Closmar Zagonel assume como prefeito interino de Concórdia |
Ligeirinho
Fique por dentro
ü Há muito tempo sugerimos a implantação de uma academia à céu aberto e que também melhorassem as condições do que existe na Área de Lazer, inclusive, que fosse substituído os eucaliptos por outras árvores, ainda a necessidade de construir no local um pavilhão. No dia 09 de março a Administração Municipal entregou ordem de serviço de construção do centro de eventos, sendo a obra orçada em torno de R$ 300 mil. A questão foi parar na justiça, devido o recuo da margem do Rio do Peixe, porém, preferiram fazer valer a realidade do município do que a burocracia da lei, no entanto, antes de destruírem a pista de atletismo, devem sim, arranjar outra área de terra para a prática esportiva ou de momento fazer outros estudos para não acabar com esse bem necessário no mundo dos esportes.
ü Capinzal foi uma referência na vida noturna, para tanto, tinha boas boates, lanchonetes que atraiam o público até de outros municípios, a exemplo do Olho d´Água. O cinema era uma referência regional onde também usavam para apresentar peças teatrais, show, formaturas e muito mais. Há certo tempo os bailes e matinês dançantes eram de pura diversão, hoje, a briga tomou conta desses tipos de eventos. Não precisamos de grandes investimentos para divertir o povo, basta seguirem a iniciativa e ação da Sociedade Babados com seu Festival Artes e Danças, para tanto, basta querer fazer e tudo acontece. Uma das tantas virtudes do Grupo Babados foi visível em um de seus integrantes, o qual encontrou um Pen Driv 5 no evento, então procuraram o dono e entregaram a ferramenta de trabalho para o jornalista (honestidade e respeito para com o público, pois são pessoas de credibilidade).
ü “Especialistas são contrários à instalação de lombadas físicas”, postada em 02/05/2008, tendo como fonte: Clipping Denatran (http://www.sindemosc.com.br). Na época um doutor em Planejamento Urbano e professor de Universidade, achava que a lombada física era um retrocesso e podia até causar acidentes graves. Ele tinha afirmado que outras medidas deveriam ser tomadas, como o mapeamento das áreas mais violentas e estudos técnicos, a fim de buscar soluções que podiam trazer segurança à população. Lombada física não é solução. O próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB) restringe o uso, devido aos acidentes que pode causar. Há outras alternativas, como as ilhas de segurança - afirmou. Uma diretora de Planejamento Viário de uma cidade turística de Santa Catarina, ressaltou que as lombadas físicas só podem ser instaladas em condições extremas e o município não possui autonomia sobre o trânsito, devendo respeitar as leis federais. O CTB rejeita completamente a lombada física. Se for aprovado, o projeto de algum vereador poderá ser considerado inconstitucional. Um exemplo em Blumenau tinha mais de mil lombadas, porém, elas foram removidas porque impactavam diretamente no custo de manutenção dos ônibus e outros veículos. A lombada física pune 100% os motoristas, e não somente os que infringem a lei - defendeu o presidente do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau. Infelizmente, os quebras molas ficaram curtos e altos demais.
ü Não poderia ser melhor escolha dar a vez ao vereador Dire ser líder de Governo na Câmara Municipal, pois é atencioso, prestativo e sempre busca uma solução condizente para cada caso. Dire fala e se expressa bem, portanto, é um dos verdadeiros representantes do povo na Câmara de Vereadores, atuante, portanto, dá o respeito e se faz respeitar. Os secretários e diretores vêm realizando bons trabalhos, porém, nem todos divulgam na imprensa (jornal escrito) ou nos meios de comunicação (jornal impresso, na rádio local e nas rádios limites), caso informassem o prefeito não receberia tanta cobrança por muitas ações já executadas.
ü É só em Capinzal que certos “motoristas” devem estar surdos e não respeitam ninguém, pois se acham no direito de promover poluição sonora e ambiental. O barulho ensurdecedor não acontece só com os carros que transitam normalmente a qualquer hora do dia e da noite pela área central da cidade, mas também é grave os jovens ouvindo músicas eletrônicas com decibéis que ultrapassam o permissivo legal, o que pode causar dolo e perigo para a saúde humana, inclusive, para o autor do delito e daqueles que estão ouvindo o som de maneira espontânea ou não. Somos contra a ação de flagrante, pois essa prática fere a legalidade do agir e da conduta. Cabe ao Ministério Público e as polícias fazerem a orientação, a partir disto tentar solucionar o problema rotineiro de excesso de som.
