Concórdia realiza maior investimento em máquinas agrícolas da história |
EDUCAÇÃO
Aluna de Zortéa é vencedora do 2º Concurso de Redação do Consórcio Machadinho
Roselaine Gonçalves, da 8ª série do Grupo Escolar Municipal Horizonte, ganhou um notebook. O texto dela foi escolhido entre 60 redações selecionas por 19 escolas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Fábrica de Comunicação
A cidade de Zortéa, Meio-Oeste catarinense, tem pouco mais de 2,6 mil habitantes. Como é comum nos pequenos municípios, todo mundo se conhece e, por isso, nos próximos dias a aluna Roselaine Golçalves, da 8ª série do Grupo Escolar Municipal Horizonte, deve receber muitos cumprimentos dos moradores. Roselaine foi à vencedora do 2º Concurso de Redação realizado pelo Consórcio Machadinho. Com o título ?Maravilha Aquática?, o texto da menina foi o escolhido entre os 60 selecionados por 19 escolas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A Comissão Julgadora, formada por três professoras que avaliam redações de vestibular, levou em consideração a interpretação do tema pelo aluno, a criatividade e, é claro, o uso correto da língua portuguesa. As redações foram produzidas com base na visita realizada à Usina Hidrelétrica Machadinho neste ano. Para a professora de Português Mirta Franzoni, a redação não deve ser um relatório da visita; o diferencial das melhores redações é a criatividade do aluno na hora de elaborar o texto. A professora Marlete Martins explica que pais e professores devem deixar os alunos livres para construir seu texto. ?Estamos acostumadas a avaliar redações e, quando há interferência de um adulto na construção do texto, percebemos imediatamente.? O que não foi o caso da redação da aluna de Zortéa, que usou a linguagem comum aos alunos de sua idade e a própria criatividade.
Durante uma solenidade realizada na Usina Hidrelétrica Machadinho, no dia 4 de dezembro, Roselaine recebeu como prêmio um notebook e uma impressora. A professora de Roselaine, Amanda Gálio, também foi premiada com um notebook. O Grupo Escolar Municipal Horizonte ganhou um projetor multimídia e uma tela retrátil para projeção. Para o diretor-geral do Consórcio Machadinho, Duílio Diniz de Figueiredo, o concurso é uma forma de incentivar o aprendizado dos alunos. ?Sabemos que esses alunos dedicaram parte do seu tempo pensando e passando para o papel um pouco do que eles entenderam sobre produção de energia e cuidados com o meio ambiente?, analisa.
Ao todo, 19 escolas dos municípios catarinenses de Piratuba, Capinzal, Zortéa, Celso Ramos,
Anita Garibaldi e Ipira, além das cidades gaúchas de Maximiliano de Almeida, Machadinho e Barracão, inscreveram alunos no concurso. No mesmo dia da premiação, o Consórcio Machadinho realizou uma série de doações para entidades, associações e escolas dos municípios abrangidos pela usina, na fronteira entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Computadores, impressoras e móveis, entre outros materiais, foram fornecidos a associações e cooperativas de agricultores, à brigada da policia militar de Maximiliano de Almeida e a dez escolas da região.
A Usina
A Usina entrou em operação em 2002. O Consórcio Machadinho já repassou aos dez municípios abrangidos pelo reservatório, aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e aos órgãos federais mais de R$ 93 milhões pelo uso de recursos hídricos. Somente no mês de setembro o repasse foi de quase R$ 460 mil. A Usina está localizada no Rio Pelotas, na divisa entre os municípios de Piratuba, em Santa Catarina, e Maximiliano de Almeida, no Rio Grande do Sul.
Diretor-geral do Consórcio Machadinho, Duílio Diniz e vencedora do concurso, Roselaine Gonçalves.
Deixe seu comentário