ACIRP JOVEM PROMOVE JANTAR PALESTRA
TEMA DA CONFERÊNCIA ?GOVERNANÇA CORPORATIVA?
A Acirp Jovem através da Associação Empresarial do Baixo Vale do Rio do Peixe – Acirp promoveu jantar palestra com o tema “Governança Corporativa”, sexta-feira, 04 de novembro, às 19h30min no Restaurante Yonara, na cidade de Capinzal. O ministrante da palestra foi o conselheiro do Conselho de Família da Eliane Revestimentos Cerâmicos S.A., vice-presidente de Soluções Empresariais da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc, ex-presidente do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina e presidente do Conselho Superior do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina – Cejesc, André Gaidzinski.
O palestrante prendeu a atenção do público com a apresentação do tema Governança Corporativa e Familiar sobre as atividades de mais de 50 anos da Eliane Revestimentos Cerâmicos, quando contou a história do fundador da empresa, Maximiliano Gaidzinski até os dias de hoje com quinta geração.
A Governança Corporativa e Familiar na Eliane começou em 1995 com a associação da terceira geração que buscou informações de como criar uma estrutura familiar que pudesse separar questões familiares e também da empresa. Como hoje este modelo está instalado, ele é contínuo e paralelo.
O palestrante esclareceu o que fazer para poder separar questões de negócios com os problemas familiares. É de suma importância a consciência da família, no sentido de pensar a federalização do próprio negócio. A Eliane adotou um modelo de governança com estudos visando separar a questão de família e propriedade de gestão, inclusive, saber quais os familiares têm ou não condições de trabalhar na empresa, para tanto, se faz um perfil de cada e instruir sobre a missão, valores e visão da empresa. A meta é trabalhar em conjunto, sempre decidir num consenso, pois saber elevar a empresa familiar para família empresária é o melhor negócio.
A Eliane passou por certos problemas em determinados períodos, em relação ao próprio mercado externo, devido impasses com o setor cerâmico, dificuldades no mercado interno, portanto, buscando a solução foi possível trazer a empresa para a estratégia de Governança Corporativa em termos de fazer valer o sistema adotado e que visa cada vez mais o entendimento das pessoas envolvidas em todo o processo da atividade.
Segundo André, são 145 associações empresariais de abrangência da Facisc, totalizando 25 mil empresas em todo o sistema, com o modelo empreender multi-setoriais e com disponibilização de vários benefícios. “Quem tem empresa, inclusive, os jovens empreendedores, é de suma importância ser sócio das associações representativas e de seus núcleos, é a oportunidade de fazer amizade, relacionamento e excelentes negócios”, completou André.
Para a Eliane quando se empreende acaba contratando mais alguém e jamais é um alguém procurando emprego. Isto esclareceu, em virtude da presidente eleita ter prometido um ministério para a micro e pequena empresa. “Eu acho que criar novos cargos não é legal em lugar nenhum, principalmente, na política para acomodar as pessoas, pois este modelo já existe há praticamente 15 anos, porém, desejo boa sorte para ela, sendo que torcemos para não mexer nos impostos, busque soluções, corte os gastos, traga alternativas, principalmente, favoreça ao empreendedorismo. O empreendedor é a política mais correta que existe, pois quando você empreende, acaba contratando mais alguém”, finalizou André.
André palestrando sobre o tema Governança Corporativa.
Deixe seu comentário