Vândala que arrancou foto de Lula pede perdão em gabinete de deputado do PT |
EDUCAÇÃO
UNOESC CAMPUS APROXIMADO DE CAPINZAL E DCE
INFORMAÇÕES PRESTADAS ATRAVÉS DA RÁDIO BARRIGA VERDE AM CAPINZAL
O locutor Alexson Mattos no estúdio da Rádio Barriga Verde AM 1.380 recebeu os entrevistados representantes da Unoesc Campus Aproximado de Capinzal. As entrevistas foram levadas ao ar no jornal do meio dia, sábado, 10 de julho, sendo questionados o diretor geral da Unoesc Capinzal, José Mauro; a professora e coordenadora de cursos de licenciaturas, Noemia Bonamigo Pizzamiglio e o ex-presidente do Diretório Central dos Estudantes – DCE, Gerson Martini (futuro bacharel de Administração e Finanças).
Martini demonstrou que querer é fazer a coisa acontecer, para tanto, quando foi presidente do DCE procurou trabalhar em perfeita harmonia com a Universidade, consequentemente, lhe possibilitou realizar diversas ações em prol dos acadêmicos. Na gestão de Martini o DCE foi uma ferramenta aliada da universidade, enquanto muitos Diretórios Centrais dos Estudantes agem como oposição, o que de certa maneira dificulta o bom andamento da educação. O DCE foi criado em Capinzal no ano de 2008, antes dependiam das iniciativas do Diretório Central dos Estudantes do Campi de Joaçaba.
A Unoesc iniciou em Capinzal no mês de setembro de 1998, tendo como primeiro curso Pedagogia, ministrado em regime especial, com aulas aos sábados e no período de férias. Em seguida implantaram o Agronegócio, sendo que ambos os cursos eram dados na Escola Municipal Viver e Conhecer, espaço cedido pela Prefeitura através da Secretaria de Educação, onde permaneceram no local até 2004. No ano de 2006 também em parceria com a Administração Municipal, o advogado, ex-vereador, escritor e historiador Vitor Almeida (in-memorian) cedeu o terreno para que fosse possível a Unoesc dispor de uma sede própria de trabalho. Atualmente, são oito cursos e contam com aproximadamente 500 acadêmicos nas disciplinas de Serviço Social, Administração de Empresas, Agronegócios; cinco licenciaturas: artes visuais, letras, pedagogia, matemática e geografia (estes últimos coordenados por Noemia Pizzamiglio). O Campus de Capinzal ainda conta com os serviços prestados por três coordenadores de cursos, sendo Marco Hachmann (administração e agronegócio), Denise Riquetti (serviço social) e Noemia Pizzamiglio, ainda dez funcionários no setor administrativo.
Segundo José Mauro, o grande líder responsável para que Capinzal recebesse o Campus, foi o reitor Aristides Cimadon. Ainda lembrou que antes da Unoesc ser uma universidade, era uma faculdade com a denominação de Fundação Universitária do Oeste Catarinense - Fuoc, sendo que a transformação se concretizou em 1991, pois até então eram divididas em Chapecó, São Miguel do Oeste, Videira, Xanxerê etc, então os municípios se reuniram para unificar as pequenas fundações que resultou neste enorme empreendimento educacional.
Com a implantação do Campus os capinzalenses, ourenses e de demais municípios vizinhos passaram a estudar em Capinzal, não precisando buscar curso universitário em outros centros, além disto, cidades da região de Santa Catarina e também do estado do Rio Grande do Sul aderiram essa feliz realidade universitária.
Martini, Alexson, Noemia e José Mauro.
Deixe seu comentário