logo RCN

Cidadania

Mutirão da documentação em Herval d?Oeste

      O Mutirão da Documentação foi realizado na Escola Municipal Professor Alcino Fernandes, em Sede Belém, atendendo moradores de inúmeras comunidades e de alguns bairros do centro da cidade. Todos tiveram no último domingo, 14, a oportunidade de fazer a primeira via do CPF e da Carteira de Trabalho e a primeira via e renovação da Carteira de Identidade. Este foi o décimo mutirão programado para o Território da Cidadania Meio Oeste do Contestado, que abrange 29 municípios que fazem parte das regiões da Ammoc (Joaçaba) e Amai (Xanxerê).

Na região da Ammoc foram beneficiados os municípios de Ouro e Capinzal, Erval Velho e Herval d? Oeste. Em Santa Catarina, os mutirões de documentação são uma iniciativa da Delegacia Federal do MDA/SC e da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/SC) que têm como parceiros o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Secretaria de Segurança Pública, a Caixa Econômica Federal, a Delegacia Regional do Trabalho, as prefeituras locais e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri/SC).

Segundo André Dutra, analista de Desenvolvimento Agrário da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Santa Catarina, nas dez edições dos mutirões foram emitidos mais de cinco mil documentos, uma média de 500 atendimentos por mutirão. A maior procura é pela renovação da Carteira de Identidade, e um fato que chamou a atenção é o grande número de crianças fazendo os documentos.

Segundo Marize Coletti, representante da Ammoc junto ao Território da Cidadania, o objetivo do programa é garantir o acesso gratuito aos documentos de Identidades, CPF, Carteira de Trabalho aos trabalhadores rurais e suas famílias. ?Sem documentos básicos, o trabalhador não pode abrir uma conta bancária, ter acesso ao microcrédito, à Bolsa Família, aos programas de reforma agrária e de fortalecimento da agricultura familiar (Pronaf) e nem mesmo matricular o filho na escola?.

Anterior

COOPERAVISU

Próximo

SINDICADEZAL

Deixe seu comentário