FUTSAL FEMININO SUB-17 DE LACERDÓPOLIS É CAMPEÃO DO JESC MICRORREGIONAL |
Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos.
COMENTÁRIO SOBRE A SOCIEDADE
Informações verbais de antigos moradores de Rio Capinzal afirmam que o primeiro clube social no distrito foi a Sociedade Tabajara.
Esses mesmos “informantes históricos” nos revelaram que o primeiro time de futebol de campo do distrito recebeu o de Tabajara, possivelmente em homenagem à Sociedade Tabajara.
Tempo depois, surge o Salão Cine Rádio, cuja a finalidade era realizar bailes e apresentações de peças teatrais.
Anos depois, o empresário Leonardo Spadini colocaria em funcionamento o mais tradicional cinema na localidade, o Cine Farroupilha.
Spadini era um homem de extraordinária visão econômica e social, e, observando que a população não estava acostumada a ir ao cinema, “estabelece” que todas as quartas-feiras ninguém pagaria ingresso. Tal evento ficou conhecido com o “dia do pão-duro”. O tempo se encarregou de suprimir o “dia do pão-duro¨.
Além de salões de baile (onde também havia apresentações de peças de teatro) e sala para projeções de peças de teatro) e sala para projeção cinematográfica, havia as seguintes entidades filantrópicas: a Sociedade Corpo Coral, a Banda Musical e outras associações com diversos fins.
No ano de 1944, no dia 14 de julho, é fundado o Ateneu Clube, sociedade ligada à história do distrito e município de Capinzal. Exemplo disso foi a realização da sessão solene para a instalação do município de Capinzal.
A primeira diretoria desse clube ficou assim constituída: Dr. Arnaldo Favorito, presidente; Silvio Santos, vice-presidente; Antonio Fernando Sacco, primeiro secretário; Douglas Cruz, segundo secretário; Leonardo Spadini, primeiro tesoureiro; Narciso Gomes de Almeida, segundo tesoureiro; Júlio Diniz, orador; e Jorge Neves da Silva, cobrador.
Na Sociedade esportiva, surge o Arabutã Futebol Clube, fundado em 10 de novembro de 1944. A primeira diretoria ficou assim composta: Valdemar E. da Silva, presidente; Antônio Batista, vice-presidente; Douglas Cruz, primeiro-secretário; Benjamim Barison, segundo-secretário; Faustino Baretta, primeiro-tesoureiro; Carmine Zócolli, segundo-tesoureiro; Júlio Diniz, orador; João Cordeiro dos Santos, diretor técnico. Já o Conselho Fiscal ficou assim organizado: Luiz Baretta, Leonardo Spadini, Narciso Gomes de Almeida, Arnaldo Favorito e João Flores.
O Arabutã Futebol Clube disputou muitas partidas e, dentre elas, fica historiada a disputa ocorrida no dia 9 de novembro de 1946, quando enfrentou o Comercial de Joaçaba, que estava invicto se não fosse um empate contra um time brioso: Arabutã F. C. Os que assistiram a esse evento esportivo contam que o jogo foi emocionante com muitos gols, e o resultado desse confronto foi: Arabutã 6 (seis) x Comercial 6 (seis).
Os atletas do Arabutã naquela partida foram: Carlos, Nilo, Marcelinho, Tatu, Vitório, Cide, Epifânio, Chico, Amauri e Manoel.
Obs: Energia Hidroelétrica
ATENÇÃO - Deixe registrado o passado nas páginas de O TEMPO jornal de fato, o que poderá ser visto também na posteridade, para tanto, mande foto e as informações.
Aldo Azevedo / jornalista
Deixe seu comentário