FUTSAL FEMININO SUB-17 DE LACERDÓPOLIS É CAMPEÃO DO JESC MICRORREGIONAL |
Erradicação de plantas
Erradicação de plantas contaminadas pelo Cancro Cítrico
Cancro Cítrico é o dano causado pela bactéria Xanthomonas axonopodis p.v. cítri, que ataca as folhas, frutos e ramos de todas as plantas cítricas.
Os prejuízos ocorrem com a diminuição da produção e qualidade dos frutos. Problemas de comercialização, contaminação de áreas, podendo levar à interdição de propriedades e erradicação dos pomares.
Os sintomas da doença aparecem nas folhas, frutos e ramos das plantas. Exemplos:
- Lesões nas folhas são visíveis e coincidentes nos dois lados e quando observadas contra a luz, apresentam anéis amarelados ao redor;
- Nos frutos as lesões são salientes, corticosas e profundas, formando crostas. Aparecem jovens evoluindo à medida que os frutos se desenvolvem;
- nos frutos desenvolvidos as lesões podem abrir-se possibilitando a entrada de fungos, o que provoca a queda dos mesmos;
- Disseminação: a bactéria causadora do Cancro Cítrico é disseminada pela água da chuva e irrigação, ventos, frutos, mudas e partes de plantas contaminadas, caixarias, veículos, implementos, utensílios e pelo próprio homem. Penetra na planta através de ferimentos, aberturas naturais e danos causados pela larva minadora da folha dos citros.
Com o objetivo de impedir o alastramento do Cancro Cítrico em nossa região, a CIDASC, com a colaboração de funcionários e equipamentos da Prefeitura Municipal, erradicou 50 plantas de laranjeiras na Rua Nossa Senhora dos Navegantes, no Bairro Parque e Jardim Ouro, no dia 11 de novembro de 2003.
As referidas plantas foram erradicadas por estarem contaminadas com a doença Cancro Cítrico, para a qual não tem controle e estava sendo um foco de contaminação para as plantas cítricas, que são suscetíveis a essa doença.
Foram plantadas no local mudas frutíferas nativas.
As frutas cítricas contaminadas pela doença, apesar do dano econômico que causam, podem ser consumidas pelas pessoas.
O controle do Cancro Cítrico é acompanhado pelo Serviço de Defesa Sanitária Vegetal do Estado ?CIDASC, de acordo com a Portaria Ministerial nº291/97.
As informações nos foram repassadas pelo Sr. Adalto Miquelotto, engenheiro agrônomo da Cidasc, do Ouro.
Deixe seu comentário