logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 

 
ü     O estacionamento rotativo deveria favorecer quem não tem garagem e deixa o carro e moto na via pública. A maioria deixa o carro estacionado e vai pro trabalho, portanto, não tem como sair do serviço a cada uma ou duas horas para tirar o veículo do local, caso contrário será notificado e guinchado. Nem todos terão o benefício em seu favor, portanto, é bom rever o que poderá gerar um grande problema, pois sequer a concessionária e a Prefeitura, apesar de explorar a zona azul, não se responsabilizam por danos e perdas. Também é necessário dar pelo menos 10 minutos de tolerância para estacionar e deixar as pessoas embarcarem ou desembarcarem, isto, sem cobrar por estar na vaga.     
ü     Nomes vêm sendo cogitados para concorrer a chapa majoritária em 2012, dentre eles aparece na reeleição Boaretto, querendo voltar a governar Capinzal o ex-prefeito por dois mandatos consecutivos Dorini, também está em posição de destaque o ex vice-prefeito Olrich Fritesche e o arrojado Totonho (o qual foi vereador e presidente do Poder Legislativo). Além destes nomes, mais quatro fortes candidatos poderão ser apresentados aos capinzalenses – gente de peso e populares.   Política é algo sério, portanto, vote consciente e jamais por paixão partidária, consequentemente, todos ganham.
ü     Ouvir pelos meios de comunicação discussão e agressões verbais demonstra a falta de preparo de alguns homens públicos em bem representar os munícipes, sendo evidente a sobra de picuinha e de falta informação. Ninguém pode se colocar a penas como integrante da situação ou ficar na situação cômoda de oposição, e sim, deve unir forças para o bem do município e sua gente. Na política as pessoas devem se espelhar nos bons exemplos, um deles é Ivo Luiz Bazzo que muito fez e continua ajudando a escrever a história boa de sua terra e de sua gente. O atual prefeito, apesar de ter a maioria da câmara contra seu governo, vem conseguindo realizar bons projetos em prol do coletivo ourense.  
ü     Ainda não está na normalidade a coleta do lixo nas mediações do centro da cidade, pois estão recolhendo num dia e ficam dias sem passar. Esperamos que no final e início do ano os serviços voltem ao normal, já que o acidente de trânsito deixou um caminhão a menos para ser utilizado pela empresa terceirizada. Não pode falhar o atendimento básico aos munícipes: Distribuição de energia elétrica, de água tratada, o benefício de telefonia e a coleta seletiva do lixo.
ü     Os servidores públicos tiveram uma confraternização de final de ano, com jantar na sexta-feira, 17 de dezembro, quando cada um recebeu uma sacola térmica com a marca Perdigão, sendo que dentro da mesma tinha um frango especial temperado Avepar – Aves do Parque Ltda, empresa localizada em Xanxerê (SC). A Avepar tem clientes e parceiros no país todo, porém, é estranho deixar de comprar o produto produzido em Capinzal, consequentemente, acabaram contribuindo para que o dinheiro aqui gerado vá circular fora do comércio local. A Perdigão é responsável pela maior arrecadação dos cofres públicos, porém, não se sabe o motivo que deixaram de valorizar a marca capinzalense (Perdigão ou Brasil Foods).
ü     Que bom seria se a Secretaria de Obras realizasse um trabalho de melhoria nos três acessos frontais da Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito e de seu prolongamento, já que os trajetos estão praticamente intransitáveis. Nos mencionados acessos é difícil transitar devido pedras enormes soltas e valas feitas pela enxurrada. Também poderia ser passada a patrola para nivelar o cascalho amontoado por certos motoristas e motoqueiros imprudentes que realizam manobras radiais, inclusive, recolher um monte de terra e barrotes abandonados há muito tempo próximo de templo e da área de lazer.
