logo RCN

História

Estudo geográfico de Capinzal (dissertação)

      A capinzalense Analice de Avila vem fazendo ?Um estudo Geográfico como contribuição ao reconhecimento do lugar e da sua região?, na Universidade Federal de Santa Catarina (Centro de Filosofia e Ciências Humanas - Departamento de Geociências e Programa de Pós-graduação em Geografia). Ela tem como orientador o professor Dr. Ewerton Vieira Machado, para essa Dissertação de Mestrado na área de concentração: Desenvolvimento Regional e Urbano.

Dentre os agradecimentos lembrou de sua família; ao professor Ewerton Vieira Machado; aos funcionários dos órgãos públicos, privados e autarquias pelo fornecimento de dados/documentos: IBGE; CIDASC, unidade Capinzal; SIMAE; CELESC, unidade Capinzal; Prefeitura Municipal de Capinzal; Perdigão Agroindustrial, unidade Capinzal, em especial, a Ivanir Bonato, pelas valiosas informações e fornecimento de dados sobre aquela empresa; entre outros; aos entre tantos entrevistados e colaboradores para esta pesquisa, dentre eles Vitor Almeida, Jandir Coronetti, João Silveira de Avila e outros, que a partilharam os seus conhecimentos sobre Capinzal.

Esta dissertação tem por finalidade analisar aspectos das relações entre elementos do espaço e da sociedade a partir de contextos da produção urbano-regional do Município de Capinzal (SC). Na região da pesquisa, num primeiro momento, o enfoque das análises baseou-se em elementos da formação sócio-espacial e seus desdobramentos que tentam explicar na formação nacional, a trajetória da produção urbano-regional de Capinzal. A presença de imigrantes ítalo-gaúchos naquele período, e que passaram a dinamizar o lugar, constituíram entre os principais agentes promotores de mudanças e organizadores do espaço com o aporte do Estado. Este, viabilizou e legalizou formas de ocupação efetiva do território. Da mesma maneira, ?grandes corporações? representadas pela Brasil Railway Company, construtora da Viação Férrea Federal São Paulo-Rio Grande e suas concessionárias, por meio de suas intervenções, promoveram a ocupação efetiva e inserções de atividades socioeconômicas naquele município e sua região.

Num segundo momento da pesquisa, o sistema agroindustrial, representado pelo Grupo Perdigão teve seus tentáculos introduzidos a partir de 1980 e mantém, até os dias atuais, uma relação de ?domínio? sócio-econômico local e regional. Dessa empresa, sua principal atividade é a produção de frangos, que envolve tanto o campo quanto a cidade.

\"Vivemos numa época perigosa. O homem domina a natureza antes que tenha aprendido a dominar-se a si mesmo.\" Albert Schweitzer

Este estudo tem em sua gênese intenções acadêmico-profissionais como desdobramento e complemento das atividades de formação, com as quais busca-se uma compreensão de estruturas urbano-regionais, levando em conta, principalmente, os movimentos da sociedade no espaço.

Analice pesquisa e traz informações sobre o município de Capinzal, disponibilizando de excelente trabalho Rio do Peixe e Ferrovia, para tanto, também buscou dados na Casa Artesana de Antoninho Pasqual Sartori, à Rua Dona Linda Santos, inclusive O TEMPO ? um jornal de fato fotografou o momento da visita. 

 

Visita a Casa Artesanal Sartori, 14 de novembro, sexta-feira.

 

Anterior

Obstáculo na via pública

Próximo

O SICREDI está chegando a Capinzal

Deixe seu comentário