logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 

 
ü     A ex-candidata ao cargo de presidente da república pelo Partido Verde, Marina Silva foi ministra do Meio Ambiente, no entanto, por descontentamento com o sistema de governo do Lula, entregou carta de demissão no dia 13/05/2008, sendo um pedido em caráter irrevogável. A descontente com o PT ficou em cima do muro, apesar dos cerca de 20 milhões de votos (15% da votação válida), inclusive, disse que precisaria de 15 dias para decidir quem apoiaria no segundo turno, por outro lado, o PV se divide no apoio para Dilma e Serra. Saiu do PT, porém, também não apóia o PSDB. Marina planta e José: serra, portanto, quem sabe, a desavença pôde ser por questões ambientais (plantio e corte).
ü     Por mais educada que seja a juventude, muitos acabam de uma maneira ou de outra entrando para o mundo das drogas, seja ela lícita ou ilícita. A droga ilícita muitas vezes é uma viagem sem volta, já as lícitas dão uma falsa perspectiva de vida. Por incrível que pareça, mesmo com toda a campanha publicitária educativa não vem surgindo o efeito esperado, o de afastar os jovens do vício do cigarro e das bebidas alcoólicas. Virou mania e rotina de moças e rapazes se encontrar para fumar e beber, o que significa dizer: “É um desperdício a juventude estar em certos jovens, pois acabam dando sorte pro azar.     
ü     Na última sexta-feira, 22, foi feito um vídeo nas principais ruas da cidade (Presidente Nereu Ramos, XV de Novembro, Dona Linda Santos e a Ernesto Hachmann), isto, em horário de pico do comércio. O problema de falta de estacionamento se resume em umas poucas e pequenas quadras, porém, é possível achar vagas para deixar carros e motos, basta querer. Capinzal não pode se achar na condição de Joaçaba, Concórdia e Campos Novos, pois estas sim são cidades pólos: político, educacional e econômico do meio-oeste de Santa Catarina. Nestas cidades sim existe a necessidade da implantação do estacionamento rotativo, já que recebem inúmeros visitantes em busca de atendimento e prestação de serviços. Capinzal infelizmente transformou casas residências em salas comerciais, as quais não têm garagem e nem estacionamento privativo. Queira ou não os entendidos, colocar estacionamento rotativo onde não falta vagas, fora da minúscula área comercial, tem uma palavra: ganância. Para mais informações, leia o editorial e veja o vídeo no site de O TEMPO – um jornal de fato.
ü     A parte alta da Rua Aparício Ribeiro sentido à Avenida Leonardo Santos vem servindo para exibição dos motoqueiros andando sobre uma roda e também para motoristas que não respeitam a entrada e saída de carros das garagens. Esse trajeto até parece uma pista de velocidade e de manobras radicais. O maior problema são os motoqueiros engraçadinhos empinando e querendo aparecer.
ü     A Mega Sena está para acumular no município de Zortéa, desta vez pode passar de R$ 1 milhão para dois milhões de reais. A Administração Municipal enviou um projeto para Câmara Municipal pedindo autorização de antecipação de R$ 1 milhão de reais, sendo uma compensação financeira que seria repassada pela Usina Hidrelétrica Machadinho. O mencionado projeto foi retirado da votação, porém, deveria voltar a Casa Legislativa somente em 2011, portanto, corre o risco de ser rejeitado, apesar da justificativa de comprar veículos para as secretarias, ainda executar obras e benfeitorias. 
ü     O bom vereador é aquele que não tem lado (situação ou oposição) no momento de analisar, fiscalizar e de votar. Virou mania e obediência o vereador de situação votar pela aprovação de todos os atos oficiais do Executivo, já a considerada oposição gosta de fazer uma tempestade num copo d’água. Apesar das sessões polemicas ainda esta em evidência as Câmaras de Ouro e Zortéa, ou seja, ainda existe uma ideologia política.     
ü     As lanchonetes com ponto fixo de funcionamento estão perdendo clientes para os ambulantes que vendem cachorro- quente e outros lanches. Concordamos que exageravam no som ao vivo, pois o volume era de estourar os tímpanos e perturbava os moradores aos arredores. O som ambiente deve ser restrito ao local, no entanto, os frequentadores podem muito bem se limitar em falar e jamais gritar, inclusive, os que não entram na lanchonete podem se colocar no seu devido lugar, caso deixam de ajudar também não devem atrapalhar (o que é caso para a polícia em determinadas circunstâncias). Os ambulantes vão ganhar muito dinheiro, pois um ambiente a céu aberto é excelente no verão e principalmente no final e início de ano. Espera-se que neste final de ano tenham várias opções para ir, com lanchonetes abertas e eventos para todas as faixas estarias sem ter de depender de outros centros para um bom passatempo. 
ü     Virou moda e mania achar que é somente o Crack que causa dependência e malefícios aos cidadãos. Outros tipos de drogas também acabam com a saúde física e mental dos usuários, ela pode estar dando uma falsa sensação de bem-estar, às vezes leva à morte e tem caso que deixa sequelas profundas. Um dos maiores problemas é a adesão ao vício das drogas licitas, principalmente, cigarro e bebida alcoólica, seja na adolescência e no início da maior idade. Os jovens estão bebendo e fumando por falsas vantagens: status, querer ser adulto e até para aparecer. Este é o caminho inicial, depois vem à dependência e o sofrimento próprio, dos pais e familiares, às vezes é um caminho sem volta.       
