Celebration ABAG: 15 Anos de Solidariedade, Emoção e Conexão Humana |
CAMPOS NOVOS SEDIOU ENCONTRO ESTADUAL SOBRE APICULTURA
APICULTURA
O encontro reuniu cerca de 80 lideranças do setor apícola catarinense e ocorreu no sábado (14), no Centro de Treinamentos da Epagri (Cetrecampos), com presença do presidente da empresa, Luis Hessmann, e do secretário-executivo do Programa Microbacias 2, Athos de Almeida Lopes, entre outras lideranças e autoridades do setor. Durante a reunião foi discutida a proposta de planejamento da pesquisa e extensão apícola
Entre os participantes estavam presidentes e representantes das associações de apicultores de todas as regiões, técnicos da Epagri e do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Uma das novidades do encontro foi o anúncio de que o projeto de pesquisa e extensão apícola, elaborado pelo Governo do Estado, através da Epagri, será financiado pela Fapesc. A proposta traz a realização de pesquisas em genética de abelhas, identidade do mel catarinense e sanidade apícola.
Santa Catarina é o Estado pioneiro na exportação de mel e tem como principais compradores a Alemanha e os Estados Unidos. A apicultura está presente em mais de 30 mil propriedades rurais catarinenses, com aproximadamente 300 mil colmeias e uma produção estimada de seis mil toneladas de mel por ano. O setor movimentou em 2008 mais de R$ 24 milhões de reais.
O presidente da Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina, Nésio Fernandes de Medeiros, ressalta que entre as prioridades do encontro estavam a busca de parcerias com os órgãos governamentais como Epagri, Sebrae e Ministério do Desenvolvimento Agrário. Segundo ele, com a viabilização desse projeto do Governo do Estado será possível atender as exigências do mercado internacional no que se refere ao manejo, rastreabilidade e às boas práticas de produção.
Deixe seu comentário