logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

ü                   Havíamos alertado que não seria uma boa ideia construir um auditório maior para a Câmara Municipal, sendo também contestado pelo vereador Penteado, que sugeriu a pavimentação asfáltica na interligação da SC-135 ao Distrito de Alto Alegre e localidades de Lindemberg e Capitel Santo Antonio. Também sugeriu a construção de um centro comunitário para o loteamento Santa Maria, ao invés de auditório para a Câmara. No passado, quando do mandato do saudoso prefeito Maestri, aqui foi solicitada a pavimentação asfáltica em Alto e Lindemberg, algo concretizado, agora o pedido do atuante vereador, na interligação da SC e localidades, é um bem necessário, pois o Legislativo não é judiciário para edificar tribunal do Júri, muito menos executivo na construção de obras e realização de benfeitorias.

ü                   É lamentável e um desperdício saber que certos jovens com um futuro promissor estão se entregando ao vício não apenas das drogas lícitas (permitidas), mas aderindo às ilícitas (proibidas). Sinceramente, já seria momento de dispormos em nosso município de um centro de recuperação para dependentes químicos locais e em favor da região, inclusive a Igreja do Evangelho Quadrangular se propôs, no entanto, há muito tempo espera por incentivos municipais, sendo uma feliz ideia.         

ü                   Um bom exemplo de cancelamento de multas de trânsito aconteceu em Joaçaba, pois as notificações ocorreram em virtude dos preparativos da estrutura da passarela do samba, muitos motoristas foram induzidos “obrigados” a cometerem algum tipo infração registrados pelos sensores instalados pela administração anterior. Portanto, para que ninguém fosse prejudicado, o diretor de Trânsito com consentimento é claro, do Chefe do Executivo Municipal, decidiu cancelar todas as notificações no período compreendido entre às 12h do dia 13/02 às 23h59min. do dia 16/02. A partir das 00:00hs do dia 17/02, os sensores foram desligados. Para tanto, foi necessário que o motorista ao receber o aviso da “multa”, procurasse o Diretor de Trânsito para que a mesma pudesse ser cancelada. Quando os sensores retornaram a operar, a população foi devidamente avisada pelos meios de comunicação da cidade. Fonte: http://pensarjoacaba.blogspot.com. Que bom seria, que a indústria da multa na cabeceira da Ponte Irineu Bornhausen e suas mediações deixassem de existir, onde pelo que se tem conhecimento, o vereador Biazotto pediu uma solução quanto ao caso.

ü                   Na última semana, observamos a PM atuando na Rua Aparício Ribeiro, sendo motivada por cinco denúncias que estariam cometendo crime ambiental, em se tratando de derrubada e transporte de árvores. A PM foi constatar, porém, tudo estava legal. Também foi visto na cidade alta tocos que restaram das árvores cortadas e transportadas. Nada contra este ou aqueles, se um pode tirar, certamente outros também poderiam usufruir deste direito. 

ü                   Neste domingo, 09 de agosto de 2009 completa 24 da falência da maior empresa de Capinzal e da região: Cooperativa Agrícola de Produção e Consumo Capinzal Ltda - COOPERZAL. Oficialmente, em 09 de agosto de 1985 foi decretada a falência, sendo que ainda ficaram perguntas no ar sem resposta: Quem ganhou? (os bancos e ...); Quem perdeu? (os associados, funcionários, fornecedores e o comércio de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Piratuba, Ipira, Presidente Castelo Branco, Zortéa e parte de Campos Novos...). A matriz era em Capinzal, com sede de trabalho onde hoje é a Churrascaria Riquetti e ao lado, depósito e balança (galpão próximo ao Mercado Dupont), silagem e balança (na atual Agropecuária Capinzal), proprietária de Farmácia; filiais em Lageado Mariano (Piratuba), cidade de Ipira e na localidade de Filadélfia, Pres. Castelo Branco, Lacerdópolis e Ouro, disponibilizando loja agropecuária e supermercado de gêneros alimentícios. É bom lembrar, tinha silo na Vila 7 de Julho, hoje pertencente à Copérdia (imaginem a potência que era). A Cooperzal explorava o Parque de Exposição Domingos Pellizzaro, de propriedade do Ministério da Agricultura, plantando soja, milho e demais grãos. Uma cooperativa desta, não tem como dar prejuízo, pois é praticamente uma agência bancária na realização de negócios promissores.

ü                   Notável a preocupação da administração municipal em manter as boas condições das vias públicas, para tanto, realizam a operação tapa-buracos na pavimentação asfáltica. O que deve ser revisto é a durabilidade dos serviços prestados e, consequentemente fazer uma análise da qualidade do material aplicado, pois fecham o buraco hoje e amanhã a cratera está novamente aberta. O caso se repete principalmente no semáforo da esquina das ruas Nereu Ramos e Maria Angélica Almeida, em frente da Rodoviária e próximo da Agropecuária Capinzal.

ü                   O preço dos aluguéis habitacionais na região e principalmente em Capinzal, em muitos casos, estavam custando o olho da cara, isto em virtude da construção da Hidrelétrica de Machadinho. Na época e até recentemente, pagar aluguel era uma missão árdua, pois a ganância era responsável pela prática do valor irreal. Caso alguém ganhe um salário, essa importância só daria para quitar o aluguel de um porão, então não poderia se alimentar, vestir, estudar, enfim, não teria perspectiva de vida. Hoje, os alugueis estão de certa forma mais barato, mas não vão pensar ser de graça, porém, o aluguel de sala comercial é cobrado a preço de ouro, caso analisarmos a falta de: espaço, banheiros em favor do público, estacionamento privado, que abreviando, o local é explorado por metro quadrado. O comerciante arrojado é aquele que faz o ponto, não precisando ser apenas em área já disputada e espremida, para tanto, é preciso coragem, excelente atendimento e qualidade naquilo ofertado, sendo um bom exemplo, o Supermercado Dorini, o qual saiu da minúscula área comercial e arrastou a clientela, para tanto, dispõe de estacionamento privado suficiente.      

ü                   Parabéns aos pais pela passagem de seu dia, 09 de agosto, que para nós, não tem uma data especial para ser lembrado, sendo todos os dias da semana, do mês e do ano. Pai é para ser respeitado e admirado, pois o que seria de nós agora se não fosse ele ontem, hoje e amanhã? Da mesma forma, queremos parabenizar o Pároco, também pelo seu dia, 08 de agosto, sábado, os quais estão a serviço da sociedade, muito bem lembrado por Maria Lucinda na homenagem prestada ao sacerdote.     

 

Anterior

É BOM SABER...

Próximo

PT

Deixe seu comentário