logo RCN

Campos Novos: maior produtor de bovinos

Campos Novos: maior produtor de bovinos para abate na entressafra

Jair Noriler ? Médico Veterinário e Produtor Rural

 

O município de Campos Novos, além de ser o maior produtor de grãos no Estado de Santa Catarina, é também, o maior produtor de bovinos para abate no período da entressafra, justamente no final do inverno quando há déficit de bovinos para abate no estado.

Somente nos meses agosto, setembro e outubro foram enviados para abate 5.166 bovinos, conforme registros da Cidasc. Os principais destinos dos animais foram frigoríficos de São João do Itaperiú, Timbó, Rio do Sul, Porto Belo e São José.

Todos os anos saem de Campos Novos em torno de 8.000 bovinos o que representa uma receita aproximada de 10 milhões de reais que é injetada na economia do município. O importante é que essa receita fica quase toda no município já que a pecuária, ao contrário da agricultura, compra poucos insumos de fora.

A pecuária viveu seis anos de crise, com preços deprimidos e desalento no setor, mas neste ano os preços reagiram e o produtor voltou a acreditar na atividade, buscando diversificar a renda e também explorar os benefícios da integração lavoura-pecuária.

Há indicativos das principais consultorias de pecuária, que os próximos cinco anos serão bons preços para a pecuária.. Para 2009 esperam-se preços ainda melhores já que as exportações vêm crescendo e há escassez de gado em todo o país. Essa escassez é decorrente do abate indiscriminado de matrizes nos últimos anos e também da limitação imposta por leis ambientais aos produtores da região amazônica.  O rigor sanitário de Santa Catarina também tem contribuído para melhorar os preços, já que não existe mais a concorrência de bovinos que entravam clandestinamente de outros estados.

O único ponto negativo é que os bovinos de Campos Novos não tem obtido bons resultados no Programa do Novilho Precoce em termos de peso de carcaça e rendimento de carne. Isso é conseqüência dos baixos investimentos em genética nos últimos anos em função da crise. A utilização de touros registrados e avaliados ou de inseminação artificial é que possibilita melhorar o rebanho  em poucos tempo .É importante que o pecuarista invista logo nisso, pois quando os frigoríficos passarem a comprar bois somente por rendimento de carcaça, como e feito em todo o país, aqueles que não melhorarem não irão lucrar.

 

 

Anterior

Artes marciais

Próximo

Restaurante Água na Boca

Deixe seu comentário