logo RCN

CAMPOS NOVOS SEDIOU ENCONTRO ESTADUAL SOBRE APICULTURA

APICULTURA

O encontro reuniu cerca de 80 lideranças do setor apícola catarinense e ocorreu no sábado (14), no Centro de Treinamentos da Epagri (Cetrecampos), com presença do presidente da empresa, Luis Hessmann, e do secretário-executivo do Programa Microbacias 2, Athos de Almeida Lopes, entre outras lideranças e autoridades do setor. Durante a reunião foi discutida a proposta de planejamento da pesquisa e extensão apícola em Santa Catarina.

Entre os participantes estavam presidentes e representantes das associações de apicultores de todas as regiões, técnicos da Epagri e do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Uma das novidades do encontro foi o anúncio de que o projeto de pesquisa e extensão apícola, elaborado pelo Governo do Estado, através da Epagri, será financiado pela Fapesc. A proposta traz a realização de pesquisas em genética de abelhas, identidade do mel catarinense e sanidade apícola.

Santa Catarina é o Estado pioneiro na exportação de mel e tem como principais compradores a Alemanha e os Estados Unidos. A apicultura está presente em mais de 30 mil propriedades rurais catarinenses, com aproximadamente 300 mil colmeias e uma produção estimada de seis mil toneladas de mel por ano. O setor movimentou em 2008 mais de R$ 24 milhões de reais.

O presidente da Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina, Nésio Fernandes de Medeiros, ressalta que entre as prioridades do encontro estavam a busca de parcerias com os órgãos governamentais como Epagri, Sebrae e Ministério do Desenvolvimento Agrário. Segundo ele, com a viabilização desse projeto do Governo do Estado será possível atender as exigências do mercado internacional no que se refere ao manejo, rastreabilidade e às boas práticas de produção.

 

 

 

Anterior

ESPAÇO VIP PERDIGÃO APRESENTA EXPOSIÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁGUA

Próximo

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE IPIRA REÚNE 300 PAIS EM ASSEMBLEIA AMPLIADA

Deixe seu comentário