ü Ouvimos constantemente a televisão noticiar sobre o trabalho escravo, onde os cidadãos estão prestando serviços em condições de desumanas. Vários destes trabalhadores, às vezes, o pouco que recebem em questão de alojamento, muitas vezes é melhor que sua própria casa, mas como a lei às vezes se excede, de certa forma acabam arranjando um culpado pela falta de perspectiva de vida do povo, então o possível padrão passa a ser o vilão. A questão salarial também consideramos trabalho escravo, sendo um exemplo inúmeros funcionários públicos trabalhando para ver o Diabo dar risada, pois os homens públicos entram e saem das prefeituras e o quadro funcional permanece, portanto, são maus políticos que vivem do dinheiro público e deixam de valorizar quem realmente merece.
ü Tem certos dias da semana que não se encontra crédito para telefone celular, o que se torna difícil manter uma comunicação de qualidade. No início de 2011 apareceu um telefone público depredado, na Rua Dona Linda Santos, no entanto, antes de exigirem que a empresa conserte o estrago, preferiram tirar do local onde passou a fazer falta. Sabemos da preocupação da mulher pública, a qual encaminhou pedido ao Executivo solicitando reparo do orelhão ou a retirada do mesmo, já que estava inservível. Infelizmente, alguém foi pelas vias erradas, principalmente, levando em conta os prazo para atendimento das solicitações de reparos de telefone de uso público deve ser atendida em até oito horas. É o que determina o Plano Geral de Metas de Qualidade (PGMQ) criado para garantir a qualidade dos serviços de telefonia fixa. Ou seja, não basta que as operadoras cumpram as metas de universalização; elas precisam atingi-las com o máximo de qualidade de serviço. E a Brasil Telecom busca constantemente obter melhorias em cada item das Metas de Qualidade.
ü É de chamar a atenção o comércio dos municípios coirmãos, sendo que as portas da maioria dos estabelecimentos de Capinzal abrem mais tarde do que na cidade de Ouro. O cliente não deve ter o atendimento limitado, e sim, quanto mais tempo estiver aberto o comércio, o retorno financeiro é maior em favor do estabelecimento. O povo do interior levanta cedo, portanto, não justifica certos comércios abrirem para atendimento a partir das 9h da manhã, inclusive, tem certas casas que poderiam permanecer abertas ao meio dia, a exemplo de supermercados de alimentos e de outros gêneros.
ü Para ser a primeira edição do Festival de Artes – Babados em Arte, pudemos comprovar ser o maior show de danças folclóricas, realizado nos dias 18 e 19 de março em Capinzal. A estrutura montada foi de primeiro mundo, porém, infelizmente, na primeira noite a sorte que os bombeiros estavam de prontidão e apagaram um princípio de incêndio, já que no Ginásio Municipal de Esportes sequer tinha um extintor e muito menos um hidrante visível para facilitar a ação. Na segunda noite o extintor era uma realidade, pois pegaram por empréstimo. Em nosso município, um local que bem poderia a municipalidade ocupar, seria o antigo Cine Odete, com capacidade para grande numero de público naquilo que poderiam transformar numa casa da cultura.
ü Eram mais de oito mil processos tramitando no Fórum, hoje, segundo informações supera seis mil, no entanto, esse número ainda é grande. Lamentável as pessoas abrirem Boletim de Ocorrência até por pequenas questões, onde a polícia deveria tentar convencer a deixar de lado uma briga via justiça, o que causa problema futuros e certa perda de tempo. Abreviando, Capinzal tem 20.771 habitantes), Ouro (7.371), Piratuba (4.786), Ipira (4.752) e Lacerdópolis (2.197), totalizando 39.877 habitantes, consequentemente, se formos levar em conta o número de processos a serem apurados, demonstra que nossa Comarca não é composta por pessoas ordeiras, pois índice de conflitos ainda é grande.
ü As pessoas da terceira têm direitos, mas não sabem ou quem sabe os entendidos deixam de alertá-los sobre os benefícios existentes no Estatuto do Idoso, o qual entrou em vigor em 1º de outubro de 2003 e regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Conheça os direitos que vêm com a aposentadoria: Atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população. Prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda. Preferência nos atendimentos de Saúde, Educação e Cultura, Trabalho, Previdência Social, Habitação, Transporte, Acesso à Justiça e muito mais. Quem ganha até R$ 3 mil tem isenção total no INSS. Também é possível se livrar do IPTU. (http://g1.globo.com)Há ainda algumas facilidades, como lugares reservados em ônibus e atendimento preferencial em filas. Infelizmente, ainda temos idosos pagando IPTU e enfrentado filas.
ü Senhores e Senhores exijam seus direitos, pois existe a gratuidade do registro de nascimento e óbito que possibilita o exercício da cidadania. A atual legislação brasileira garante a toda pessoa pobre, o direito ao registro civil de seu nascimento e ao assento de seu óbito de forma gratuita, bem como a expedição da primeira certidão relativa a tais solicitações. (http://www.parana-online.com.br). Se é lei deve ser seguida à risca e jamais querer tirar proveito em cima de alguns reais.
