logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 

 
ü     As pesquisas estão preocupadas em saber a opinião pública sobre o trabalho prestado pelos vereadores, prefeitos e outras coisas mais da política e da politicagem, porém, a maior contribuição seria dizer um basta aos fogos de artifício altas horas da noite para comemorar a vitória do time de futebol ou da política. Também é de praxe de muitos tirarem o sono alheio e perturbar o sossego público no período da noite e da madrugada, algo que acontece com frequência nas cidades coirmãs, Capinzal e Ouro, sendo um atrativo o foguete anunciando alguma festa. É comprovado que os fogos de artifício provocam convulsão nos cachorros e o barulho também agride a audição dos indefesos animais. 
ü     Mais uma atração na parte alta da Rua Aparício Ribeiro, sentido à Avenida Leonardo Santos, além dos motoqueiros andando sobre uma roda, agora virou mania frear para a moto derrapar. É uma rotina de certos motoqueiros imprudentes fazer exibição e manobras radicais (empinar, frear e arrastar o pezinho) e certos motoristas não respeitam a entrada e saída das garagens, os quais querem pisar no acelerador e não podem perder um minuto sequer.
ü     Enquanto uma e outra prefeitura diz que a coisa vai mal, o Consórcio Machadinho vem dando show de administração e de excelente aplicação da Compensação Financeira pelo uso dos Recursos Hídricos (COFURH) ao ressarcir os municípios pela área territorial cedida para implantação de usinas hidrelétricas. Os valores repassados mensalmente compensam os municípios pela perda de áreas agrícolas (Produção Renunciada) por inundação, estabelecimento de faixa ciliar e canteiro de obras. Outra virtude é a integração com a comunidade da área de abrangência do empreendimento e a contribuição com o desenvolvimento regional. Essa é uma excelente aula de administração, o que serve de exemplo aos administradores e seus comandados municipais.
ü     Além de tantas, duas opções vêm merecendo destaque em Capinzal, o Ponto 205 com os seus pastéis gostosos, X Saladas apetitosos, pastelão delicioso, enfim, variedade de lanches com preços baixos. A mais nova sensação é a melhor pizza semi-pronta da cidade, da empresa Carioca Pizzas. Há um ano iniciou o negócio com entrega de pizzas em Capinzal e Ouro, as quais são muito práticas para assar, pois vem com embalagem de alumínio, podendo levar ao forno a gás ou elétrico. Experimente uma vez e passará a ser cliente, basta ligar (49) 3555-2653 ou 9911-6779.   
ü     Crianças e adolescentes do Loteamento São Luis, município de Capinzal, tiveram uma surpresa desagradável, a única opção de lazer e entretenimento deixou de existir, quando a Prefeitura através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente colocou uma placa com os seguintes dizeres: “Área Verde – proibido utilizar está área para qualquer atividade – Ajude a preservar este local – Colabore com o meio ambiente – denuncie os infratores”. No slogan “Capinzal não pode parar”, na proposta de desenvolvimento da educação – cultura e esportes está assim descrito no Plano de Governo da Frente Democrática Popular (PMDB/PT/PR/PRB): Construir ginásios de esportes e campos de futebol, ainda, garantir nos loteamentos e comunidades estruturas para a prática de novas modalidades esportivas. Até agora no Loteamento São Luis o que aconteceu foi ao contrário, os jovens ficaram sem poder praticar atividade esportiva e a partir de então devem se contentar em olhar a mencionada placa da proibição.
ü     Um colorado disse que o Grêmio tem tudo a ver com a pilha Rayovac, também é semelhante a Philco e idêntico a Toyota. A Rayovac serve para acender apenas lanternas e ligar rádios, a Philco faz melhorar a imagem e a Toyota ajuda tirar da lama.
ü     Quem realmente deu a cara para bater no primeiro turno foi o vereador Rogério Biazotto (PDT), quando fez uma panfletagem e usou dos serviços de som de rua manifestando a sua opinião e pediu o voto para deputado estadual (Gelson Mirisio) e para federal (João Rodrigues). Frases mais usadas: A força do Oeste virá para Capinzal. Onde foram os eleitos? E os que pediram teu voto? Fez um alerta: Dividindo os votos entre vários candidatos não elege ninguém, e se elegeu pagou o cabo eleitoral e diz: - Fiz pouco voto? Nada devem, nem candidato e nem quem pediu teu voto não são mais vistos. Biazotto sugeriu que os cidadãos guardassem o panfleto como recibo de compromisso assumido, podendo cobrar trabalho destes deputados eleitos, seja em subvenções para associações – entidades e times de futebol, equipamentos para os hospitais, verbas para as estradas, educação, saúde, esporte – academia a céu aberto, emendas parlamentares de direito e devidos a Capinzal. Para federal em Capinzal João Rodrigues foi o 5º com mais votação (apenas 698), o 1º foi Colatto com 3.127, em 2º Maldaner (1.593), 3º Jorginho (1.309), 4º Pedro Uczai (710); para estadual Merisio também ficou em 5º posição com apenas 443 votos, em 1º Titon (5.640 ainda acharam pouco), 2º o capinzalense Valduga (só 836), 3º Sopelsa (696) e em 4º Saretta (443 votos). Se Merísio e João Rodrigues têm compromissos com Capinzal, apesar da pouca votação, espera-se que a Administração Municipal continue tendo retorno no apoio aos candidatos Titon e Colatto, isto, em verbas e emendas parlamentares em prol do coletivo capinzalense.