ü     A Expovale é realizada a cada quatro anos, com feira do gado e Canal do Boi, Motocros, show nacional e talentos da terra, stands para comercializar comidas – bebidas – bens e serviços. O que falta é implantar neste evento uma gastronomia da terra, pois no passado quando Paggi e Thomazoni foram prefeitos, tínhamos o Chester como carro chefe da gastronomia, agora quem sabe possa ser o frango inteiro ou em cortes. É uma boa sugestão seguir o bom exemplo da 24ª Marejada – Maior Festa Portuguesa e do Pescado do Brasil, realizada neste mês de outubro em Itajái e a 25ª Fenarreco (Festa Nacional do Marreco), na cidade de Brusque (dos 12 dias de evento, seis deles o público não pagou ingresso para entrar no parque). Outra sugestão, colocar gado leiteiro, sendo à base da agropecuária municipal e regional, também trazer um parque de diversões para dar maior opção de lazer e entretenimento. 
ü     O que era tão fácil encontrar agora deve depender de sorte para conseguir: o pão-fatiado. Talvez estejam fazendo apenas poucas unidades, saiu tudo numa única vez, os outros ficam sem o produto. Também é remoto encontrar pão descascado para fazer algum tipo de culinária, só por encomenda e preço dobrado.
ü     Os bombeiros e o plantão médico estão de parabéns, pelo excelente atendimento ao cidadão acidentado na última sexta-feira. Os bombeiros prestaram excelente serviço, digno de um ser humano, tento todo o cuidado em socorrer e conduzir o munícipe até o hospital, e lá os profissionais (médico e enfermeiro) também fizeram a sua parte com grande competência. Esse é o reconhecimento daqueles que observaram e admiraram o trabalho executado com eficiência.
ü     A polícia e os bombeiros foram chamados para atender um desesperado, então lá chegaram e constataram alguém no mundo da lua. As pessoas podem fumar e beber, o que não devem é deixar a coisa subir na cabeça a ponto de não saber controlar a dependência. Se não pode com ela, fuja dela em quanto tem tempo.
ü     No sábado, 22 de outubro, a Brasil Foods – BRF realizou o programa “Nossa História Nossa Gente”, numa forma de reconhecer o tempo de serviço prestado pelos seus funcionários (da Perdigão). Não temos conhecimento do evento, porém, no domingo passamos pelo centro educacional, onde foi realizada a programação, em Capinzal, quando constatamos a limpeza do pátio e da rua, sequer percebemos um copo e outros descartáveis jogados como de costume. O evento da BRF e o encontro da terceira idade, apenas estes souberam dar o destino correto aos descartáveis. Exemplo a seguido por promotores de ventos e público em geral. Um convite: A BRF promove a ação social em Capinzal, sábado, 20 de novembro, no centro educacional, numa parceria da empresa, Prefeitura, Sesi, entidades e prestadoras de serviços. Os benefícios de utilidade pública serão voltados à saúde e difusão cultural.   
ü     Um homicídio no domingo, 24, antecedeu a Semana da Paz, sendo tirada a vida de uma mulher com disparos de revólver, às 19h50min, no Loteamento Verde Vale, em frente do Bar Ponto Alto. A confusão iniciou na rua, depois de certa discussão o homem desapareceu com o carro, certo tempo depois apareceu e atirou no asfalto as sacolas plásticas com roupas da vítima, então ela saiu do bar empunhando um taco de sinuca e quebrou o pára-brisa do veículo, momento em que ele fez os disparos. Muitos atribuem à culpa no bar, no entanto, é uma injustiça, já que a briga foi acirrada e o crime poderia ter acontecido em qualquer outro lugar, apesar do fato ter como início e fim a via pública. Procuramos o Delegado na segunda-feira, mas não o encontramos, o qual saiu com o responsável pela Delegacia de Ouro, talvez para fazer alguma diligência, por isto desta nota, já que a entrevista não foi possível. Nesta terra nada se cria, pois tudo fecha por uma simples denúncia ou capricho de algum descontente, porém, devemos atribuir à culpa a quem de direito, caso contrário, estaremos inocentado o verdadeiro malfeitor, apesar de ser um ato impensado e levado por impulso devido certo prejuízo material. A cidade está violenta, pois em 2008 parece que foram 11 homicídios sem contar os suicídios, em 2009 chegou em torno da metade do ano anterior e em 2010 foram registrados vários homicídios. No caso os carros fazendo cavalo-de-pau, possíveis disparos de arma de fogo na rua e mediações do bar é caso para a polícia e não é responsabilidade do proprietário do mencionado comércio.    
ü     Quanto ao homem público que se envolveu em confusão na rua, não cabe aos vereadores julgar e tentar querer lhe tirar o cargo. É clara a Lei Orgânica do Município nas atribuições do vereador, portanto, não devem procurar encontrar chifres em cabeça de cavalo, já que não existe improcedência administrativa e nem de tráfico de influência. Legislar e ser autoridade jurídica são coisas diferentes.
MANIFESTAÇÃO DE REFLEXÃO E BOA AÇÃO EM CAPINZAL E OURO Anterior

MANIFESTAÇÃO DE REFLEXÃO E BOA AÇÃO EM CAPINZAL E OURO

IGREJA BATISTA Próximo

IGREJA BATISTA

Deixe seu comentário