logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro - recado da comunidade

CANETAÇO X PRESTAÇÃO DE SERVIÇO - Cidadã na sua adolescência perdeu a visão de um olho, no entanto, sempre que pode ajuda seus semelhantes, mesmo sem poder, acaba dando um jeito para colaborar. 
Não tinha condições financeira, apesar de ter uma filha, ao ver uma criança passando necessidades e com problema de saúde em uma das orelhas, resolveu cuidar e acabou adotando o mesmo. 
O tempo passou, se divorciou, já que era mãe e pai ao mesmo tempo, sendo a verdadeira chefe da Família, então chegou determinado dia que cuidou e ajudou a prolongar a vida de sua tia, depois foi a vez de dar cuidados especiais ao seu primo, mais tarde também com lágrimas nos olhos, porém, com um coração e tanto, passou a cuidar seu próprio pai. Foram várias pessoas que cuidou, sendo que muitos idosos deixaram sua marca, já que vários iam visitá-los.
Ela pegou uma habilidade sem igual para cuidar e locomover, ainda, dar banho, trocar fraldas, mudar a roupa dos idosos, sendo algo que não é para qualquer um. Também muitas famílias lhe procuravam para que cuidasse, pois sabiam e sabem da qualidade dos serviços prestados.   
Além de sua Família, conseguiu por várias vezes constituir outra Família, sendo os idosos, no entanto, apesar de ser uma prestação de serviços, sem ter dinheiro público, denúncias infundadas e falta de vontade para deixar servir, muito foi e vem sendo perseguida (...). 
Se tinha uma casa que se fazia as três refeições ao dia, ainda lanches fora de hora, era no lar que abrigava os idosos, Teve um certo dia que bateu na casa, funcionários da Prefeitura (órgãos governamentais) e a Polícia Civil, sendo denúncia de maus tratos, mas, nada ficou comprovado, pois o denunciante sequer tinha prova, exceto, aquele (a) que não queria ver a casa aberta, porém, o filho queria tão bem sua mãe, que deixou para outra pessoa cuidar e foi para sua casa em outra cidade.
Também teve uma batida, então levaram os idosos de baixo de chuva para o hospital, mas, nem a casa hospitalar estava preparada para cuidar da terceira idade. 
Se os idosos eram maltratados, por que eles não queriam sair da casa autoridades e lideranças? Saibam vocês, eles conviviam muito bem, pois gostavam de assistir televisão, contar casos, dar risada, receber visitas, enfim, tinham passatempo e recebiam amor, também carinho. Infelizmente, como alguém quer falar de casamento se nunca casou, ou então, falar de como deve cuidar de idoso se nunca se dedicou aos mesmos? Teoria não acompanha a prática, pois na prática é quando mostra a verdadeira diferença, diferença essa não vista pelo canetaço, quem sabe, deixando de usar do bom senso. 
Quem diria, órgãos governamentais, chegaram a mandar idosos para tal casa, na época servia, agora não serve mais. Também agentes públicos pediram que fizessem alguns ajustes nas casas que alugou e poderia ser legalizada, então gastou o que tinha e não tinha, no entanto, sempre uma exigência a mais, corrimãos, rampas, tantos quartos e uma infinidade de coisa. Se não queria ver funcionando o que precisa na cidade, por que tanta exigência: para nada? 
Tem idoso morando sozinho, tem idoso que poderia estar com os familiares e está em outro centro, mas, será que tais autoridades e lideranças vem acompanhando como estão tais cidadãos (ãs)? Mandando embora, se foi a cultura, em si, parte da história que ajudaram a escrever de nossa terra e de nossa gente.   
Nós até cuidaríamos algum idoso, como convivemos com muitos, mas, para fazer companhia, contar piadas, diverti-los, enfim, conviver bem, mas, jamais teríamos a habilidade de fazer o que essa mulher guerreira, heroína fez e está, quem sabe "proibida" de fazer, de prestar serviços para famílias que precisam que alguém cuide, já que a vida é muita agitada e o tempo é pouco. 
ATENÇÃO - ALERTA - PRECAUÇÃO:  Você ou vocês que cuidam de idosos, para não serem rotulados de maus tratos e outros mais, por denúncia e não terem dado a mínima para o depoimento dos idosos, consequentemente, de seus familiares, que abram mão do serviço que prestam e levem esses da terceira idade sobre os seus "poderes" no Fórum e deixem lá, até porque foi dado 24 horas para a Prefeitura tomar uma providência, os quais pediram cinco dias não aceito, então os servidores foram em "comitiva" o que assustou os idosos, muitos deles deu diarreia, pois sabiam que não teriam mais a convivência harmoniosa e sob boa companhia.  
