Celebration ABAG: 15 Anos de Solidariedade, Emoção e Conexão Humana |
Ligeirinho

Fique por dentro - recado da comunidade
MANUTENÇÃO - A estrada Joaçaba, Lacerdópolis a Ouro recebeu a pintura na sinalização de solo. E a estrada de Capinzal a Piratuba receberá quando essa benfeitoria?
INTEMPÉRIE - O vereador Coronetti informou que a Secretaria de Infraestrutura construiu um coberto para deixar as máquinas rodoviárias embaixo, as quais pernoitavam no relento. Seria uma boa fazer o mesmo para os veículos da Secretaria da Saúde, os quais não tem uma proteção contra as condições climáticas e deveria ter monitoramento por câmeras no local. Ação preventiva e de garantia do bem público.
A educação e as boas maneiras não fazem parte do dia a dia de muitos munícipes, portanto, pesquisamos e sobre gestos obscenos para poder colaborar e evitar problemas aos maus e educados. Gesto significa movimento do corpo, em especial da cabeça e dos braços, ou para exprimir ideias ou sentimentos, ou para realçar a expressão; mímica. Obsceno significa que fere o pudor; impuro, desonesto. Fonte: Aurélio online.
20 gestos e sinais comuns no Brasil que você não deve fazer em alguns países
GRAZIELY BAS?LIO 16/03/2017 COMMENTS DICAS
Quando viajamos para outros países entramos em contato com outros costumes e culturas, por isso é necessário ficar atento ao que pode e o que não pode ser feito para causar nenhum mal entendido. Isso também inclui os gestos que fazemos, por isso fizemos uma lista com 20 gestos e sinais que são comuns no Brasil, mas que você não deve fazer em alguns países.
Fazer uma viagem internacional é uma experiência que quebra barreiras que vão além do idioma estrangeiro, afinal a comunicação corporal muitas vezes diz muito mais do que palavras.
Para não dizer coisas que você não gostaria de falar através de gestos mal compreendidos, saiba quais são os gestos que podem significar diferentes coisas em outros países.
CONFIRA ABAIXO QUAIS SÃO OS 20 GESTOS E SINAIS QUE VOCÊ DEVE EVITAR
Reprodução: Freepik
1 - O SINAL DE "V" QUE PODE TE COLOCAR EM UMA FRIA
O "V" é um gesto que fazemos com o indicador e o dedo médio levantados, enquanto os outros dedos da mão estão abaixados, o que forma o famoso sinal de paz e amor.
Reprodução: Pixabay
No entanto embora esse gesto tenha um significado puro na maior parte do mundo, pode ser arriscado usá-lo nos seguintes países: Austrália, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.
Esse sinal nesses países é como uma ofensa, e em palavras leves, pode ser interpretado como um "dane-se". Então se for viajar para algum deles, fique atento.
2 - POSITIVO OU "DEDÃO PARA CIMA" É MAIS OFENSIVO DO QUE VOCÊ PENSA
Aqui no Brasil esse gesto é usado para afirmar que algo está bem ou que você concorda com algo.
Reprodução: Pixabay
Mas na cultura oriental ele não tem nada de positivo, inclusive na Tailândia, esse gesto é usado para sinônimo demonstrar desaprovação. Já em Bangladesh e no Irã, o gesto é altamente ofensivo e tem o mesmo significado de "mostrar o dedo do meio" para nós.
No Japão, esse gesto pode significar informalmente "namorado", então se você não deseja causar confusão, é melhor evitar usar esse sinal por lá.
3 - UM SIMPLES "OK" PODE SIGNIFICAR BEEEEM MAIS
Fazer um círculo com o seu polegar e indicador, forma um "o", que nos Estados Unidos é entendido como "Ok", que significa que está tudo bem. Aqui no Brasil esse sinal é utilizado por alguns com a mesma conotação, porém em algumas regiões do Brasil e da América Latina, é considerado algo obsceno.
Reprodução: Pixabay
Na França, esse mesmo gesto também não remete à algo bom, sem querer você pode acabar estar sugerindo que algo (ou alguém) é desprezível e sem valor. Então tome muito cuidado quando for visitar Paris.
4 - USAR A MÃO ESQUERDA PARA CUMPRIMENTAR PODE NÃO SER UMA BOA
Embora seja comum cumprimentar com a mão direita, em determinadas situações pode ser que tenhamos que utilizar a outra mão, algo que não tem nenhum significado aqui no Brasil.
