logo RCN

Escola Amélia Poletto Hepp de Piratuba

Representada em evento internacional

      De 08 a 10 de outubro foi realizado na Cidade de Foz do Iguaçu (PR) a 3ª edição do Congresso da Academia Trinacional de Ciências ? C3N, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), onde participaram cerca de duas mil pessoas entre acadêmicos, professores, pesquisadores e profissionais das diversas áreas da Ciência: Exatas, Biológicas e Humanas.

Concomitante ao C3N foram realizados: a VII Semana Acadêmica de Matemática, o II Simpósio de Matemática, o III Simpósio de Ciência da Computação e Aplicações, o II Simpósio de Ciência e Tecnologia em Engenharia e o I Simpósio de Saúde.

O congresso foi promovido pela Fundação PTI, por meio do Programa de Desenvolvimento Tecnológico Avançado (PDTA), Itaipu Binacional, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, Faculdade Anglo-Americano (FAA), União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC), Uniamérica e Universidade Católica \"Nuestra Señora de La Assunción\" (UCA).

Durante estes três dias aconteceram palestras, minicursos e debates que visavam motivar e divulgar pesquisas e experiências bem sucedidas nestas áreas e contaram com a participação de representantes de diversos lugares do Brasil, como Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul, além de trabalhos dos nossos países vizinhos Paraguai e Argentina.

Representando a Escola Municipal Amélia Poletto Hepp, o município de Piratuba e o Curso de Licenciatura em Matemática da UNOESC-Capinzal estiveram presentes a professora da rede municipal Rosmari Bortolini Schmidt e Gracieli D`Avila acompanhadas da professora Anemari R.L.V. Lopes. Além de participarem das palestras, debates e minicursos oferecidos, as mesmas também ministraram um minicurso e apresentaram uma comunicação oral e uma comunicação em forma de exposição de pôster.

No minicurso ?Trigonometria no Ensino Fundamental: aspectos teóricos e práticos?, elas apresentaram questões teóricas sobre esse conteúdo matemático e uma proposta metodológica diferenciada para o seu ensino. O mesmo foi considerado, tanto pela organização do evento, quanto pelos participantes, como um dos melhores do congresso. Esse fato demonstra a qualidade da formação dos nossos professores e o quanto temos condições de socializar com educadores de outras regiões.

Na comunicação oral ?Construindo Diferentes Espaços de Aprendizagem em Matemática?, apresentaram os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Curso de Matemática no Programa de Alfabetização Regional da UNOESC. A ênfase dada nessa apresentação foi à importância da escola estar aberta e oferecer apoio a novas experiências relacionadas com a Educação Matemática, uma vez que essa ainda é uma das disciplinas que mais apresenta problemas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido o destaque ficou por conta do trabalho desenvolvido pela professora Rosmari na Escola Amélia Poletto Hepp e a estrutura e apoio oferecida por essa escola e pela Secretaria Municipal de Educação para que o mesmo tivesse êxito.

Na apresentação ?Jogos Como Opção Metodológica para o Ensino Fundamental? foi apresentada especificamente como na Escola Amélia Poletto Hepp é desenvolvido o trabalho que relaciona e aplica atividades lúdicas ao processo de ensino e aprendizagem da matemática. Foi um espaço importante que despertou o interesse das pessoas que o assistiram tanto pelas atividades matemáticas que são desenvolvidas, quanto pela própria escola, uma vez que ela chamou a atenção pelo fato de estar oportunizando uma experiência tão interessante em relação ao ensino da matemática.

Destaca-se que nesses momentos ficou claramente caracterizada a preocupação que a Prefeitura Municipal de Piratuba tem com a educação e principalmente seu comprometimento com a mesma ao oportunizar e apoiar o desenvolvimento de atividades diferenciadas. Esse fato foi muito elogiado pelos participantes do congresso, uma vez que na sociedade em que vivemos, por mais evidente que seja a importância da Educação, ela só terá êxito e cumprirá com a sua função se os órgãos responsáveis por ela buscarem caminhos que envolvam os educandos de forma a oferecer um processo de ensino que oportunize a apropriação significativa do conhecimento.                      

 

 

Doutora em Educação Matemática, Anemari Vieira Lopes.

 

 

 

 

 

Anterior

Esporte show

Próximo

Festa de aniversário de Zequinha

Deixe seu comentário