um bem público recebeu o nome de Miroca, mas, não dá para tirar o mérito dela pela iniciativa e trabalho que desenvolveu na gestão do Lions Clube sobre a presidência de Irone e de Ademir Pedro Belotto.
SUGESTÃO DE DENOMINAÇÃO:GUARNIÇÃO DE CORPO DE BOMBEIROS MIRACY TEREZINHA SUFREDINI WILBERT (MIROCA)
O jornal impresso é a verdadeira imprensa e também está inserido como meio de comunicação, sendo que lhe cabe uma grande responsabilidade, a de se colocar como porta-voz da sociedade, no sentido de levar e trazer informações. Diante disto, estamos lembrando do bom nome de alguém que marcou história em Capinzal, a sempre lembrada Miracy Terezinha Sufredini Wilbert (Miroca).
A Miroca, além de ter ocupado a função secretária da saúde de Capinzal, nos governos de Paggi e Thomazoni, por sinal, muito atuante e prestativa, também foi presidente do extinto Lions Clube, depois com a reativação também fez parte da diretoria da entidade.
Foi Miroca quem sugeriu a implantação de uma guarnição do Corpo de Bombeiros em Capinzal, na época convenceu a presidente do Lions Clube de Capinzal e Ouro (Irone Barato e Jaime Barato), que por sua vez mobilizou a campanha pró-construção, tendo grande participação da sociedade em geral. O tempo passou e o novo presidente do Lions, Ademir Pedro Belotto e sua diretoria auxiliados pelas administrações municipais executaram a obra.
Uma justa e merecida homenagem seria denominar a Guarnição de Corpo de Bombeiros de Capinzal, Ouro e região com o bom nome de Miracy Terezinha Sufredini Wilbert (a sempre lembrada Miroca), sendo uma feliz ideia do ex-vereador e empresário Wilson Luiz Farias, inclusive, ela atuou como bombeira voluntária e sua vida foi uma verdadeira obra de ação social. Agora cabe aos vereadores sugerirem na Câmara Municipal a denominação, já que a burocracia da lei não tem como dar tal distinção em vida.
Miracy Terezinha Sufredini Wilbert (Miroca).
Miracy Terezinha Sufredini Wilbert (Miroca)
23/05/2015 14:37
Editorial
O que foi de,scrito, inserido e postado em 25/07/2013 - O ex-vereador Gilmar Antonio da Silveira (Guinho do PV) tem um requerimento para que a Guarnição do Corpo de Bombeiros de Capinzal venha levar a denominação Miracy Terezinha Sufredini Wilbert (Miroca), pelo trabalho que fez para que se tornasse realidade em nosso Município o Corpo de Bombeiros. Miroca nasceu em 22 de fevereiro de 1947, natural de Lagoa Vermelha (RS). Filha de Leopoldo Otávio Sufredini e de Maria Joana Piovesan Sufredini. Eram em 10 irmãos, Sergio, Eudes, Enelci, Sadi, Roberto, Salete, Miracy, Antonio, Gilberto e Vitório.
Miracy chegou a Capinzal na década de 1950, estudou no Grupo Escolar Belisário Pena e no Colégio Mater Dolorum. Casou-se em 20 de janeiro 1968 com Darcy Wilbert, os quais tiveram três filhos capinzalenses, Teddy, Andrea e Thaise.
Miroca foi empresária no ramo de comércio, padaria e confeitaria e destacou-se na ajuda comunitária, sempre envolvida de forma voluntária, ajudando em serviços comuns as pessoas mais necessitadas do Município. Participou do Lions Clube de Capinzal e Ouro onde também foi presidente.
O requerimento também deve ser levado em conta por ela ter sido bombeira voluntária da primeira turma da guarnição de bombeiros de Capinzal e idealizadora da ideia, ainda por liderar a campanha pró-construção do prédio da guarnição, na arrecadação de materiais de construção e outros. Foi muito atuante na sociedade, na política, sempre colaborando com o Município naquilo que lhes fosse solicitado.
Miroca foi candidata a vereadora, porém, infelizmente não se elegeu, mas no ano de 1994 assumiu como secretária de Saúde do Município, trabalhando lá por dois mandatos consecutivos.
A Miroca sim foi uma verdadeira cidadã, pois com orgulho dedicou a maior parte de sua vida ao trabalho e a promoção do bem estar comum aos capinzalenses, sendo de caráter e honestidade inquestionável.
Quem diria, lamentavelmente faleceu em 11 de novembro de 2010, por isto estamos juntamente com o ex-vereador Guinho solicitando esse reconhecimento para com Miracy e sua família.
Em Capinzal e Herval d’Oeste, segundo informações, pelo que se sabe, foi negado que a guarnição em Capinzal leve o bom nome de Miroca, mas não justifica, pois quem mantém o Corpo de Bombeiros não é a corporação nem o governo, e sim, o povo que contribui através da tarifa de consumo de água. Então justiça deve ser feita, se é o povo que ajuda desde o começo a manter os serviços prestados e toda a estrutura da guarnição, basta querer reconhecer que a razão da existência dos bombeiros em Capinzal foi Miroca.
Caso achem um absurdo ou dificultem a intenção de requerimento aos Bombeiros, é o que seria um descaso pelo empenho e determinação da mesma, então que o Centro de Reabilitação que será construído no Loteamento Lar Imóveis, leve o excelente nome de Miroca, pois por duas gestões administrativa foi secretária da Saúde no município de Capinzal. Para tanto, precisa querer e ter boa vontade para fazer valer essa excelente e justa iniciativa que viemos dando a sugestão há muito tempo e agora defendida pelo vereador Guinho.
Quanto a guarnição dos Bombeiros, levando em conta o Centro de Reabilitação ter levado o nome da Miroca, o nome de Ademir Pedro Belotto foi dado a guarnição do Corpo de Bombeiros. Miroca teve a feliz ideia de trazer os Bombeiros para Capinzal, no início apoiada pelo casal então presidente do Lions Clube (Irone e Jaime Barato).
Deixe seu comentário