Capinzal amplia atendimento de saúde com unidade 24h, fim das fichas e mais agilidade ao cidadão |
Ligeirinho
Fique por dentro
ü O tempo passa e os filhos menores de idade se acham homens e mulheres feitos. É de praxe de alguns aderirem os vícios lícitos e também ilícitos, então deixam de ter horário a cumprir. Se tratando de namoro, até parecem marido e mulher, usam aliança e mais param no quarto deitados sobre a cama. Filha mulher não é a mesma coisa que filho homem, pois é bater e valer o ditado: ?Segure suas cabras que meus bodes estão soltos?. Que sirva como alerta, pois que os filhos chorem hoje para vocês pais não chorarem amanhã.
ü O ex-prefeito de Capinzal podemos lhe considerar bem sucedido na política, duas vezes vereador e dois mandatos como prefeito, inclusive fez seu sucessor. O verdadeiro animador de um município são seus homens públicos (prefeito, vice-prefeito e vereadores), inclusive os secretários e diretores municipais. Uma coisa devemos colocar na cabeça, o que seria de Capinzal e região sem a Perdigão. Por isto e muito mais, queremos lembrar das principais pessoas que lutaram para Capinzal implantar a Granja Avós do Chester, liderada por Paggi (prefeito da época), Thomazoni (vice-prefeito), pelos vereadores Cide, Binde, Nadir e colaboração dos demais edis.
ü Algo de cortar o coração é saber que o homem de rua continua sem perspectiva de vida e apesar de não portar documento pessoal, anda mal trajado e às vezes até de pé descalço. Ele não tem estudo, mas é educado e comunicativo. Bem poderiam construir um lar para ele, mas que essa casa seja construída no perímetro urbano, evitando como de costume colocar os pobres longe da sociedade, pois as casas populares geralmente ficam distante da cidade.
ü Capinzal iniciará o ano de 2009 com conquista, quando será inaugurado o novo prédio da Escola de Educação Básica Belisário Pena. Criada em 18 de julho de 1950, portanto, há 58 anos ajudou a escrever a história de nossa terra e de nossa gente. No último final de semana, sexta-feira iniciou a demolição do antigo prédio do Belisário Pena, sendo uma escola que comportou mais de mil alunos/ano, inclusive tinha aulas nos três períodos (manhã, tarde e noite). Conhecemos muito bem a história do Belisário, dos diretores, professores, zeladores (as) e demais funcionários. Da importância das festas juninas e Clube de Mães. O Governo do Estado de Santa Catarina fez o que é de direito, investir em educação para a formação de verdadeiros cidadãos.
ü Uma família do Bairro Santa Maria ainda preserva a dita privada, de madeira onde também tomam banho de mangueira. No verão cheira mal esse estilo de banheiro, porém, para tomar banho nessa época do ano a água é aquecida pelo sol, mas no inverno a coisa se complica. Isto também é um problema social, sendo preciso uma solução, para tanto, basta querer fazer a coisa acontecer.
ü Uma curiosidade de tirar o chapéu vem ocorrendo na localidade de Alto Gramado, município de Piratuba, onde a cachorra Pitoca num descuido da gata adotou e passou a amamentar quatro gatinhos. Mesmo tomando vacina para não ficar prenha, passou a produzir leite, inclusive até hoje ela só teve um filhote há mais de um ano e meio. Enquanto umas mães praticam o aborto, abandonam o bebê e fazem outras maldades, a cachorra Pitoca dá exemplo de amor e proteção.
ü Percorremos 11 municípios, porém, destes, somente duas cidades trancam a rua para realizar as festividades natalinas; são eles: Capinzal e Luzerna. Em Luzerna realizaram o evento na rua principal de travessia pela cidade, já em Capinzal, apesar de usarem a Praça Pedro Lelis da Rocha, também trancaram a rua sem necessidade, apenas para garantir a entrada e saída do bondinho. Joaçaba, em certos eventos trancam a rua em frente da igreja matriz, o que dificulta o livre acesso aos de fora.
ü Numa viagem de dois dias pelo Vale do Rio do Peixe, de Capinzal a Caçador, pudemos ver como é feita à decoração de natal. Onde chamou a atenção foram as luzes na cidade de Rio das Antas, dando brilho nas árvores e nos postes, também em Joaçaba o túnel de luzes, já em Tangará uma empresa fez uma decoração miniatura da Maria-Fumaça com o Papai Noel. Ouro ficou bonito o toque de luzes na Praça e nos canteiros; Capinzal os bonecos e árvore chamaram mais a atenção; Lacerdópolis muitos doces distribuídos, inclusive com a Prefeita prestando serviços. Caçador a pracinha encantou os caçadorenses e também os de fora.
Deixe seu comentário