Ligeirinho
Fique por dentro
ü Uma eleição limpa não existe, até porque inúmeros eleitores querem tirar vantagem para poder dar o voto. De nada adianta a justiça eleitoral orientar através de propaganda, mostrando que quatro anos é muito, principalmente, se a coisa vai mal. A partir do momento em que é permitido declarar os gastos, essa é a oportunidade de compra e da venda. A eleição não é decidida pela proposta apresentada, nem o nome do candidato, e sim, pelo fanatismo partidário e consequentemente por quanto se tem em termos de investimentos nas últimas horas.
ü O Corinthians caiu para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol, porém, no último final de semana, consolidou a volta para a série A, vencendo o Ceará por 2x0. O presidente Lula comemorou a bela campanha do Corinthians, para nós, capinzalenses, é mais importante dar os parabéns a quem mais colaborou com o esporte e várias ações sociais ao longo do tempo, inclusive, foi candidato a prefeito, mesmo fazendo mais votos que seus cinco adversários, não conseguiu se eleger, devido à legenda favorecer outra sigla ? coligação partidária. Ele é Edvino Dacas, este sim, foi um verdadeiro líder e animador do Município, na realização dos Campeonatos da Amizade, na construção da Sede do Clube da Amizade e na realização das promoções do Dia da Criança no Cine Glória, após Cine Odete.
ü O contorno viário de Concórdia até parece um grande queijo suíço, cheio de buracos, podendo até ser considerado uma peneira. Quem for utilizar deste trajeto, a velocidade máxima permitida é de 110 km/h, recomenda-se a andar menos e com atenção redobrada, pois não são buracos na estrada, e sim, crateras que poderão causar sérios problemas de quebra mecânica e do rodado.
ü Afinal, para que se paga IPTU? Fonte: http://www.mundodosfilosofos.com.br. Não é pago para manutenção das ruas, calçadas e outros serviços públicos ligados à propriedade de um imóvel. Qualquer imposto é pago pela pessoa física e jurídica para arrecadar dinheiro para os cofres públicos. Prédios pertencentes ao Poder Público, os templos de qualquer religião, aqueles de partidos políticos, de entidades sindicais de trabalhadores, de instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos são imunes de impostos. Os valores arrecadados pela cobrança do IPTU e outros impostos municipais, integram a receita do município e são utilizados para que este devolva tal dinheiro, arrecadado dos cidadãos, na forma de benefícios e serviços públicos, inclusive, com o pagamento dos funcionários públicos. Uma casa não quer dizer fins lucrativos, porém, certos credos religiosos movimentam muito dinheiro, empresas, móveis e imóveis, porém, são isentos de contribuição, ainda os cofres públicos têm, sim recursos de sobra para melhorar a infra-estrutura pública, o que é uma obrigação, basta boa vontade para tanto.
ü Vem novidade em termos das secretarias de Educação, Saúde e de Administração. A mudança por si própria ocorrerá pelo fato de serem cargos de confiança do Chefe do Executivo Municipal, consequentemente, outras pessoas irão prestar serviços nas mencionadas secretarias, e que se diga, bons nomes irão prestar serviços, no entanto, espera-se que trabalhem em prol da coletividade.
ü Mexeram no sinal fecha e abre dos semáforos no cruzamento das ruas Pres. Nereu Ramos, José Zortéa e da Ernesto Hachmann, no entanto, na Wanda Mayer o pessoal tem de furar a fila para conseguir entrar e sair (o semáforo foi desativado). O sinal ficou mais prolongado na Nereu e mais rápido na Ernesto. Atualmente, está mais fácil ir até a cidade alta do que enfrentar a sinaleira em Capinzal, praticamente fica mais longa a distância chegar até o outro lado do Rio do Peixe sobre a Ponte Irineu Bornhausen. Ainda bem, que os ourenses perceberam que o semáforo funcionando normal deixa lento o livre trânsito, e infelizmente, a indústria da multa vem funcionando com os radares debaixo dos semáforos, o que não solucionou o problema, e sim, dificultou ainda mais em todos os sentidos da palavra.
ü Estamos numa época do ano em que os serviços prestados pela prefeitura paralisam, geralmente no mês de dezembro e só voltam à normalidade em fevereiro ou março. Então vamos nos manifestar quanto à limpeza e inclusive, roçada das escadarias de acesso às ruas Dona Linda Santos e XV de Novembro, da XV de Novembro e Aparício Ribeiro, ainda precisam da reposição dos tijolos e implantação de corrimãos.
ü ?Quero parabenizar o jornal (O Tempo) pelo ótimo comentário na coluna Ligeirinho, sobre as jovens de 15 anos e seus relacionamentos, na edição 894. Concordo em número, gênero e grau, a culpa é dos pais bananas que não sabem educar seus selvagens?. E-mail enviado por Jair, de Campos Novos. Como diz o velho e eficiente ditado: ?Faça seu filho chorar hoje, para que você não chore amanhã?. Saiba dizer não, acompanhe-o e ajude-o a encontrar um caminho da permanência da vida e jamais dê sorte pro azar.
ü Em pouco tempo irmãos (menina e menino) perderam seus familiares (avó e mãe). Eles ficaram provisoriamente sob a guarda de uma família capinzalense, porém, passado um pouco mais de um mês, policiais chegaram aos altos da Rua XV de Novembro, tiraram do colo da avó a menina diante dos olhos da bisavó, em seguida, em dois arrastaram também o menino para o carro e desapareceram. Se ambas as crianças tiveram um trauma com a morte da avó e da mãe, pior ficou com essa atuação de brutalidade e de falta de consideração. As crianças gritaram, choraram e ficaram assustadas quando foram levadas, conseqüentemente, aqueles que cuidavam e davam amor aos irmãos ficaram desesperados e jamais foram comunicados da decisão, simplesmente a força e falta de consideração predominou. Vergonha e mau exemplo foi dado, mesmo querendo fazer justiça.
ü Um cidadão passa fome e para poder sobrevir recolhe comida do lixo, porém, abre os pacotes retira o que pode servir e depois fecha o recipiente. Apesar de ser morador de rua, é educado e de respeito. As pessoas que vêem seu sofrimento, mexendo no lixo para comer, ficam sensíveis e dão alguma coisa para comer. O Poder Público através do departamento de assistência social, bem poderia solucionar ou pelo menos amenizar o sofrimento deste capinzalense, retirando de baixo da ponte, dando-lhe roupas, calçados, melhor higiene, um lugar para morar e colocá-lo no mercado de trabalho. Essa ação é legal e moral, basta querer fazer a coisa acontecer.
Deixe seu comentário