Ligeirinho
Fique por dentro
ü O vereador Rafa apresentou abaixo assinado na Câmara Municipal, para que volte a ser mão dupla nos altos da Rua XV de Novembro, a partir do entroncamento com a Rua Antonio Zortéa Primo. Justificativa: Conforme o mencionado abaixo assinado, os moradores e usuários solicitam a mudança do sentido de direção, o que evitaria percorrer maior distância, pois o atual sistema viário causa transtornos, descontentamento e perda de tempo. Parabéns ao vereador capinzalense por servir de porta-voz dos cidadãos, no sentido de fazer melhor fluir o livre trânsito.
ü No quinto aniversário da Farmácia Med Farma do município de Zortéa, com programação alusiva realizada na última semana, foi coroado de êxito o passeio ciclístico, sábado, 6 de novembro. No evento participaram zorteenses e capinzalenses, sendo os capinzalenses da localidade de Vista Alegre. O limite de ambos os municípios em termos de povoado é bem próximo, sendo separada a sede da localidade apenas pelo riacho e ponte. Vista Alegre pela pouca longa distância do centro de Capinzal deveria pertencer para Zortéa, devido sua localização e também por causa de outros benefícios que poderia obter.
ü Estivemos percorrendo a rodoviária municipal e a Praça Pedro Lelis dos Santos Rocha, domingo, 07 de novembro, quando constatamos o que nos informaram alguns cidadãos, a sujeira e mau cheiro do local, ainda salas vazias que poderiam estar funcionando ali o Procon, Conselho Tutelar, Junta Militar e a Secretaria de Agricultura. Certo dia da semana foi observado duas senhoras que não são funcionárias públicas, varrendo e limpando calçadas e paredes, também tirando a sujeira dos vidros, o que deu um melhor visual ao local. É um desperdício com o mencionado imóvel, o qual foi construído por Apolonio Spadini (1975), depois ampliado e reformado pelos prefeitos que lhe sucederam. Os banheiros proliferam mau cheiro, pisos imundos, lixeiras vazias e lixo espalhado, rua que circula a área é de chão batido (porém, tem entrada e não saída), brinquedos da pracinha enferrujados, caixa acústica com pouca serventia. O que salva a rodoviária é o Ponto 205 e as empresas Reunidas e Manfredi. A praça de dia poderia servir como área de estacionamento e à noite para alguma programação aberta ao público.
ü Em boa parte dos concursos seletivos é exigido à teoria e deixam de fazer valer a prática. A decoreba não quer dizer que o avaliado é um bom profissional, devem sim, saber conciliar teoria e prática, no sentido de evitar injustiça. É importante no concurso seletivo que todos tenham os mesmos direitos, inclusive, é primordial dizer um basta ao favorecimento dos filiados de siglas partidárias, caso estes tenham algum privilégio.
ü As campanhas alertam para o malefício que pode ser uma sacola plástica no meio ambiente, porém, essa embalagem não faz mal a ninguém, e sim as pessoas irresponsáveis que não sabem reutilizá-la e nem dar um destino correto. Um exemplo são inúmeros jovens que frequentam semanalmente as mediações da área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito, em Capinzal, em frente do educandário, onde produzem lixo de várias naturezas (vasilhames de refrigerante – água mineral - bebidas alcoólicas – até preservativos) e mesmo tendo uma enorme lixeira diante dos olhos, preferem atirar na rua, no acostamento e até em direção da rede ferroviária. É gente estudada, porém, não estão aí com a preservação do meio ambiente.
ü O chafariz da Praça Pedro Lelis dos Santos da Rocha foi desmanchado, sendo uma atração que deixou de existir. Já a gruta da Escola do Mater Dolorum teve de parar com a circulação de água, no sentido de evitar a proliferação do mosquito da dengue. Se existe o produto de combate a dengue, não justifica provocar pânico na sociedade, inclusive, se realizar uma ação preventiva não teremos problemas futuros. Um lembrete: As seringas voadoras estão atacando o interior e cidade, portanto, é bom combater o mosquito borrachudo, antes de nova temporada de chuvas.
ü Na última semana informamos que crianças e adolescentes do Loteamento São Luis tinham apenas um local para praticar atividade física, em terreno baldio, onde jogavam futebol. Infelizmente, foi colocada uma placa de Área Verde, proibindo utilizar o espaço para qualquer atividade, ainda pedindo a ajuda na preservação do local e assim induziu: “Colabore com o meio ambiente – denuncie os infratores”. Os jovens querem apenas seu direito de lazer e entretenimento, os quais não podem ser considerados infratores. Teve alguém que enterrou caco de vidro, com a intenção de machucar e que deixassem de jogar bola no campinho. O mencionado loteamento não tem campo de futebol e nem ginásio de esportes, exceto o da Apae, que apesar desta entidade beneficente estar na comunidade não sedem o ginásio.
