logo RCN

CDL/Sebrae

Realizam com sucesso total o Empretec 2008

      A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Capinzal, Ouro e Lacerdópolis juntamente com o Sebrae e as Nações Unidas realizaram do dia 11 a 19 de outubro na Escola da Fé, o EMPRETEC/2008. Foi um sucesso total, buscando o desenvolvimento do potencial empreendedor, através de entrevistas, oficinas e principalmente, vivências estimulando as mudanças no comportamento pessoal que refletirão no campo empresarial.

Muitos empresários deixam de lado o sonho de incrementar seus negócios ou nem começam um negócio próprio, pois não acreditam ter talento ou habilidade suficiente para o sucesso. O que essas pessoas não sabem é que as características de um empreendedor já estão dentro de todos nós. Só precisam ser reconhecidas e desenvolvidas. Foram estas as razões que fizeram com que os 26 empresários ou futuros empresários enfrentassem este desafio.

Segundo o coordenador de cursos e aperfeiçoamento da CDL Capinzal, Ouro e Lacerdópolis, Diocelir Zanini, o empresário precisa estar em constante interação com o cliente, com planos formais de negócios, pró-atividade e oportunismo. Para ele, as metas pessoais do empreendedor colaboram para o sucesso do negócio.

Percebe-se que não restam mais dúvidas de que o cenário mercado-lógico atual vem exigindo que estratégias criativas sejam desenvolvidas constantemente, como forma de diferenciação. Diferenciação é a palavra da moda, mas não um modismo, e permite que as empresas mantenham sua participação de mercado, ou até mesmo conquistem novos espaços.

Mas, para o desenvolvimento de estratégias criativas é fundamental que as empresas disponham de profissionais com características empreendedoras e ambientes apropriados para essa prática. Além disso, a visão deve ir além do desenvolvimento de estratégias de produtos ou serviços, de preço, de ponto-de-venda ou comunicação. Todas essas ações são importantes, mas só terão efeito se atenderem às reais necessidades do público-alvo da empresa.

É fundamental que o profissional envolvido no desenvolvimento de estratégias mercadológicas conheça a necessidade das pessoas com as quais a empresa se relaciona, sejam clientes, pacientes, formadores de opinião, acionistas, intermediários, fornecedores e principalmente que estabeleçam metas e planos de ação.

Para conhecer é necessário se aproximar, estar aberto a aprender com todos os envolvidos e ter a capacidade de se associar, buscando soluções conjuntas. Aliado a esse perfil, a empresa deve estar disposta a inovar, e isso, significa correr risco, uma palavra proibida, concordamos. Mas sua falta tem provocado atrofia estratégica e fragilidade em relação aos concorrentes.

Segundo a Presidente da CDL, Srta Juliana Michelotto, o conformismo, o medo de correr risco e do fracasso são \"doenças\" que contaminaram o ambiente organizacional nos últimos anos e vêm impedindo que a empresa se diferencie por meio de estratégias inovadoras e criativas. A empresa que não cuidar rapidamente desse mal corre o risco sim, de não sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

As ações desenvolvidas geram novos inputs (entradas e saídas) ao sistema organizacional e o ciclo do empreendedor tem seu reinício, tornando-se um movimento cíclico. A cada volta, a empresa aprende mais, cria mais e satisfaz melhor o cliente, tornando-o fiel a sua marca, pois entende que essa está comprometida com sua vida, com suas necessidades.

Diante disso, a CDL busca cada vez mais abrir seu leque de informações possibilitando aos seus associados a oportunidade de aperfeiçoamento contínuo, foram 26 pessoas que venceram o EMPRETEC 2008. Parabéns a todos por mais esta conquista, que com certeza, refletirá positivamente em todos os empreendimentos que fizerem. Com certeza o Empretec foi uma porta de entrada para novas idéias, uma forma real de mudança de paradigmas, pensamentos, formas e produtos que aos poucos vão sendo moldados conforme a necessidade de seus  clientes e atendendo ainda mais o mercado.

 

Anterior

Belisário Pena

Próximo

Restaurante do Noel

Deixe seu comentário