logo RCN

DE CAMPOS NOVOS PARA O BRASIL

DE CAMPOS NOVOS PARA O BRASIL – EXPOSIÇÃO SOBRE INVERNADA DOS NEGROS PERCORRERÁ O PAÍS.

 

 
Na sexta- feira (22/10) a Casa da Cultura foi o palco de uma grande exposição que conta a história da Invernada dos Negros. Descendentes de escravos que viveram e trabalharam em Campos Novos a mais de 130 anos atrás.
No ano de 1876, Matheus José de Souza e Oliveira, grande fazendeiro, casado com Pureza Emília da Silva, sem ter filhos, deixou em testamento a terça parte de suas terras para seus escravos. O testamento estabelecia que tais terras não poderiam ser divididas ou vendidas e deveriam ser passadas de pais para filhos. Nesta época iniciava uma história que ficaria marcada na cultura do município.
Cento e trinta e quatros anos se passaram e com a abertura do 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, o cineasta André Constantin e o fotógrafo Daniel Herrera, vindos de Caixias do Sul – RS, retrataram a história deste povo com fotos e fragmentos de um documentário que ainda não está concluído.
A exposição com mais de 30 fotos retrata os moradores da Invernada dos Negros de tal forma como vivem na localidade e ficará em exposição até a sexta-feira 05 de Novembro, quando percorrerá os municípios de Lages e Florianópolis e em seguida seguirá para São Paulo e Rio de Janeiro.
O projeto realizado por André Constantin e Daniel Herrera foi possível através do CADON – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves, Transe Imagem e Ministério da Cultura – Fundação Cultural Palmares, com o patrocínio da Petrobrás.
Para a abertura da exposição os artistas e os personagens retratados assim como os demais moradores da localidade da Invernada dos Negros foram recepcionados na Fundação Cultural Camponovense pelo prefeito Vilibaldo Schmid, o Presidente da Câmara de Vereadores, Maurílio Castro Campagnoni, assim como o vereador João Valdenir da Silva e a Superintendente da Fundação Cultural Eliamar Mayer, o diretor da UNOESC, José Fabrício Mello e demais autoridades e visitantes que acompanharam o evento.
André Constantin, que já conhecia a Invernada dos Negros a cerca de 10 anos falou sobre o trabalho, comparando os moradores ao plátano que existe no local, chamado por pé de prata. “Vocês são aquele plátano que existe no meio do pinus. Em meio a uma grande história que foi evoluindo, vocês ainda carregam as marcas e tradições dos antepassados que por aqui viveram. De forma simples nós queremos render as nossas homenagens a vocês”.
Na oportunidade o prefeito Vilibaldo também parabenizou os artistas pelo trabalho realizado, que levará o nome do município a outros recantos e saudou os presentes colocando as portas da administração sempre abertas para recebê-los, buscando desenvolver na comunidade da Invernada dos Negros um trabalho que corresponda as expectativas dos moradores.
SANTA CATARINA FAZ INVENTÁRIO DAS REGIÕES TURÍSTICAS Anterior

SANTA CATARINA FAZ INVENTÁRIO DAS REGIÕES TURÍSTICAS

CONSÓRCIO MACHADINHO FIRMA PARCERIA PARA REFORMA DE CENTRO COMUNITÁRIO Próximo

CONSÓRCIO MACHADINHO FIRMA PARCERIA PARA REFORMA DE CENTRO COMUNITÁRIO

Deixe seu comentário