logo RCN

MANIFESTAÇÃO DE REFLEXÃO E BOA AÇÃO EM CAPINZAL E OURO

DE MÃOS DADAS É CONCRETIZADO O ABRAÇO DA PAZ NOS MUNICÍPIOS COIRMÃOS

 

 
A Semana da Cultura pela Paz era para ser iniciada na terça-feira, 05 de outubro, em Capinzal, porém, parte da programação deixou de ser realizada devido a previsão de chuva. Na quarta-feira, 06 de outubro, às 18h30min, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, foi apresentado o projeto Ação BRF Social, numa iniciativa da Brasil Foods com o apoio da Administração Municipal e do SESI.
Programação:
Terça-feira (26), às 8h30min debate sobre o tema "Paz" nas emissoras de rádio locais. Profissionais e lideranças de todos os setores foram convidadas para opinar sobre o assunto.
Quarta-feira (27), às 20h, celebração Ecumênica na Praça Pedro Lélis da Rocha.
Quinta-feira (28), a partir das 8h, Abraço da Paz pela Paz. A população de Capinzal e Ouro se concentraram na cabeceira da Ponte Pênsil Padre Mathias Mechellizza e a partir deste ponto, de mãos dadas, deram um grande abraço até a Ponte Irineu Bornhausen.
Sexta-feira (29), divulgação de vinhetas gravadas de alunos de todas as escolas do município pelas rádios locais durante todo o dia e caminhada pela Paz organizada pela Escola de Educação Básica Mater Dolorum.
A promoção é da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes em parceria com as escolas públicas municipais e estaduais, CDL, ACIRP, Polícia Militar, Polícia Civil, Lions Clube, Conselho de Segurança Comunitária, Associação dos Acadêmicos, Conselho Tutelar, Grupo de Alcoólicos Anônimos e das igrejas Luterana e Assembléia de Deus.   
A Semana da Cultura Pela Paz foi instituída pela Lei Municipal 2.773, de 26 de setembro de 2007. O objetivo é discutir o tema através de atividades artísticas, científicas, culturais, esportivas e ecumênicas. 
Os Agentes da Paz dos municípios coirmãos, Capinzal e Ouro, planejaram, coordenaram e realizaram a manifestação com a colaboração dos poderes devidamente constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário), ainda tiveram a participação de entidades representativas, das escolas públicas e privadas, enfim, contaram com a presença da sociedade capinzalense e ourense.
O grande incentivador do abraço da paz continua sendo o juíz de direito Alexandre Dittrich Buhr (o qual passou a pertencer a Comarca de Joaçaba) e agora quem responde pela Comarca de Capinzal o juiz Giuseppe Battistotti Bellani, apoiados pelos prefeitos: Leonir Boaretto (Capinzal) e Neri Luiz Miqueloto (Ouro), pelos presidentes das Câmaras Municipais: Senair Bressan (de Capinzal) e Carlos Luiz Brandini (de Ouro), ainda incentivos das polícias Civil e Militar, apoiados pela imprensa local com projeção regional.
O TEMPO ? um jornal de fato lembra: O primeiro abraço da paz ocorreu na sexta-feira, 05/10/2007, às 9h, no entanto, em 2009 deixou de ser promovido, já o segundo ocorreu na sexta-feira, 10 de outubro de 2008, às 8h. O terceiro era para ser realizado na quinta-feira, dia 07 de outubro, a partir das 08h, transferida a data devido à manifestação de chuva, sendo reeditado ontem, quinta-feira, 28. Ainda bem, que desta vez não teve nenhum imprevisto, pois na última realização os bombeiros tiveram de tirar das águas do Rio do Peixe uma senhora que se jogou de cima da ponte, devido a um ato impensado e que quase lhe custou à vida.
 
Reflexão proporcionada pelo Lions Clube Capinzal e Ouro:
PAZ ? como se faz?...
Conversar olhando nos olhos;
Respeitar os direitos;
Aceitar as diferenças;
Respeitar a opção partidária e religiosa;
Interromper as discussões ou brigas no início;
Demonstrar interesse em reconciliar-se;
Não xingar por apelidos depreciativos ou por nomes feios;
Não revidar;
Dirigir com prudência e obedecer aos sinais de trânsito;
Cumprimentar as pessoas, dizer bom dia;
Sorrir;
Ser educado com quem convive.
 
MUTIRÃO DA CIDADANIA EMITIRÁ DOCUMENTOS EM IPIRA Anterior

MUTIRÃO DA CIDADANIA EMITIRÁ DOCUMENTOS EM IPIRA

Próximo

Ligeirinho

Deixe seu comentário