FUTSAL FEMININO SUB-17 DE LACERDÓPOLIS É CAMPEÃO DO JESC MICRORREGIONAL |
Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos.
Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos.
AGRICULTURA
No começo da colonização, a agricultura era exclusivamente de subsistência. Apenas em 1920, os agricultores introduziram novas culturas, como: feijão, milho, batata-inglesa, batata-doce, centeio, couve, abóbora, laranja, bergamota e melancia.
Por 19 anos, nada mudaria, mas, em 1940, surge o plantio de cevada e de trigo. Esse último proporcionaria o surgimento de moinhos em muitos locais do distrito, dentre os quais destacamos o Moinho Santa Catarina, que pertencia ao senhor José Zortéa.
No entanto, esse ciclo de prosperidade na triticultura começou a decair em 1942, como nos cientifica o jornal “A Tribuna”, de Joaçaba, na edição do dia 22 de março de 1942.
A vida econômica dessa região esta sendo seriamente abalada com a situação lamentável em que se encontra a enorme produção de trigo na região. Cerca de 100 mil sacos do precioso cereal estão armazenados ao longo da via férrea esperando embarque, estando o caruncho fazendo estragos irremediáveis. Outros 100 mil sacos jazem nos paióis da colônias, correndo a mesma sorte, por falta de comprador.
Com a finalidade de construir armazéns, os triticultores da região de Capinzal e Ouro formam consórcios independentes. No entanto, não foi possível, em tão pouco tempo, resolver o problema.
A falta de silo para o armazenamento do trigo e o prejuízo advindo de boa parte da safra foram determinantes para que o agricultor optasse por outro cultivo.
Obs: SETOR MADEIREIRO
ATENÇÃO - Deixe registrado o passado nas páginas de O TEMPO jornal de fato, o que poderá ser visto também na posteridade, para tanto, mande foto e as informações.
Aldo Azevedo / jornalista
Deixe seu comentário