ü     Em 2010 não tem mais tempo de fazer uma manutenção da passarela da Ponte Irineu Bornhausen, no sentido de nivelar as chapas do assoalho e substituir os rebites soltos. Já na Ponte Pênsil Padre Mathias Michellizza devem substituir tábuas e barrotes deteriorados, ainda engraxar ou lubrificar os cabos de aço que estão fixados nas cabeceiras da ponte. Essa é uma ação preventiva e que proporciona segurança aos usuários de ambas as pontes, sendo um recurso bem aplicado, basta um entendimento dos governos municipais e fazer valer essa sugestão.  
ü     Havíamos solicitado que os funcionários da Prefeitura voltassem a fazer os serviços de conserto de calçadas, inclusive, apontamos a situação que se encontrava o passeio da Rua Ernesto Hachmann, a qual parte dela ruiu no último final de semana. Um morador colocou um cavalete e uma faixa de advertência devido ao perigo, no entanto, alguém levou embora o cavale e a faixa. Um terceiro tirou um galho de árvore e colocou no buraco, no sentido de evitar o pior. É bom e necessário a Secretaria de Obras rever os passeios públicos, já que os imóveis confrontantes pagam IPTU.     
ü     Em time que está ganhando não se mexe, portanto, uns e outros querem trocar diretores de escolas estaduais. Em Capinzal, caso pretendam tirar o atual diretor do Belisário Pena podem cometer um grande equivoco, pois as escolas precisam de gente de competente e com serviços prestados que podem ser analisados e servir de exemplo. Outra escola que também podem cometer equivoco, caso trocarem, é no Mater Dolorum, pois a atual conseguiu colocar ordem e respeito. Educação é coisa séria, onde precisa fazer valer o respeito, o aprendizado e as boas maneiras. 
ü     Motoqueiro que se acidentou nos altos da Rua Aparício Ribeiro, sábado, 11 de dezembro, foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado para o plantão médico e hospitalar, horas depois o acidentado teve alta com dois fios de costela quebrada, um corte de baixo do queixo, escoriações nas pernas e braços. No outro dia novamente foi para outro hospital, onde foi constatado cinco fios de costela quebrados e o véu da barriga arrebentado, então o apuro médico foi grande para poder salvar a vida que estava por um fio, sendo o atendimento liderado pelo profissional da área médica: Dr. Pedro Panis.
ü     O último dia 11 de novembro foi marcado pela triste ironia do destino, momento em que Miroca adormeceu para a eternidade. Se existiu uma heroína, essa foi Miracy Terezinha Sufredini Wilbert (Miroca), sempre atuante, prestativa, solidária, atenciosa e amiga. A cada data alusiva gostava de enfeitar a casa e seu carro, pois transmitia alegria e confiabilidade. Apesar de ter partido de maneira prematura, ela escreveu muitas páginas no livro da bondade, o que ficará eternizado. Sentimos saudades e ficamos entristecidos por perder quem nós mantínhamos verdadeira amizade e respeito pelo que foi, sendo uma vereadora fora da Câmara, exemplar secretária da Saúde, verdadeira cidadã, conselheira, motivadora e admirável pessoa. Deus realmente escreve certo por linhas tortas, portanto, Miroca entregou a alma ao criador e passou a fazer parte da constelação. Sinceramente, com sua a partida ficou uma lacuna na sociedade capinzalense.
ü     Novamente a enxurrada desce do lado do Loteamento Fernanda, passa nas mediações do ginásio de esportes e deixa prejuízo para o comércio e moradores dos arredores. Esse problema já deveria ser resolvido há muito tempo, pois deve ser a quarta vez que acontece, porém, agora com menor proporção. Quanto à cheia do Rio Capinzal, o problema é na vazão das pontes, pois fora delas a água não sai da caixa e escoa normalmente. A dificuldade é em virtude de uma infraestrutura inadequada, consequentemente, precisa ser melhorada com trabalho e não com justificativas.  
Anterior

INFRAESTRUTURA PÚBLICA PREJUDICA EMPRESÁRIO

NATAL NA RUA DONA LINDA SANTOS Próximo

NATAL NA RUA DONA LINDA SANTOS

Deixe seu comentário