HOMENAGEM PARA OFÉLIA RIQUETTI
DOS FAMILIARES E DE SUAS AMIZADES
Mulher alta, de porte simples mas elegante, aspecto sereno, que passava sensivelmente uma grande tranqüilidade para quem estivesse perto dela. Conversar com Dona Ofélia era sempre motivo de prazer.
Pelo trabalho que efetivamente exerceu em sua vida, conquistou amizades que consolidaram vínculos afetivos muito fortes.
Foi exímia costureira, a Dona Ofélia. Como os mais antigos falavam, uma costureira de ?mão cheia?! Perfeita nos cortes e acabamentos dos vestidos, calças, blusas, taileurs. Era de bom-tom, no período vespertino, ir com tempo para levar uma peça para costurar ou fazer a prova de outra, porque em meio à conversa, lá vinha a Dona Ofélia com o mate-doce de leite que ela fazia questão de preparar e oferecer!
Definitivamente, será impossível esquecê-la! Suas marcas são muito fortes e haverão de ficar nas roupas que ela confeccionou, na comida de sabor irresistível que preparava, no seu exemplo de persistência na oração, no seu jeito suave e paciencioso de atender bem quem quer que a procurasse.
Dona Ofélia foi mesmo uma mulher de fé inconfundível, extremamente religiosa, fez parte da Sociedade Servas de Maria Reparadora e do Apostolado da Oração. Desenvolveu a sua espiritualidade com determinação e talento, o seu olhar brilhava diferente quando falava de Nossa Senhora. Certamente que foi por esta afinidade tão íntima com a Mãe de Nosso Senhor, que Dona Ofélia resistiu com paciência e resignação as difíceis etapas de uma doença que a debilitou, mas que serviu para ela fortalecer-se na constância da oração e da fé inabalável.
Disse adeus, a querida e talentosa costureira Dona Ofélia, a mãe e esposa zelosa, a avó terna e coruja, a amiga de tantas horas. Mas vai ficar a lembrança suave e paciente de uma pessoa que viveu plenamente a sua espiritualidade ,acalentando sempre com ternura a sua família e tantas pessoas que fizeram parte do seu convívio.
Vai ficar uma lacuna de imensa saudade em todos que ficaram sem a presença física de Dona Ofélia. Mas, para suavizar tão grande dor, fica a certeza de que o céu agora está mais alegre com a sua chegada por lá. Nem os pássaros disfarçaram a sua alegria! Acompanhados de anjos e um suave e misterioso perfume de rosas, anunciaram que Dona Ofélia já estava em companhia da Mãe do Céu!
* 12 de setembro de 1935
+ 30 de setembro de 2008
Deixe seu comentário