Reprodução: Pixabay
Porém, se você estiver em algum país Árabe, não use a mão esquerda para cumprimentar em hipótese alguma, isso porque nesses países, a mão esquerda é considerada impura pois é destinada a higiene pessoal.
5 - DEIXAR AS MÃOS NO BOLSO NEM SEMPRE É BOM
As vezes não sabemos o que fazer com as mãos, ou estamos com muito frio, então colocamos ela no bolso. Esse gesto inofensivo, pode acabar ofendendo alguém.
Reprodução: Pixabay
Se você estiver visitando a Turquia, Coreia do Sul, ou Japão, evite andar com a mão no bolso, isso porque esse gesto é associado a arrogância, e significa desdém.
6 - CRUZAR OS DEDOS PODE NÃO TE DAR TANTA SORTE
Cruzar os dedos é um gesto que costumamos usar quando precisamos de sorte, ou queremos desejar sorte para alguém.
Reprodução: Pixabay
Mas no Vietnã, esse sinal pode não te dar tanto sorte, isso porque lá é considerado como um gesto obsceno, para os Vietnamitas, os dedos cruzados são uma referência a genitália feminina.
7 - O SINAL DE "PARE" PODE FAZER VOCÊ PARAR EM UM HOSPITAL
Na maior parte do mundo, mostrar as palmas da mão para alguém é um sinal solicitando que ela pare.
Reprodução: Pixabay
Porém na Grécia, tome cuidado ao utilizar as mãos. Se você voltar as palmas da mão para uma pessoa é um gesto altamente ofensivo, é comparado à esfregar excrementos na cara da pessoa para o qual você está fazendo o gesto.
8 - CHAMAR COM O INDICADOR NÃO É UMA BOA EM PAÍSES ASIÁTICOS
Esse gesto de curvar o indicador para chamar alguém, é muito comum, inclusive muitos de nós utilizamos no dia a dia para chamar garçons, ou pessoas que estão longe.
Reprodução: Pixabay
Se você estiver visitando as Filipinas tome muito cuidado quando for pagar a conta, esse gesto é utilizado lá apenas para cachorros.
Usar esse gesto para pessoas é extremamente ofensivo, e sugere que você a vê como um inferior. Se você não quiser passar uma má impressão, não use esse gesto!
9 - PASSAR A MÃO NA CABEÇA PODE PASSAR DE UM GESTO DE CARINHO PARA UM INSULTO
Quando passamos a mão na cabeça de alguém, normalmente fazemos isso como demonstração de afeto, ou quando queremos chamar atenção de alguém.
Reprodução: Pixabay
Mas em países orientais não é bem assim. Para os budistas, o topo da cabeça é o ponto mais alto do corpo, onde reside o espírito. Então quando você toca o topo da cabeça de alguém está sendo invasivo.
10 - USE AS 2 MÃOS AO INVÉS DE 1
Que a cultura oriental é bem diferente da ocidental, já sabemos. Mas ao visitar países asiáticos é necessário cuidado em dobro. Aqui as pessoas não se apegam a detalhes, como o modo em que suas mãos estão na hora de entregar um objeto à outra.
Reprodução: Pixabay
Mas se você estiver em algum país Oriental como China, Coreia, Japão entre outros, dar objetos com apenas uma das mãos é um sinal de desdém.
Então, se você for pedir que alguém tire uma foto sua, fique atento quando for passar a câmera, certifique-se de passar com as duas mãos. Isso vai mostrar que você é atencioso e sincero.
11 - SE VOCÊ CURTE HEAVY METAL EVITE FAZER O SINAL DO ROCK
Deixar o mindinho e o indicador levantados é um sinal associado ao rock, principalmente ao heavy metal. Mas é importante ficar atento, afinal mesmo aqui no Brasil esse sinal pode ter um significado ruim.
Reprodução: Pixabay
Tanto aqui, como na Itália, usar esse gesto significa que um dos cônjuges está sendo infiel. Pense duas vezes antes de fazer esse sinal, principalmente se você estiver atrás de um homem.
12 - OLHAR NOS OLHOS PODE TE COLOCAR EM UMA ENRASCADA
Quando queremos confirmar que alguém está dizendo a verdade, costumamos pedir para ela fale olhando nos nossos olhos, aqui no Brasil, e para os países do ocidente, olhar nos olhos do outro é sinônimo de sinceridade e segurança ao falar.
