logo RCN

Curso de Design

Projeta sacola ecológica para São Miguel do Oeste

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Unoesc

 

As acadêmicas do Curso de Design da Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste, Ione Funes e Fabiana Toniolli, em parceria com a Associação dos Supermercadistas ? Acats, realizaram, na semana última, no auditório do Edifício Andrômeda, o lançamento da Sacola Ecológica. O projeto, desenvolvido por estudantes do 4º período do curso, tem como objetivo contribuir com as campanhas ambientais e, principalmente, com a conscientização da comunidade de São Miguel do Oeste.

De acordo com o secretário da Acats, Francisco Crestani, a idéia do projeto nasceu devido a uma proposta concedida pela senadora Maria do Carmo Alves, que prevê a substituição das sacolas plásticas por sacolas ecológicas elaboradas em papel, tecido ou de material biodegradável.

?Na última feira da Acats, os supermercadistas assinaram junto ao Ministério Público, um documento que estabelecia a redução em 30% do uso das sacolas plásticas. Hoje, em São Miguel do Oeste, entram um milhão de sacolas plásticas por mês, e esperamos que o projeto desenvolvido pelas acadêmicas da Unoesc venha conscientizar ainda mais a população a reduzir esse número?, explicou Crestani.

Segundo a coordenadora do curso, Lidiane Camiloti, o material utilizado atualmente é a resina petroquímica, que precisa de um longo período de decomposição. Ela afirmou que além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a realização do projeto agregará experiência para as estudantes que elaboraram as sacolas.

?A possibilidade de manter contato com o mercado de trabalho, a busca por novos materiais e o envolvimento com um dos principais objetivos do design, que é a interação social, sem dúvida alguma, vai deixar boas marcas na vida profissional destas estudantes?, disse a coordenadora.

 

As estudantes

Para a acadêmica Ione Funes, participar de um projeto como esse é uma oportunidade de atuar como profissional e manter contato com uma rotina de trabalho que só teriam oportunidade após a formação. ?Quando vamos desenvolver um produto, temos que fazer muita pesquisa, ver o que é mais viável, qual material vai causar mais impacto. É uma série de estudos que fazemos para chegar ao produto final. Participar em um projeto como esse nos dá a prática, sairemos daqui sabendo fazer?, disse.

A acadêmica Fabiana Toniolli ficou surpresa com a oportunidade de participar, antes de se formar, em um projeto que deve gerar um grande impacto na preservação do meio ambiente. ?Jamais imaginei que a gente fosse chegar a esse ponto, de projetar algo que vai entrar diretamente na vida do consumidor e vai afetar diretamente a ele e gerar conseqüências, não só para a pessoa, mas como para toda a sociedade e o meio ambiente?, finalizou.

 

Foto: Aroldo Pereira da Silva
Repórter Cinematográfico

Anterior

Estranho

Próximo

Pacificadores de Capinzal e Ouro

Deixe seu comentário