logo RCN

Cancelada assembléia para criação de novo sindicato

Chapecó (30/6/2011)

       Qualificado parecer jurídico desconsiderou a necessidade de criação do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro de Chapecó. Foi sugerido alteração estatutária do Sindicato dos Trabalhadores em Turismo, Hospitalidade, Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Chapecó, com resgate da denominação anterior.
       Baseado nas oportunas argumentações, o presidente do Sintratuh Levi Pereira Santos e diretoria, decidiram cancelar a assembléia de criação de novo sindicato. O ato deveria ser realizado nesta sexta-feira, 1º de julho. A mudança nos estatutos permitirá a incorporação, em entidade única, dos empregados no comércio hoteleiro com trabalhadores em turismo e hospitalidade.
Com estas adulterações ficará oficializará a denominação da entidade como Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Chapecó. A sigla Sintratuh deverá permanecer a mesma. A base territorial também não sofrerá qualquer alteração. O sindicato representa cerca de 4.000 trabalhadores que atuam em aproximadamente 50 profissões, nos 62 municípios que integram a área e abrangência da instituição.
        Pereira Santos explica que o projeto “fica ainda mais solidificado” e garante solidez às categorias do antigo 5º Grupo da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio). O desdobramento abrange e unifica a organização com a segurança necessária. Mostra que o sindicato ficou mais fortalecido com essa nominação de “Hotelaria” e legitima a representatividade das outras profissões do setor.
        Extra - Os trabalhadores que cumprem tarefas extras (garçons, copeiras, cozinheiras) “estão descontentes”, admite o dirigente, “por que estão desprotegidos”. Santos explica que não existe garantia de direitos a estes autônomos já que cumprem tarefas eventuais. “O sindicato não representa estes trabalhadores e nada podemos fazer”, argumenta. Mesmo assim, o sindicalista se dispôs a auxiliar na organização desse grupo em associação, “para que eles tenham quem os defenda em valores de eventos, festas, bailes e coquetéis”.
- - - - -
Foto: Santos destaca fortalecimento e legitimidade da categoria
- - - - -
Assessoria de Imprensa Sintratuh
 

Gestão empresarial sustentável: Anterior

Gestão empresarial sustentável:

A utopia na política Próximo

A utopia na política

Deixe seu comentário