Tem idoso que foi tirado de sua própria casa e levado para o município coirmão, onde mora sozinho, também tem outros (as) residindo só na cidade e adoentados com diversas complicações de saúde, inclusive, com câncer. 
Como é sede de Comarca, devem ver nos demais municípios, pois, são inúmeras casas prestando serviços para cuidar de idosos, sendo um bem necessário, inclusive, no interior também tem essa boa ação considerada irregular, pois, a cidadã foi tratada, quem sabe, semelhante como fosse criminosa ou se preferir fora da lei.  
Quem diria, exigiram o impossível, no entanto, dos muitos, teve uma boa alma, a qual é gente do bem, mas, só um não pode fazer nada, pois faltou boa vontade e acompanhar de perto- jamais fazer a mesma pagar pelo que escreveram e não pela realidade do ato e fato. Lamentável e vergonhoso. Enaltecemos a tentativa da autoridade maior do município e de um uns subordinados a ele, no entanto, a ordem era fechar e pronto.
Parabéns Senhora por cuidar de sua família e por ajudar a dos outros, pois, muitos, por dinheiro algum fariam o que você já fez. Para quem não sabe, é tirar a fralda com urina e "merda", dar banho, trocar de vestes, dar remédio, acompanhar no internamento e na recuperação, ainda, ser denunciada por más línguas- uns e outros dando vez, quem sabe, para a omissão da verdade (...). 
 Tem muita coisa para dar resposta a sociedade, até porque a casa dos idosos servia e muito bem para cidade e outros centros. Então, deve-se fazer uma campanha quanto a campanha Maria da Penha, levando em conta mulheres apanharem de homens, ainda contra o assédio moral e sexual, dar uma resposta para a família que há dois anos e quatro meses não sabe o motivo e como sumiu o rapaz.  Também o motoqueiro que desapareceu e foi encontrado morto, pois faz em torno de uma década, inclusive, dizer um basta e penalizar o narcotráfico - contrabando de cigarros e outros - esclarecer a morte na sede social. Foram inúmeros roubos de cofres e nunca chegaram aos culpados, só restou vários cofres jogados até nos rios. E a ladrona que roubou duas cadeiras, sendo que a dona da casa registro Boletim de Ocorrência e entregou filmagem do ato, identificando carro e a verdadeira identidade da mesma. Num caso deste, quem sabe, poderia servir de busca e apreensão, levando em conta as provas que não oferecem dúvidas. 
É bom lembrar que a sociedade também espera por uma definição quanto às mortes prematuras no trânsito, seja por motos, carros ou caminhões. 
Se foi usada a tribuna da Câmara de Vereadores, influenciando ou não os parlamentares, seria bom e necessário fazer alguma ação quanto ao menino acamado que tanta polêmica vem gerando e não culpar o cidadão que fez o vídeo. Outra questão que não pode ficar sem uma ação, é do estacionamento rotativo, pois quando alguém foi autuado a justiça pediu explicações a Prefeitura e empresa concessionária, ainda pediu readequação às normas de trânsito. E agora que estão guinchando carros, ou seja, se apropriando de bens de terceiros, tirando arrasto (na marcha e com freio de mão puxado), o que será feito ou estão fazendo para evitar toda essa reclamação, pois nem todos têm estacionamento privativo. É importante dizer um basta aos cães de rua, levando em conta a Lei de Guarda Responsável.
É lamentável, pois para uns a lei anda rápido até demais e em certos casos queira ou não os entendidos, boatos e rumores dizem existir certa morosidade. 
Nascemos, nos criamos nessa cidade, então, dividimos ela com aqueles que vieram por adoção, no entanto, é inadmissível uns outros forasteiros imporem absurdos. 
A justiça sem a força é impotente, a força sem justiça é tirana. Blaise Pascal
A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar. Martin Luther King
A justiça pode caminhar sozinha; a injustiça precisa sempre de muletas, de argumentos. Nicolae Iorga
Justiça é consciência, não uma consciência pessoal mas a consciência de toda a humanidade. Aqueles que reconhecem claramente a voz de suas próprias consciências normalmente reconhecem também a voz da justiça. Alexander Solzhenitsyn      
Campanha Maio Amarelo da Copercampos acontece de 14 a 16 de maio Anterior

Campanha Maio Amarelo da Copercampos acontece de 14 a 16 de maio

Piratuba participa do VIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura Próximo

Piratuba participa do VIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

Deixe seu comentário