Reprodução: Pixabay
Mas tome cuidado ao fazer isso enquanto fala com alguém na Ásia ou Oriente Médio, por lá esse gesto é considerado uma falta de respeito. Quando se trata de mulheres pode ser entendido como interesse sexual.
13 - MASCAR CHICLETE EM PÚBLICO PODE TE DEIXAR COM MÁ FAMA
Mascar chiclete em público não é uma coisa tão legal, mas essa prática não tem nenhum significado claramente ofensivo aqui no Brasil.
Reprodução: Pixabay
Fique atento se der vontade de mascar chiclete quando você estiver visitando alguns países asiáticos como Singapura e Japão, por lá, mascar chiclete é considerado uma violação das normas sociais e de etiqueta. Você não vai querer ficar com fama de mal educado, né?
14 - NÃO ARROTAR PODE SER FALTA DE EDUCAÇÃO
Aqui no Brasil, e na maioria dos países, arrotar em público é uma falta de respeito e educação, inclusive pode ser considerado um insulto se você estiver diante de pessoas importantes.
Reprodução: Pixabay
Mas na Turquia e na Índia tem uma inversão de valores um tanto quanto interessante, lá não arrotar após uma refeição é deselegante e pode passar a mensagem de que você não gostou da comida.
15 - CUIDADO AO APERTAR A PONTA DA SUA ORELHA EM PÚBLICO
Apertar a ponta da orelha com o polegar e o indicador é um sinal utilizado para demonstrar aprovação aqui no Brasil, mas em outros lugares não é bem assim.
Reprodução: Jasmine Beaghler/ Demand Media
Na Índia o significado não é tão ruim, visto que o gesto é utilizado para se desculpar com alguém, ou mostrar arrependimento por algum erro cometido. Já na Itália você pode estar acusando alguém de ser homossexual, o que não é muito legal de se fazer por aí.
16 - MOVER A CABEÇA NA LATERAL DE UM LADO PARA OUTRO PODE MUDAR TUDO
Fazer que não, movimentando a cabeça para a lateral de um lado para outro é muito comum, principalmente quando estamos impossibilitados de falar, por mais óbvio que esse gesto nos pareça, nem sempre é assim.
Se você repetir esse mesmo gesto na Bulgária, Grécia, Irã e Turquia, estará concordando com a pessoa, isso mesmo, o gesto que para nós é não, nesses países significa sim.
17 - FAZER O "SINAL DE CARONA" PODE NÃO TE AJUDAR A CONSEGUIR CARONA
Fazer o gesto de positivo inclinado para direita é uma forma bem comum para pedir carona, inclusive costumamos ver muitos atores utilizando esse gesto em filmes norte americanos.
Reprodução: Pixabay
Mas fique atento, se você estiver na Turquia e fizer esse gesto para alguém do mesmo sexo, está fazendo um convite para sair com essa pessoa, isso porque por lá, esse gesto é uma cantada para sair com um homossexual.
Na Austrália e na Nigéria fazer esse gesto para algum é considerado como obsceno. Por isso, evite utilizá-lo.
18 - "RASPAR" O QUEIXO COM AS PONTAS DOS DEDOS EM PÚBLICO NÃO É UMA BOA IDEIA
Esfregar o queixo com as pontas dos dedos é um gesto bem comum para os homens, principalmente os que usam barba. Coçar o queixo é um movimento natural para muitos.
Reprodução: Pixabay
Mas significa algo bem ofensivo em alguns países. Se você estiver visitando a Bélgica, França, Nordeste da Itália ou Tunísia, esfregar o queixo para frente com os dedos da mão em público, é o mesmo que dizer com palavras lever "vai se danar".
19 - CUIDADO COM O COTOVELO NA HORA DE COMER
Aqui no Brasil, para alguns deixar o cotovelo apoiado na mesa na hora de comer é sinônimo de falta de educação, porém em outros países pode ser ainda pior.
Reprodução: Claudia Matarazzo
No México e na maior parte do países da América do Sul, bater os cotovelos na hora da refeição indica que a pessoa ao seu lado é mesquinha, então uma boa dica é evitar utilizar esse gesto.
20 - ESTALAR O POLEGAR NOS DENTES PODE CAUSAR SÉRIOS PROBLEMAS
Quem tem o hábito de roer unha tem que tomar cuidado para não fazer isso em público, não só pelo fato de ser anti higiênico, mas também, porque você pode entrar em sérios apuros.
Reprodução: Pixabay
http://www.melhorembarque.com.br/20-gestos-que-voce-nao-deve-fazer/
Deixe seu comentário