Restaurante Riquetti é Homenageado com Moção de Aplauso pelos 48 Anos de História em Capinzal |
ÁFRICA, VELHA MATRIZ:
A VALE É SAMBA...É RAÇA...É RAIZ !
Para enaltecer os seus trinta anos de fundação, que serão comemorados no próximo ano, a escola de samba Vale Samba vai apresentar o enredo África, Velha Matriz: A Vale é Samba...É Raça...É Raiz !, Cujo objetivo é reverenciar a contribuição africana à cultura brasileira, em especial ao samba e ao carnaval.
O Carnaval tem sempre exaltado as tradições afro-brasileiras com sua religiosidade e os diversos tipos de colaboração e influência em nossa cultura. Ritos, costumes e tradições da Mãe-África foram assimilados pela cultura brasileira e hoje fazem parte de nosso dia-a-dia, e muitas vezes sem percebermos. A Escola de Samba Vale Samba, ao longo da sua história, porém, não teve ainda a oportunidade de exaltar o negro e, por extensão, a contribuição cultural africana nos seus enredos. Por isso, na comemoração dos seus trinta anos a escola volta à raiz dessa cultura, e presta um tributo à velha matriz: a África.
O enredo, cuja sinopse em breve estará sendo divulgada, dará ênfase para a África, o povo, a sua cultura, a suas crenças, os seus costumes e a sua esplêndida natureza; à Bahia, o primeiro Estado a receber os negros escravos trazidos da África para o Brasil; o Rio de Janeiro, berço e lar de uma das mais importantes manifestações culturais surgidas a partir da cultura negra: o samba, e deste, por sua vez, o carnaval, que chegou até Joaçaba, e aqui encontrou na Vale Samba mais um fértil terreno para se expandir
Para o carnavalesco Jorge Zamoner ?será uma oportunidade da escola fazer um agradecimento ao rico legado deixado no Brasil pelos povos africanos, das mais diferentes etnias, através das manifestações culturais, sociais e religiosas, até hoje ainda cultuadas pelos afro-descendentes. A nossa escola, que sempre trabalhou com alguns elementos da cultura afro, não tinha tido, até aqui, a oportunidade de projetar, mais acentuadamente, a importância da contribuição negra ao nosso carnaval, por isso, no momento dessa importante comemoração, que são os trinta anos, resolvemos retornar à raiz da matriz do samba e do carnaval: a África?.
Segundo o Diretor Cultural da Vale Samba, jornalista João Paulo Dantas, um dos autores do enredo, ?a escola pretende apresentar um dos mais expressivos espetáculos da sua história, com destaque para criatividade, inovação e tecnologia, sem contar que haverá um aumento expressivo no número de desfilantes?.
No próximo dia 8, a partir das 20 h., no Spaço Vale Samba, a escola faz o lançamento oficial de seu samba de enredo, com várias outras atrações artísticas, entre as quais um show especial com o grupo paulista SN, do qual faz parte Kako SP, um dos intérpretes da Vale Samba.
Para o lançamento do samba de enredo 2009, estarão presentes todos os intérpretes e músicos da escola, um grupo formado por dez profissionais, que são oriundos do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. No evento também será lançada a camiseta oficial do enredo e o lançamento da Revista Vale Samba, uma publicação que será trimestral, e que tem por objetivo projetar ainda mais a escola de samba.
Segundo o jornalista João Paulo Dantas, editor-chefe da revista ?trata-se de uma publicação cuidadosamente elaborada, gráfica e editorialmente, e que tem um conteúdo jornalístico de alto nível. E a revista que será, sem dúvida, uma ferramenta de marketing e comunicação da escola, será importante também no contexto geral da promoção do nosso carnaval, já que ela não ficará restrita apenas aos assuntos da escola, uma vez que haverá espaços para se destacar acontecimentos das demais escolas participantes do carnaval. Mas, é evidente, que a Vale Samba é o foco principal, e não poderia ser diferente?, frisa o Diretor Cultural da Vale Samba.
VALE SAMBA SHOW
Outra atração da festa de lançamento do samba-enredo será o espetáculo Vale Samba Show, um compacto de atrações, formado por passistas, destaques, baianas e ritimistas da Bateria Show, que também estréia nova fantasia. Todos os intérpretes e músicos da escola estarão presentes na festa, já que eles colocarão vozes no samba aqui mesmo em Joaçaba, um dia antes do lançamento. Toda a base instrumental do samba foi antecipadamente preparada em São Paulo e no Rio Grande do Sul e finalização, com vozes, mixagem e masterização serão feitas em estúdio local.
Para o Presidente da escola, Carlos Alberto de Pelegrin, ?essa foi a melhor fórmula que encontrada para unir o útil ao agradável, e ainda fazermos uma pequena economia. Como se sabe, o deslocamento de toda a equipe de músicos e interpretes, que são em dez, para a gravação do samba em São Paulo tem um custo expressivo, então optamos em trazer os intérpretes para Joaçaba. Assim, além de todos participarem da finalização do samba, ainda podem abrilhantar ainda mais a festa de lançamento, e juntos já prepararmos o espírito vencedor para o carnaval do ano que vem?.
A festa de lançamento do samba contará com uma excelente infraestrutura , já que o Spaço Vale Samba, a partir do próximo mês ganha novas melhorias, com adequação de espaços para os ensaios da bateria, que começam na segundo semestre de novembro, segundo o Diretor de Bateria, Vilmar Bittencourt. ?Logo após o lançamento oficial do samba, o nosso mestre, César Farias, já começa os ensaios da bateria e a partir de então a quadra será aberta ao público, a exemplo do que já aconteceu no ano passado. Esse ano, o local de ensaio da Bateria está remodelado, com uma excelente reestruturação que agradará a todos, e além dos ensaios, nas sextas-feiras continuarão as noites de pagode e samba, como vem ocorrendo já há algum tempo no Spaço Vale Samba?, frisa Indinho.
Deixe seu comentário