FUTSAL FEMININO SUB-17 DE LACERDÓPOLIS É CAMPEÃO DO JESC MICRORREGIONAL |
Poder Legislativo de Capinzal

-
- Foto legenda: Momento da realização da sessão plenária ordinária.
Leitura de projetos do Executivo e parlamentares apresentam requerimento, moção de apelo e indicações
A sessão plenária ordinária do Poder Legislativo de Capinzal realizada na Câmara de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri e no plenário Edgar Lancini, segunda-feira, 15 de julho, às18h30, presidida por Jairo Luiz Hoffmann.
Foi colocada em votação e discussão a Ata da 19ª Sessão Ordinária de 2024 realizada no dia 08 de julho, a qual foi aprovada por unanimidade e assinada. Foram lidas as correspondências expedidas e recebidas.
Na Ordem do Dia foram lidos os projetos de lei de autoria do Executivo local, sendo eles:
- Dê nº0012, de 12 de julho de 2024 que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 465.280,87, no orçamento vigente.
- Dê nº0013, de 15 de julho de 2024 que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2025.
Expediente dos Vereadores, sendo Moção de Apelo, Requerimento, Pedido de Informação e Indicações, as quais estão a seguir:
- MOÇÃO APELO nº23/2024, de autoria de Rafael Edgar Tonial ao DEINFRA – Superintendência Regional do Meio Oeste e ao Governo do Estado para que sejam tomadas, com urgência, as medidas necessárias para a realização de recapeamento e adequação da sinalização na SC-467 (Capinzal, Zortéa a Campos Novos), seguindo o exemplo do trecho entre Capinzal, Lacerdópolis e Joaçaba.
- REQUERIMENTO nº0013/2024, de Rafael Edgar Tonial quanto a melhoria e ampliação do sinal de telefonia móvel em áreas com grande dificuldade de cobertura.
- Pedido de Informação n°19/2024, de autoria de Jairo Luiz Hofmann, Alexsandro Thomaz de Vargas, Enio José Paggi, Rafael Edgar Tonial e Tiago de Oliveira Luz, sugerindo informações relativas ao Centro de Convivência do Idoso do Bairro São Cristóvão.
- Indicação nº182/2024, de Enio José Paggi solicitando a realização de um estudo detalhado para a adequação do trevo de entrada para a Vila 7 de Julho.
- Indicação nº183/2024, de Valmor de Vargas para que seja instaladas lixeiras padrão na Rua 16 de Maio e em outros pontos que se façam necessários no Loteamento Novo Horizonte, bem como a realização de uma limpeza para retirada de lixos e entulhos acumulados no local.
Na Palavra Livre, cumprindo a Ordem do Dia e Expediente Parlamentar, neste mandato de forma inédita dos nove seis pediram autorização e se retiraram (Rafael Edgar Tonial, Tiago de Oliveira Luz, Dalva Luiza Dalcortivo, Gilmar Junior da Silveira, Almir João Gotardo e Valmor de Vargas); permaneceram Jairo Luiz Hoffmann, Enio José Paggi e Alexsandro Thomas de Vargas.
Na Palavra Livre Alexsandro, quanto a Moção de Apelo ao Deinfra, sendo um bem necessário, mas uma preocupação é a SC-150 Capinzal a Piratuba, informando que certas empresas retiraram seus caminhões, o que fez diminuir as caçambas trabalhando neste canteiro de obras, sendo o receio que os serviços parem por falta de recursos. Na palavra de Enio reforçou ampliar a via pública na rótula de entrada e saída da Vila 7 de Julho, também sentido centro da cidade e rumo a BRF. Já Jairo voltou a questão da SC-467 e a deficiência na abrangência do sinal da telefonia móvel e destacou o pregão de contratação de horas máquinas (motoniveladora/patrola e rolo) no valor de R$ 895.560,00 para fazer a a manutenção das estradas vicinais, dentre outros assuntos que dizem respeito a coletividade capinzalense.
Nas considerações finais o Presidente convocou os demais Vereadores para Sessão Ordinária, no dia 22 de julho de 2024, às 18h30min.
Aldo Azevedo / jornalista
Foto legenda: Sessão plenária ordinária tendo publico presencial obtendo informação e conhecimento sobre a casa do povo (legislativo).
Foto legenda: Momento da realização da sessão plenária ordinária.
Deixe seu comentário