logo RCN

AGRICULTORES TÊM OPÇÃO MAIS BARATA PARA PRODUÇÃO DE LEITE EM PIRATUBA

TÉCNICA DE SILAGEM COM CANA-DE-AÇÚCAR FOI APRESENTADA AOS AGRICULTORES

 

 
Uma técnica para economizar na produção e ter mais lucro foi apresentada aos agricultores de Piratuba pela Secretaria de Agricultura e Epagri, na terça-feira, dia 9, na comunidade de Alto Picadão. Uma “Tarde de Campo” foi realizada para mostrar uma nova forma para armazenar alimentos para o gado de leite, com a silagem de cana-de-açúcar.
Em Piratuba, 80% das famílias do meio rural têm como principal fonte de renda a bovinocultura de leite. A mais tradicional técnica para armazenar alimentos é a silagem (pasto moído, compactado e armazenado) de milho. No Oeste catarinense o sistema de silagem com cana-de-açúcar ainda é novidade. Na região da AMAUC (Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense), Piratuba é o terceiro município a conhecer. “O sistema de silagem é o mesmo que o que é feito com o milho, porém com cana se torna muito mais barato”, explica o engenheiro Agrônomo da Epagri, Zemiro Massotti, que palestrou pra os agricultores.
A diferença entre os alimentos é que o milho precisa ser plantado anualmente enquanto a cana rebrota e o canavial é renovado de cinco em cinco anos. “Além disso, a cana rende mais. Um hectare de milho plantado rende cerca de 40 toneladas de silagem. Já um hectare de cana ultrapassa 100 toneladas de silagem”, enfatiza. Massotti também comenta que a cana não apresenta a mesma qualidade de proteína que o milho, mas misturada com produtos adequados se torna nutriente e ainda assim é uma opção mais barata.
Na “Tarde de Campo”, os agricultores participantes receberam as informações e observaram na prática como proceder para fazer a silagem de cana. “A técnica é boa, eu tenho cana e vou tentar implantar o sistema na minha propriedade”, afirma Claudemir Pilger, que é agricultor e trabalha com gado de leite. “Gostei da iniciativa, é bom saber que existem novidades que podem nos auxiliar, acho que vai funcionar”, completa Pilger.
A apresentação da técnica foi realizada sem custos para os agricultores. “Nossa intenção é apoiar os agricultores, tudo que for beneficiar as famílias do campo e estiver ao nosso alcance, vamos disponibilizar. Essa silagem de cana é uma opção mais barata e pode beneficiar os produtores, reduzindo custos e aumentando lucros, por isso trouxemos para eles”, explica o secretário de Agricultura de Piratuba, Ivo Weber.
 
ALESC Anterior

ALESC

ACIOC REALIZA PLENÁRIA NO DIA 18 Próximo

ACIOC REALIZA PLENÁRIA NO DIA 18

Deixe seu comentário