ü O cemitério municipal de Capinzal recebeu uma limpeza geral para o dia de finados, inclusive, o pessoal fez elogios pelos serviços prestados. É preciso melhorar o acesso até o cemitério, tanto da rua principal (José Zortéa) e a rua de cima (Wanda Mayer), pois uma é de calçamento que mais parece um minhocão, cheia de ondulação e a outra é de asfalto deteriorado. É necessário realizar um trabalho de contensão da enxurrada que desce da Rua Wanda Mayer para dentro do cemitério, o que evitaria estragar túmulos e capelas.
ü Capinzalenses estiveram em São Paulo assistindo a Fórmula 1 e para poder presenciar a corrida do GP em Interlagos, desembarcaram do ônibus e tiveram de caminhar três quadras com extensão de mais de um quilômetro cada. Em Capinzal, toda a minúscula área comercial não dá dez por cento de uma das quadras próximas de Interlagos, levando em conta sermos uma pequena cidade do interior que se quer é um pólo comercial. Apesar de sobrar vagas estão criando o famoso estacionamento rotativo que não soluciona o problema de circulação de veículos, e sim, serve para arrecadar recursos, onde os principais lesados serão aqueles sem garagem nas residências e apartamentos, pois a cada duas horas terão de sair do trabalho para fazer o rodízio do carro ou moto, caso contrário serão multados e terão o veículo guinchado.
ü Está de parabéns o Ipiranga por conseguir o seu próprio campo, construído em parceria Prefeitura e comunidade do Loteamento João Evangelista Parizzotto. O que ficou a desejar foi à construção das cabines para a transmissão dos jogos através das emissoras de rádios, edificação de dois pisos que tirou a pouca visibilidade de tinha a torcida. Em primeiro lugar estão os torcedores que estão aos arredores do campo, depois os radiouvintes, portanto, é bom e necessário rever o local da edificação das cabines.
ü Está fazendo aniversário um monte terra e três barrotes de diversas tábuas pregadas uma na outra, atiradas entre a via férrea e a Rua Ernesto Hachmann, nas mediações da Área de Lazer. Seria uma boa um olheiro da Prefeitura acompanhar as pequenas coisas que precisam de uma solução, pois desta maneira se antecipariam aos problemas. Muita coisa não seria necessário o povo pedir uma ação, basta usar do bom senso e jamais dificultar algo simples de ser feito.
ü O povo brasileiro se contenta com muito pouco, pois faltaram propostas de trabalho e sobraram ataques pessoais na propaganda eleitoral para a presidência da república federativa do Brasil. Ganhou a maior mentira e perdeu o cidadão por falta de um plano de trabalho verdadeiro. Um exemplo, o custo de vida do Brasil é elevado demais, pois o cidadão só falta pagar imposto para respirar, e ainda tem gente que insiste que a coisa está boa. É um assalto o preço dos combustíveis, inclusive, não justifica a existência de carro biocombustível, o total flex há muito tempo passou a usar apenas gasolina, pois o álcool é uma raridade.
ü O município de Capinzal ganha mais uma opção, desta vez, espaço para a realização de reuniões, palestras, treinamentos, palestras, capacitações, festas de aniversários, casamento e cursos. Sala disponível com banheiros, cozinha completa, churrasqueira, serviços de coffee break, almoço ou jantar mais serviços de decoração. Conta ainda com uma sala de apoio com 12 m², independente da outra sala, com mesa e cadeiras que pode ser usada para a preparação de material didático. O espaço tem capacidade para 46 pessoas e nele, disponibilizam cadeiras, mesas, tela de projeção, projetor multimídia, sonorização (uma caixa de som com um microfone com fio), microcomputador com CD, Microsystem, DVD, quadro branco e jogo de canetas e Flip chart. Situada na Rua Lourenço Côas Netto, 140, Bairro Santa Fé – Próximo à empresa BRF (Brasil Foodes), a Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e ao SENAI, município de Capinzal. Contatos: Fones: (49) 3555-4978 ou 88144449.
ü O vereador Bruxo tem motivo suficiente para sorrir na corrente semana, pois na terça-feira, 09 de novembro nasceu sua filha no Hospital Nossa Senhora das Dores, em Capinzal, a princesinha Luiza. Parabéns Bruxo por constituir uma família e por sua participação na vida social e política do Município.
ü Recentemente, fizemos uma enquete no site de O TEMPO – um jornal de fato, assim descrito: O que você acha do atendimento do SUS - Sistema Único de Saúde? Resposta: Ótimo? 0%, Bom? 0%, Satisfatório? 3%, Regular? 10% e Péssimo? 86%. Como não é a nossa intenção colocar um contra o outro, principalmente, do segmento político, estamos sugerindo que você amigo internauta eleja uma prioridade para Capinzal, também através do site de O TEMPO, para tanto, são várias as opções para o progresso do Município. Contribua, faça a sua parte, solicite ações, serviços e benfeitorias.
Deixe seu comentário