Podemos fortalece atuação em Jacinto Machado com nova presidência |
EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA RECEBEM CAPACITAÇÃO EM PIRATUBA
EQUIPES DE SAÚDE DE PIRATUBA
Os profissionais da saúde de Piratuba, Ipira, Peritiba, Alto Bela Vista e Presidente Castelo Branco, que atuam na ESF (Estratégia da Saúde na Família), iniciaram um curso de capacitação na terça-feira dia 31. O grupo é composto por novos profissionais (agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, médicos, auxiliar de consultório odontológico e integrantes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família que são psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, farmacêuticos, etc) que estão atuando nas equipes de saúde da família e que ainda não têm esta capacitação.
São quatro etapas, com encontros quinzenais. A capacitação é uma obrigatoriedade prevista na legislação para quem atua com o programa de saúde. “É preciso qualificar os profissionais, pois o ESF é mais do que um programa, é uma estratégia de organização no serviço de atenção básica. Todos os que atuam devem saber o que é o programa, como funciona e quais suas atribuições, para que desenvolvam suas funções de forma eficiente com os princípios do SUS, oferecendo qualidade às famílias”, explica a coordenadora Regional de Saúde na Família, Carmen Regina Delziovo.
Os conteúdos das apostilas são disponibilizados pelo Ministério da Saúde e o curso acontece através de uma parceria entre a ESF, CIS-AMAUC (Consórcio Intermunicipal de Saúde), municípios, Secretaria de Desenvolvimento Regional e Escola de Saúde Pública. Quem ministra a capacitação para os cinco municípios é o assessor do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), Geraldo Azzolini. Ele e demais professores foram preparados pela Escola de Saúde Pública e tem conhecimento amplo nas áreas que darão as aulas.
Saiba mais:
Esta capacitação atende a determinação da Portaria MS 648/06 que estabelece que os profissionais para atuar nas equipes de saúde da família precisam participar de uma capacitação introdutória obedecendo os conteúdos mínimos definidos pela Portaria MS nº. 2.527/06.
Conteúdos que trabalhados na capacitação:
A atenção básica no contexto das políticas públicas de saúde;
Políticas de seguridade social e saúde como direito;
Evolução das políticas públicas de saúde no Brasil;
Sistemas de Saúde e Atenção Primária em Saúde;
Princípios e diretrizes do SUS;
Pactos pela Saúde: Política Nacional de Atenção Básica e Política Nacional de Promoção da Saúde.
Deixe seu comentário