ü Os grandes bancos estão afugentando certa camada da sociedade, principalmente, os quais são pegos de surpresa por cobranças que chegam em casa, por não dar baixa da conta ou por outros serviços que não fez uso. Para abrir uma conta corrente é uma burocracia, pior ainda é para contrair um empréstimo, mas para depositar estão com as portas abertas. Caso conseguir um empréstimo paga muito, mas se depositar na caderneta de poupança o mesmo valor, seu rendimento será abaixo do dinheiro emprestado. Se os bancos batem recorde em cima de recorde de faturamento, por que será que existe greve de bancários, dos transportadores de valores e dos seguranças?
ü Até que enfim está chegando o momento de termos uma verdadeira política, quando as pessoas passarão a usar da razão, deixando de lado a emoção e a paixão pela sigla partidária. Uma grata surpresa vem sendo o PSDB, com propostas de trabalho e com pessoas que realmente sabem realizar ações voltadas ao coletivo, inclusive, querem o bem do município e dos munícipes, consequentemente, outras siglas também prestam serviços para tanto. É claro que outros partidos têm a sua ideologia e princípios, portanto, unidos num mesmo propósito o progresso e desenvolvimento acontecem.
ü Há muito tempo alertamos e insistimos que as autoridades municipais recuperassem a Ponte Pênsil Padre Mathias Michellizza e que construísse a passarela na Ponte Irineu Bornhausen, sensibilizasse o Governo do Estado para a importância da pavimentação da SC-458 (Ouro/Jaborá), construção de ponte e do anel viário para desviar o trânsito pesado do centro de Capinzal e Ouro. Sugerimos e cobramos até recentemente essas ações. Continuaremos insistindo na construção de mais uma ponte para servir de contorno viário, o que melhoria o vai e vem em Capinzal/Ouro ou vise-versa. Também insistiremos que ambos os municípios tenham semáforos inteligentes e sinalização de solo alertando para a fiscalização eletrônica. Que seja canalizado parte do Rio Capinzal para servir de Calçadão, de praça e até para estacionamento. Que Capinzal e Ouro unifiquem os feriados de emancipação política- administrativa e dos padroeiros (antes de dois feriados em cada município, passaria para quatro). Melhoria na considerada estrada velha – na extensão da Avenida Leonardo Santos com a Aparício Ribeiro, já que a via pública é estreita, falta passeios e a qualidade do asfalto é péssima. Insistiremos na conclusão da ciclovia, compreendendo o Trevo do Bairro São Cristóvão até a Serp, porém, que seja colocado guard-rail como forma de proteção aos pedestres que andam pela SC-303. Recuperar o que se perdeu, sendo a pavimentação asfáltica transformada em chão batido da SC-303 até o Barro Preto, também desta SC na localidade de Linha Pellizzaro sentido empresas da construção civil. Dar incentivos para novas empresas se instalarem no município (concorrência de mãos-de-obra e novas opções de trabalho) e fazer projetos para a construção de moradias, no sentido de amenizar o déficit habitacional.
ü Resultado da Pesquisa Interativa de O TEMPO – um jornal de fato: O que achou do Carnaval de Capinzal (SC) ? Excelente – Extraordinário – Magnífico – Ótimo – Satisfatório – Regular – Péssimo – Ruim – Ridículo. A votação foi essa: Excelente 7 %, Ótimo 2 %, Bom 7 %, Péssimo 10 %, Ruim 5 % e Ridículo 69.
ü Enxergar o que está errado não é ser crítico, e sim, é uma maneira inteligente para poder cobrar a solução do problema. Infelizmente, há muito tempo pedimos que retirassem as muralhas em frente do Terminal Rodoviário Intermunicipal, já que muitos carro e motos colidiram nos mencionados obstáculos. Outro motivo para arrancarem as muralhas que dificulta o livre trânsito dos ônibus, são as várias manobras forçadas para poder entrar e sair das plataformas. Alertamos para os acidentes, danos, prejuízos, feridos e poderia fazer vitimas fatais. Como foram contra o quiosque no calçadão, o qual poderia dar certo, por que será que insistem em manter as muralhas? Na manhã desta quarta-feira, ex-secretário deinfraestrutura e vereador bateu o carro em uma das muralhas, o qual foi atrapalhado a exemplo de muitos outros, pela ação do sol.
ü Moradores da Rua Pres. Nereu Ramos, mediações com a Rua Dom Vicente Gramázzio estão se queixando devido à retirada da lixeira, pois agora passaram a pendurar o lixo em arbustos, para evitar a ação de animais. É preciso implantar um sistema de lixeira na cidade, pois muitas que estão sendo utilizadas proporcionam um péssimo visual.
Deixe seu comentário