logo RCN

DIA DA MENTIRA – MAS É VERDADE

ANIVERSÁRIO DA EMPRESA ANPASA E TAMBÉM DO EMPRESÁRIO SARTORI

 

 
SESSÃO SOLENE LHE CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DO MUNICÍPIO DE CAPINZAL, HOJE, SEXTA-FEIRA, 1º DE ABRIL 
 
A Câmara Municipal de Capinzal em sessão solene, hoje, sexta-feira, 1º de abril, outorga o Título de Cidadão Honorário ao Sr. Antonio Pasqual Sartori (Antoninho Sartori), pelos relevantes serviços prestados ao Município. A solenidade será realizada no plenário Edgar Lancini, anexo a Câmara Municipal de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri, com início às 19h, sob a presidência de Andevir Isganzella (PT), que também fez a proposição ao empresário e historiador Antoninho Sartori.
O pedido de Andevir foi protocolado na Câmara de Vereadores em 13 de abril de 2010, sendo aprovado por unanimidade pelos demais vereadores, sendo eles: Ailton Thomaz de Vargas (PMDB), Aldair Brandão (PPS), Moisés Lopes (Bruxo do PMDB), Nilva Maria Tomazoni (PP), Rafael Dalavequia (DEM), Rogério Biazotto (PDT), Senair Bressan (PMDB) e na época também votou favorável ao título o suplente de vereador do PR – Adriano Zocoli (hoje no PSDB) – o qual deu o lugar ao titular Itacir Massucato (PMDB).
O dia 1º de abril considera-se a data da mentira, mas neste caso é verdade, por incrível que possa parecer, Antonio Pasqual Sartori e sua empresa fazem aniversáriO hoje, sexta-feira. A empresa foi fundada em 1967, portanto, completa 44 anos, sendo ela de propriedade de Sartori.
A ANPASA oportunizou o primeiro trabalho para muitos capinzalenses e Sartori contribuiu com o surgimento de novas empresas que se tornaram grandes com o passar do tempo. Sartori dá uma grande contribuição cultural, para tanto, faz belos trabalhos manuais, os quais são expostos em sua casa artesanal, situada à Rua Dona Linda Santos, de frente da Escola Belisário Pena, sendo o local muito visitado pela sociedade em geral. Parabéns: é um reconhecimento de O TEMPO – um jornal de fato e de seus laços de amizade.
 
