CELSO RAMOS TEM ÁGUA MINERAL TERMAL
Poço de 915 metros
A manhã desta segunda feira, dia 13 de julho, foi um momento histórico para o município de Celso Ramos e vai ficar na memória das pessoas que presenciaram o primeiro jato de água mineral termal saído do poço artesiano de 915 metros de profundidade que atingiu o Aqüífero Guarani.
O prefeito José Alciomar de Matia, seu vice Ildo Pelozato, o vereador Anildo Grassi, o engenheiro Agrônomo Renato Maciel estavam no local observando as atividades de limpeza do poço pela equipe responsável pela execução da obra quando foram surpreendidos pelo jato de água que alcançou mais de 40 metros de altura, “tivemos a honra de tomar o primeiro banho com a água mineral de Celso Ramos”; brincou o prefeito Alciomar.
O poço artesiano profundo foi perfurado através de recursos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e da Prefeitura de Celso Ramos e teve um custo de mais de R$ 1,3 milhão e, da sua profundidade total de 915 metros, 845 são de rocha basáltica e 70 de Arenito Botucatu. Segundo os funcionários da empresa que realizou a obra, a temperatura média da água é de 35o Celsius mas provavelmente análises mais precisas indicarão uma temperatura maior, pois esta temperatura foi medida na superfície, após a água ter entrado em contato com a extensa camada de rocha fria.
Segundo o Sr. Renato, de acordo com observação e com informações dos funcionários da empresa, a água mineral é de excelente qualidade, de aspecto cristalino e sem odores, “o procedimento agora é executar as análises laboratoriais que irão indicar com maior precisão as características da água mineral de Celso Ramos”.
O poço artesiano profundo está localizado numa área adquirida pela Prefeitura de Celso Ramos e que está destinada à instalação de uma grande indústria de produtos alimentícios. O diferencial desta indústria, segundo o vice prefeito Ildo Pelozato é a produção dos chamados Alimentos Funcionais, que por definição básica, são alimentos que além de nutrir possuem alguma característica medicinal. Ildo afirma que a administração tem apoiado a instalação da empresa devido aos benefícios que, segundo os empresários, ela irá trazer ao município, principalmente aos agricultores de Celso Ramos e região. “Vemos este projeto de produção dos alimentos funcionais em Celso Ramos como uma possibilidade de aumento na produção e melhorias na comercialização dos produtos de nossos agricultores, e nesse sentido não medimos esforços para darmos o nosso total apoio” explica Ildo.
Agora a Administração de Celso Ramos e a empresa estão nas tratativas burocráticas para viabilizar a concessão do uso do terreno da Área Industrial Municipal localizado próximo ao poço artesiano e que servirá para a instalação da indústria. A previsão é de que na próxima semana isto estará concluído.
Deixe seu comentário