ü     A operação tapa-buracos resultou em mini quebra-molas, pois antes de ficarem nivelados se transformaram como se fossem lombadas. Outro problema do tapa-buracos, os carros passam e a brita com piche gruda nos veículos, também o cascalho vai soltando e se espalha na via pública. Em parte do asfalto não adianta fazer o dito tapa-buraco, e sim, devem remover a parte deteriorada e colocar nova camada, o que evitaria a pavimentação ficar peneirada.    
ü     Os prejuízos materiais causados aos carros são vários no vai e vem pelas vias públicas. Asfalto esburacado (deteriorado, bocas-de-lobo e caixas do serviço de distribuição de água), operação tapa-buracos transformando crateras em lombadas (desniveladas), quebra-molas fora de padrão de trânsito e principalmente tachões que deslocam pneus. Locais em que os tachões estragam pneus, passe devagar ou rápido na Rua Francisco Helt, em frente do Centro Educacional Inovação – CEI, próximo do Centro Educacional Prefeito Celso Farina, mediações do Calçadão (Rua Dona Linda Santos) e em diversos pontos da cidade dos tachões só sobraram o ferro que estava fixado. Nas proximidades da Escola Mater Dolorum, o sistema de tachões faz reduzir a velocidade, porém, não danifica os pneus. A péssima condição do livre trânsito resulta em desembolso aos condutores dos carros (balanceamento, geometria, troca de pneus etc).
ü     Uma das soluções para sobrar estacionamento na minúscula área comercial seria transformar parte da mão única da Rua Dona Linda Santos em vagas verticais. Já que ficou mão única em parte da Carmelo Zocolli, de um lado deixem na horizontal e do outro transformem na vertical. Entre as agências bancárias Banco do Brasil e Besc (BB), colocar vagas em vertical. No Calçadão seria bom fazer estacionamento para motos ou carga e descarga. Quanto à péssima circulação de veículos, usar certas travessias como mão dupla, o que possibilitaria encurtar distâncias. O descrito anteriormente é a opinião e desejo de vários cidadãos.     
ü     Na Câmara Municipal de Ouro os vereadores vêm apresentando bons projetos, o problema é a transmissão ao vivo pelas rádios limites, as quais cobrem a sessão e no outro dia completam a polêmica colocando gravações, o que caracteriza promoção pessoal paga com o dinheiro público. Em 06 de outubro, o Projeto de Lei Legislativo nº. 07/2010, de autoria do vereador Morosini, sugere a denominação da Unidade Central de Saúde, que leve o bom nome da sempre lembrada Dra. Lílian Maria Diones Giongo. Outro projeto que merece destaque, de 22/08/2010, Projeto nº. 06/2010, vereador Fedão, que torna obrigatória a entrega dos cadernos de provas aos candidatos, de todos os processos seletivos e concursos públicos promovido pelo Município de Ouro. Fundamental o projeto apresentado na sessão de 18/08/2010, de nº. 04/2010 que acrescenta artigo 368-A na Lei Municipal nº. 35/64 de 30 de Julho de 1964, que institui o Código de Posturas e nº. 05/2010 que Concede o Benefício da Isenção do Pagamento da Taxa devida ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) na Circunscrição do Território do Município de Ouro e dá outras providências (ambos de autoria do vereador Dire). O trabalho vem sendo realizado, porém, não é bem divulgado, ou seja, até parece que só existe o meio rádio.
ü     Salame e Maiote são excelentes pintores, mas o que está acontecendo que a pintura da sinalização de trânsito de solo dura apenas alguns dias? O principal exemplo são as faixas de pedestres e de influência de redução da velocidade, a escrita pare, setas e muito mais. A mão-de-obra é excelente, inclusive, estes são funcionários públicos, ganhando salário mínimo, no entanto, talvez o problema ao comprarem tinta de qualidade acabam recebendo um produto qualquer.
ü     Vamos ser realistas, a Argentina teve uma grande perda, sendo a morte do marido da Presidente Cristina Kirchner, pois era Néstor quem realmente governava o país, já no Brasil José Alencar é o grande articulador do governo Lula. Para o mandato 2011 a 2014, poderá ser Dilma quem conduzirá o destino Brasil, caso Lula realmente confirme seu pronunciamento de ficar fora do governo, portanto, talvez volte Palocci no comando. Título de capa da revista Veja, edição 2.189, de 03/11/2010, está assim descrito: Ele (Lula) sairá da presidência, mas a presidência sairá dele?
ü     Cidadão leu jornais enquanto esperava que lavassem seu carro, inclusive, abasteceu, então acertou os serviços prestados, porém, esqueceu o celular numa das mesas no posto de combustíveis. Para a sua surpresa, um motorista de caminhão encontrou o aparelho, pediu de quem era e em seguida levou o celular ao dono. Esse é um gesto de grandeza e seriedade, o que vale apena informar. 
LOTEAMENTO SÃO LUIS NÃO TEM OPÇÃO DE PRÁTICA ESPORTIVA Anterior

LOTEAMENTO SÃO LUIS NÃO TEM OPÇÃO DE PRÁTICA ESPORTIVA

INICIAM AS OBRAS NO LOTEAMENTO COLINA DAS FLORES Próximo

INICIAM AS OBRAS NO LOTEAMENTO COLINA DAS FLORES

Deixe seu comentário