logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

ü                   Depois de um período de muita chuva os mosquitos borrachudos apareceram, portanto, a boa pedida seria a Prefeitura fazer o combate a esse malefício para a saúde pública e também animal. Na região da Vila Anchieta, inclusive em outras localidades e centro de Capinzal, a proliferação do mosquito borrachudo é percebida e sentida nas picadas. As pessoas sofrem e principalmente o gado leiteiro castigado por tal mosquito que se alimenta de sangue, podendo através da sua picada provocar hemorragias e problemas de visão em humanos, além de acarretar prejuízos econômicos e sociais, causando o desconforto para pessoas e animais. Capinzal bem poderia seguir o exemplo de Caseiros (RS) na mobilização de toda, a comunidade rural e escolar, através de palestras, reuniões e mutirões, na conscientização para o equilíbrio ambiental, desde a formação e manutenção de matas ciliares, proteção de fontes, limpezas de rios e sangas, recolhimento de lixo e a aplicação nos cursos de água do BTI (Bacillus thuringiensis), larvicida biológico para o controle das larvas. O que não podem é deixar virar o ano e nada fazerem, pois essa ação é de suma importância.

ü                   \"Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?? Essa frase tem boas intenções, mas a cabeça das pessoas não funciona de acordo com a orientação. O casamento vem perdendo espaço para o ficar por ficar e a traição é conseqüência do maior número de separações. Por incrível que pareça, o interessado é o último a saber. Estranhos, conhecidos e até vizinhos acabam se envolvendo como justificativa de que a carne é fraca. A atração e a falta de pudor acaba sendo mais forte, contribuindo por trocar o certo pelo duvidoso.    

ü                   O processo seletivo de interesse público estabelece normas de certa forma equivocada na avaliação para a realização de Provas, porém, não é de graça, válida apenas mediante pagamento de taxa de inscrição. Quanto às provas, a prática deveria predominar e jamais exigir domínio da língua portuguesa, matemática e  conhecimentos gerais (história, geografia e economia) do candidato a carpinteiro; instrutor técnico em Bijuteria, tear; professor de arte e educação física; técnico de atividades desportivas; agentes de serviços gerais; motorista; pedreiro; operador de máquinas pesadas e leves; instrutor de: artes cênicas, biscuit, corte e costura, culinária, dança, informática, reciclagem, teclado, violão, futsal, voleibol, futebol de campo, Karatê, Haecon-do, atletismo, halterofilismo e fisiculturismo, capoeira, basquetebol, bocha; professor de música e informática. Exigem curso superior dos técnicos de futsal, handebol, voleibol, futebol de campo, basquetebol, atletismo, capoeira; e ensino médio de Karatê, Haecon-do e Bocha. Ex-craques, a exemplo de Pelé, Oscar, Hortência e tantos outros mesmo sendo profissionais seriam impedidos de fazer o concurso seletivo por falta do curso superior exigido. Enquanto isto, para ser vereador, prefeito, vice-prefeito, deputado, senador, governador e até presidente da república quase nada de escolaridade é exigido. Em certas profissões, a prática é que vale e não conhecimentos que não tem nada haver com a atividade.   

ü                   Num passatempo entre colegas de trabalho, ou seja, chefes e comandados, quando estavam no forte da jogada de baralho um disse ser torcedor do Internacional e seu segundo time do coração é o Grêmio. Isto fez para sensibilizar o futuro chefe do Governo Municipal, querendo agradar e garantir uma vaga para os próximos quatro anos. Demonstrou ser puxa saco e não mede esforços para conquistar um espaço sem fazer força alguma. Jamais foi visto alguém torcer para times rivais, por exemplo Flamengo e Vasco, Cruzeiro e Atlético, São Paulo e Corinthians, isto é inédito e extraordinário.

ü                   Algumas ruas do Loteamento Maximiliano Toaldo estão cascalhadas, o que evita o pessoal pisar no barro. Por outro lado da versão do fato, o cascalho impede o livre trânsito de carros e motocicletas, sendo necessária a construção de asfalto, pois é mais rápido concluir os serviços e compensa em termos de valores investidos. Em certas ruas é proibido ficar doente e a dificuldade para receber o rancho, gás de cozinha é enorme.

ü                   Quando tocar o telefone e o número não aparece no identificador de chamadas, não atenda, pois quem está lhe ligando de certa forma quer ficar no anonimato. Então, para que atender se não quer ser identificado, é melhor então deixar tocar do que perder tempo. Tudo que for comprovado tem valor, por isto e muito mais, não fique na dúvida, evite avalizar esse tipo de discagem.   

ü                   Ainda bem que Peritiba não tem na chegada a placa desejando boas vindas e na saída volte sempre. Também não é para menos, em pleno perímetro urbano, nos acessos de entrada e saída, até parece um queijo suíço, cheio de buracos (crateras) na pavimentação asfáltica num desrespeito para com quem se utiliza do trajeto, seja peritibenses ou aqueles apenas de passagem.

ü                   É lamentável as condições do contorno viário de Concórdia, a BR até parece uma peneira com muito mais buracos. É bom e necessário a Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Concórdia tomarem iniciativa de solucionar ou de amenizar o problema do livre acesso, dizendo um basta aos buracos no asfalto, o que poderá ser fatal devido ao perigo que se transformou alguns quilômetros.  

ü                   José Élcio Rodrigues da Silva, o Ligeirinho, depois de 28 anos de sua morte, mais de 15 loteamentos foram criados e será que nem um deles caberia o nome deste jovem de credibilidade que foi, apesar de sua pouca idade na época. Ele foi um pequeno empresário da cidade alta, era povão e de bom coração.

Anterior

Aniversário

Próximo

Plano Diretor de Piratuba

Deixe seu comentário