FUTSAL FEMININO SUB-17 DE LACERDÓPOLIS É CAMPEÃO DO JESC MICRORREGIONAL |
CAPITAL DO TIROL BRASILEIRO CELEBRA 90 ANOS DE IMIGRAÇÃO AUSTRÍACA

Data comemorada nesta sexta-feira, remonta o protagonismo de um Ministro visionário, que com inspiração, suor e trabalho, fundou Treze Tílias na década de 1930.
Por: Imprensa Oficial Treze Tílias
Eram tempos difíceis na região do Tirol, na Áustria e em meio à uma grave crise econômica que assolava a Europa no período entre-guerras, uma ousada inspiração tocou coração de uma importante autoridade austríaca.
O ímpeto de construir um novo Tirol na América Latina, passou a fazer parte do imaginário do então ministro da Agricultura da Áustria, Andreas Thaler.
A nova terra escolhida após conhecer diversos espaços geográficos, foi em uma região de solo fértil, de clima e condições favoráveis para a agricultura, no interior de Santa Catarina.
Após uma duradoura viagem de navio e uma longa jornada a bordo de um trem pelos confins do Vale do Contestado, o grupo desembarcou na Barra do São Bento e com grande esforço chegou até o lugar onde se localiza atualmente a cidade de Treze Tílias.
O primeiro grupo de imigrantes que compreendia 82 famílias, chegou à região em 13 de outubro de 1933, marcando um momento histórico na literatura brasileira.
A colônia recém criada, recebeu o nome de Dreizehnlinden (Treze Tílias), em homenagem ao poeta Wilhelm Weber, que enaltecia uma árvore em especial nas obras que escrevia. Considerada uma árvore de grande beleza, a tília é muito comum na Áustria e que se adaptou perfeitamente bem às condições climáticas do município.
Ao custo de muito trabalho, suor, lágrimas e esforço coletivo, a comunidade prosperou, com a chegada de novas levas de imigrantes, entre 1933 e 1937, vindos em sua maioria dos estados do Tirol, Vorarlberg e Alta Áustria (Oberösterreich).
A colônia recebeu também pessoas de outros estados da Áustria e ainda austríacos do Tirol do Sul (Südtirol), região que pertenceu a Áustria entre 1363 e 1918 e que após a 1º Guerra Mundial foi anexada ao território italiano.
Ao longo dos anos, a colônia avançou economicamente, recebendo as primeiras indústrias na década de 1960, tornando-se município em 26 de 1963, após a emancipação político-administrativa.
A cultura sempre foi um ponto de destaque na colonização, inspirando a fundação da Banda dos Tiroleses ainda no primeiro navio de imigração. A arte da escultura e o canto, marcaram presença logo no primeiro natal na nova pátria. Com o passar dos anos, novos grupos foram se formando com o objetivo de preservar a identidade de Treze Tílias, reconhecida nacionalmente na atualidade como “O Tirol Brasileiro”.
Deixe seu comentário