JUSTIFICATIVA DA HONRARIA NA CÂMARA DE VEREADORES:
Antonio Pasqual Sartori nasceu em Capinzal-SC em 1º de abril de 1945. É o quinto filho de um total de seis do casal João Valdomiro Sartori e Erminda Andrioni Sartori. Em 1952 entrou no Jardim de Infância e fez o curso primário no Colégio Mater Dolorum de Capinzal. Cursou o ginasial no Ginásio Padre Anchieta. Formou-se técnico em contabilidade na Escola Técnica de Comércio de Capinzal. Desde os seis anos de idade trabalhou no comércio, sendo que, em 1951 a 1966, prestou serviço na antiga Firma Lancini e Cia Ltda, da qual seu pai era sócio fundador. Em 1967 fundou a firma Comércio e Indústria ANPASA LTDA, existente até os dias de hoje.
Sempre esteve presente em diversos setores da sociedade: na vida religiosa, foi coroinha, membro e presidente da cruzada eucarística; festeiro das festas do padroeiro São Paulo Apóstolo e na época da construção da Igreja Matriz, no ano de 1955, com apenas 10 anos de idade, juntamente com o irmão mais novo Gilberto, a pedido de seu pai, confeccionaram e doaram as molduras que estão afixadas no teto da Igreja Matriz de Capinzal.
No esporte, foi atleta do Esporte Ginasial Olímpico (E.G.O.), tendo sido presidente nos anos de 1959 e 1960. Atleta da Associação Esportiva Vasco da Gama e testemunhou em 1964, a compra do terreno com área de 20.000m2 para a construção do Estádio do Vasco, até hoje existente. Foi atleta do Esporte Clube Palmeirinha e dos Juvenis de Capinzal.
Na vida social, foi sócio do Ateneu Clube; sócio fundador do Clube da Colina; fundador do Clube 1º de Maio; fundador e 1º Presidente do Clube Capinzal de Tênis Clube; fundador da Câmara dos Dirigentes Lojistas - CDL de Capinzal, tendo sido o 1º Secretário da Entidade; fundador e músico da Banda Santa Cecília de Capinzal, que tinha como dirigente o maestro Néri Belomé. Em 1979, casou-se com Íris Tisian e tiveram dois filhos: Giovanka e Abrahão Antonio.
Na vida política, seu Antoninho deixou suas marcas que até hoje o credencia como referência para muitos que inspirados em sua sabedoria apaixonada, se motivam a ingressar na carreira política. Ainda no ano de 1995, um menino de apenas 10 anos de idade, foi convidado para saudar em um comício os candidatos ao Governo do Estado de Santa Catarina. Dos partidos PSDB e PTB, respectivamente, os senhores Francisco Benjamim Galotti e Miranda Ramos. Esse comício foi realizado defronte da antiga emissora de Rádio Sulina. À noite, o pequeno Antoninho saudou em Joaçaba de frente às Lojas Bonato os candidatos a Presidência e Vice-Presidência da República, Juscelino Kubitschek e Jango Goulart. Na Década de 1960, teve participação ativa junto aos partidos políticos já extintos PSD e PTB.
Em 1965, foi um dos fundadores do MDB de Capinzal, tendo sido o 1º Secretário do Partido e do 1º Diretório eleito em 1971. Foi também eleito delegado para a convenção estadual de Florianópolis. Foi articulador das candidaturas a Prefeito e do Vice-prefeito (Apolônio Spadini e Pedro Antônio Toaldo), no ano de 1972. No mesmo ano foi candidato a Vereador, ficando suplente. Em 1976, em sublegenda foi candidato a Prefeito de Capinzal pelo MDB. Foi também fundador e membro do diretório do PMDB, sigla que permanece até hoje.
Atoninho Sartori, além de comerciante, continua participando ativamente na vida social, esportiva, política e de modo especial cultural, contribuindo e muito para o resgate histórico do Município de Capinzal. E é aqui, que seu Antoninho, passa de cidadão comum a excelência e se faz merecedor do Título de Cidadão Honorário sem nenhuma pretensão pessoal, apenas pelo amor que tem à história de seu povo e de sua gente. Possui ainda em uma sala, feita especialmente para abrigar centenas de documentos, fotos, utensílios, livros e tantos outros objetos que marcaram uma época. E para que o resgate histórico ficasse mais atraente e prático, facilitando inclusive a visualização e a pesquisa, Antoninho confeccionou em miniaturas, de forma artesanal, réplicas daquilo que foi o início da colonização e urbanismo de Capinzal. Exemplos: a primeira Igreja, a primeira ponte, o primeiro colégio estadual, as primeiras casas, a estrada de ferro; moinhos, monjolo, engenho de cana com tração animal, e mais dezenas de peças que foram o marco e o início do hoje pujante município de Capinzal.
Milhares de pessoas (estudantes, professores e turistas) já tiveram a oportunidade de visitar este local, não há um que não fique extasiado ao contemplar a história viva de Capinzal através das inúmeras peças que compõe o acervo que Antoninho, sendo que o mesmo construiu a maioria delas com suas próprias mãos e recursos próprios. Antoninho deixa a sala inteiramente à disposição de todos que queiram enriquecer seus conhecimentos e ele mesmo, com carisma e grande maestria, explica, peça por peça e tudo gratuitamente.
Por este trabalho em favor da cultura e resgate histórico, Antoninho Sartori, recebeu da Câmara de Vereadores de Capinzal, em 2006, por indicação do Vereador Enio José Paggi, “Moção de Reconhecimento” pelo trabalho efetuado. Antoninho Sartori também recebeu em 2006, o título “Top Of Mind Brasil” consagração pública brasileira, fato relevante também foi o reconhecimento da Revista Actualizada de Madri Espanha, que em 2009, concedeu O Título Internacional Award, leader in Prestige and Quaiity 2008.
Por todas essas justificativas, Antoninho Sartori é merecedor da honraria na Casa Legislativa, com a votação favorável dos nobres Pares a presente proposição que lhe outorgar o Título de “Cidadão Honorário de Capinzal”.
 
Antoninho Sartori é empresário, historiador e artesão, sendo que na foto aparece uma de suas obras de artes: réplica da antiga Escola Santa Catarina (hoje E.E.B. Mater Dolorum).
 
Vereador e presidente da Câmara Municipal de Capinzal, Andevir Isganzella (PT) e o homenageado Antoninho Pasqual Sartori.
 
ALMOÇO DE ANIVERSÁRIO Anterior

ALMOÇO DE ANIVERSÁRIO

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE IPIRA ASSINA CONVÊNIOS COM ASSOCIAÇÕES Próximo

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE IPIRA ASSINA CONVÊNIOS COM ASSOCIAÇÕES

Deixe seu comentário