FUTSAL FEMININO SUB-17 DE LACERDÓPOLIS É CAMPEÃO DO JESC MICRORREGIONAL |
LIGEIRINHO

Recado da comunidade
TEMPESTADE NUM COPO D'ÁGUA - Antes de ser apresentado projeto de emenda, sendo que consideram anteprojeto, com objetivo de mudar parte da redação da Lei Orgânica do Município, pois é público e notório, que no início sugeriram apenas cinco cadeiras das nove atuais, que pela lei vigente seriam 11. Também redução de pagamento, no máximo um salário mínimo, ainda redução do quadro funcional e outros como estivesse inchada a máquina. Se quer ajudar o Município e sua gente, primeiro deve conseguir recursos para a Prefeitura, também influenciar o Governo do Estado quanto a precariedade das SCs-150 e 390 Capinzal a Piratuba. Ao prestar serviços aos poderes Executivo e Legislativo o faça de graça ou a preço de custo, já que está preocupado com a contenção de gastos.
COBRANÇA - É importante recursos de custeio para o hospital, mas, o que necessita mesmo, é de verba especifica federal ou estadual para conclusão da reforma e da ampliação. Caso semelhante com o Hospital Nossa Senhora das Dores (de Capinzal/SC), na cidade de Sidrolândia (TS). Lá os recursos do Estado viabilizaram a reforma e ampliação de hospital, sendo convênio de construção de novo centro cirúrgico e centro de parto normal do Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa no início de 2017m tendo uma área construída de 538,34 m², e um CTN (Centro de Parto Normal) à população. Sendo oito leitos novos para bem atender as pessoas que fazem uso do SUS - Sistema Único de Saúde. Tudo graças a uma emenda federal no valor de R$ 1.199.999,88, do deputado Geraldo Rezende. Além da emenda, também foi viabilizada uma contrapartida de R$ 272.080,20 por parte do governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A onde estão todos os deputados estaduais, federais, senadores, governo do Estado que receberam os votos dos capinzalenses? Os partidos políticos devem e tem a obrigação de conseguir recursos através dos mesmos, ou se nada trouxeram, só irão ficar na situação cômoda de assessor parlamentar, ou seja, apenas recebendo pagamento?
INTERMUNICIPAL - Capinzal e Ouro são praticamente uma só cidade, apenas separadas pelas águas do Rio do Peixe, sendo o serviço de segurança (polícia Civil e Militar), serviço de distribuição de água através do SIMAE, atendimento da APAE, entidades representativas (Ampeco, CDL e ACIRP), enfim, é momento de elaborarem projetos e buscarem recursos intermunicipais, servindo os dois municípios coirmãos. A exemplo de também implantar o estacionamento rotativo no Ouro, mas, que seja gratuito, tendo o tempo limite por vaga de duas horas, na infração multa e perda de ponto, no entanto, sem guincho como ocorre em Joinville. Também implantar o transporte coletivo no Ouro, interligando os dois municípios, já que muitos moram em território capinzalense mas trabalham no Ourense ou vice-versa. Construir uma segunda ponte no vai e vem de Capinzal e Ouro, já que em horário de pico é um congestionamento e tanto, principalmente, quando o semáforo está em alerta.
PASSANDO EM BRANCO - Se é lei, deve ser comprida, mas, não é isto que se percebe quanto ao Plano Diretor. O Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal de Capinzal visa ordenar o espaço urbano ou de fins urbanos e de expansão urbana, com o objetivo de propiciar um desenvolvimento integrado, e abrange as funções da vida coletiva, que incluem habitação, trabalho, circulação e lazer, visando à melhoria de qualidade de vida da população, dando melhores condições de desempenho às funções urbanas, com menor custo social e ambiental. O que dizer sobre acessibilidade, poluição visual e sonora?
ABANDONO - A paralização da estrada de ferro do Vale do Rio do Peixe aconteceu em 07 de Julho de 1983, sendo a concessionária América Latina Logística (ALL), desativou há 37 anos. Com a perda do transporte ferroviário, comunidade do interior se esvaziaram, empresas fecharam suas portas, enfim, deixou muito prejuízo ao longo do tempo, demonstrando falta de influência política e inexistência de boa vontade dos governantes em exigir que os serviços prosseguissem. A ALL se comprometeu a reativar Ferrovia do Contestado (Joaçaba). Que fosse retornado as atividades da Ferrovia do Contestado, que percorre um trecho de cerca de 400 km e liga os municípios de Piratuba à Mafra. Com certeza que teriam o apoio das indústrias e empresas, clientes e muito mais. Abandono da ferrovia e situação vergonhosa da SC-150 Capinzal a Piratuba.
Deixe seu comentário