logo RCN

IV ENCONTRO DA AGRICULTURA FAMILIAR DE ZORTÉA

PROPOSTAS DO GOVERNO ESTADUAL E MUNICIPAL

 

       Associação do Desenvolvimento de Micro – ADM Bacia do Rio Agudo em conjunto com a Prefeitura de Zortéa através da Diretoria de Agricultura, Epagri e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capinzal, Zortéa e Distrito da Barra do Leão (Campos Novos) realizaram o IV Encontro da Agricultura Familiar de Zortéa. O evento ocorreu no sábado, 27 de Junho, no Salão da Comunidade do Pontão, no período das 09h30min. às 17h. Programação desenvolvida: Inscrições e Mateada; Solenidade de abertura com autoridades; Palestra Motivacional com Andevir Isganzella; Espaço para perguntas; Almoço; Mateada e brincadeiras para os participantes e Encerramento.

 

Na função de presidente da Associação do Desenvolvimento de Micro – ADM Bacia do Rio Agudo, Genete Maria Biazotto, organiza e realiza reunião uma vez por mês, presta contas dos trabalhos desenvolvidos, enfim, está sempre em função dos agricultores incentivando-os a trabalhar em cooperativismo onde destaca a cooperativa de leite, associação de artesãos, ainda será viabilizada uma feira voltada aos empresários rurais para a venda de seus produtos. O que é decidido nas reuniões junto aos lideres de comunidades, posteriormente, os mesmos passam as informações a toda a comunidade, na oportunidade a Presidente destacou a importância do Poder Público auxiliando nos trabalhos da entidade.

Seguindo o prefeito de Zortéa, Paulo José Francescki (PP), o plano de metas do Governo Municipal na agricultura esteve sempre entre as prioridades, onde os grandes investimentos do Município deverão ser na agricultura, tanto é que estão montando o Plano Plurianual - PPA onde pretendem destinar no mínimo o dobro da verba de outros orçamentos. Nestes seis meses de governo fizerem 12 terraplenagem para chiqueirões, ainda dando incentivos para que realmente a Agricultura Familiar seja um dos pilares mais importantes da Administração. Pediu Paulo: “Os nossos agricultores e agropecuaristas fiquem tranqüilos, nos ajudem, que vamos vencer essa batalha juntos, pois temos boas propostas para o futuro, estamos buscando parceria com os governos Federal e Estadual, visando a compra de patrulhas agrícolas”. Acredita que dentro dos próximos 90 dias a crise econômica vai estabilizar e a partir deste período, irão retomar os investimentos do Município para que possam dar, principalmente aos agricultores e agropecuaristas aquilo que eles merecem.

Conforme o Prefeito Paulo, dois projetos foram aprovados na esfera federal, sendo um para a compra de caminhão para o transporte de leite, onde os agricultores não precisarão vender ao atravessador e sim direto para os lacticínios, a partir da compra deste caminhão. E outro, é a parceria de turismo, um convênio assinado com a esfera federal, onde o Município entra com uma contrapartida de 10% para viabilizar um estudo no turismo. Os dois projetos juntos dão mais de R$ 300,00 mil de investimentos voltados a agricultura familiar, numa parceria Governo Federal, Epagri e o Município.   A preocupação maior é realizar ações de imediato para poder conseguir segurar o homem nas propriedades rurais, inclusive esses projetos da Administração Municipal visam melhorar a qualidade e as perspectivas de vida dos agricultores, consequentemente, evitar o êxodo rural, inclusive, contribuindo para que a pequena propriedade possa se transformar numa micro-empresa agrícola fortalecendo o negócio.

Quanto à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, na quinta-feira, 25 de junho, dois projetos foram votados em favor da área urbana, sendo o de educação para a cobertura da quadra da Escola Horizonte (não foi aprovado) e o aprovado foi de água e esgoto. O Prefeito Paulo espera que a SDR possa auxiliar, até porque Zortéa pertence à abrangência da Secretaria, lembrando que todo cidadão ao estar a frente de um órgão público deve atender toda a sua região.

Para o secretário da SDR de Campos Novos, Alcides Mantovani, estes encontros são importantes desde a criação das Associações dos Produtores, nisto, a Epagri tem um papel fundamental na organização, já o Governo do Estado paga o empréstimo num programa financiado pelo BID. Essas realizações têm crescido muito, é o que tem feito e demonstrado em termos de permanência do agricultor no campo pela forma de financiamento do Governo do Estado nos trabalhos de micro bacias, sendo um trabalho parecido ao antigo 4 – S, fazendo os produtores rurais permanecer integrados, além disto, com financiamentos diretos nas melhorias do campo, das propriedades, nos investimentos de produção. Lembrou Mantovani, o Governo do Estado está imbuído em fazer com que a agricultura familiar se fortaleça em Santa Catarina.         

“A descentralização veio a defender a permanência do cidadão no interior do Estado, especialmente o agricultor, tendo a proposta e ações do Governo Luiz Henrique de fortalecer cada vez mais as entidades locais do interior de Santa Catarina”; descreveu o Secretário Regional.

Destacou Mantovani, de que a SDR de Campos Novos é parceira da Epagri, pois a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina é o órgão escolhido pelo Governo do Estado. Lembrou ele: Governo é um só (Secretaria da Agricultura, Epagri e SDR), onde o programa é desenvolvido pela Epagri, e a Secretaria tem o papel da coordenação política dessas ações na região. Informou o Secretário que foi formado um comitê de todas as associações, fazendo parte da SDR, também dos Conselhos de Desenvolvimento Regionais e da discussão dos programas locais. Abreviou Mantovani, de que a Secretaria é parceira no fomento da administração política e social das Associações de Produtores.      

 

Anterior

VITRINI 4X4

Próximo

PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL REALIZA REUNIÕES COM BENEFICIADOS PELO BOLSA FAMÍLIA

Deixe seu comentário