Ligeirinho
Fique por dentro
ü O caso de cárcere privado, em que um de maior idade manteve como reféns quatro adolescentes, sendo duas garotas e dois garotos, poderia terminar ainda pior. Um dos principais erros foi cometido pelos pais, em consentir crianças cheirando a leite materno namorarem e assumirem compromisso, praticamente conjugal. Outro demonstrou claramente que os jovens no início achavam ser brincadeira, prova disto, a jovem libertada voltou ao apartamento. Infelizmente, os pais e principalmente a polícia falharam em suas missões.
ü Uma coisa que virou perigosa é o fanatismo político e também o quanto tem para dar. Se analisarmos com a razão, a popularidade e amizade não dizem mais nada, pois até Jesus Cristo se descer à terra e for candidato não conseguirá eleger-se, exceto se tiver um jogo de interesse de algum grupo e muito dinheiro no bolso, então obtém êxito. Se política é coisa séria, não podemos brincar de votar.
ü Vergonha nacional e mau exemplo para o mundo, confronto envolvendo as polícias civil e militar em São Paulo, ainda a greve dos bancários completa a decadência em termos de povo ordeiro, hospitaleiro e trabalhador. O presidente Lula pede ao povo para irem às compras, no sentido de evitar um colapso financeiro, a exemplo dos Estados Unidos em que os norte americanos deixaram de comprar. Se o pessoal está fazendo greve e manifestações, é sinal de que falta dinheiro no bolso dos brasileiros e sobra no tesouro nacional.
ü Com a premiação entregue e depois do almoço o dono do time de bocha campeão recolheu as camisas da equipe e por muito pouco não levou as medalhas conquistadas. O ato foi imediato, pagou duas caixas de cerveja e aproveitou para deixar os atletas sem o uniforme, inclusive, tirou uma por uma, os quais ficaram descamisados. Se essa moda pegar, ninguém terá como recordação a camisa exibida na galeria das conquistas.
ü O sócio de auto mecânica levou as chaves da camioneta no bolso e deixou a pé o proprietário do carro. Ele sabia que teria várias caixas de cerveja para beber, então, preferiu garantir o abrir das garrafas, levando o abridor que estava no chaveiro com as chaves. O dono do carro deu um jeito e foi em busca das chaves, porém, o empresário bem tentou ficar com o abridor de garrafas devido a sua utilidade naquele momento, ao lado das grades de cerveja, porém, era um presente.
ü Cobrança indevida: Se o fornecedor cobrar quantia indevida (o que já foi pago, mais do que o devido, etc), o consumidor terá direito de receber o que pagou, em dobro, com juros e correção monetária. Numa desta, a cobrança de multa dia abusiva resultará em aborrecimento ao empresário. Também é crime ameaçar, expor ao ridículo ou, injustificadamente, interferir no trabalho ou lazer do consumidor para cobrar dívida. Exija seu direito como cidadão, portanto, procure a Proteção e Defesa do Consumidor ? Procon, aos quais cabe defendê-lo.
ü Para economizar energia elétrica foi implantado o Horário de Verão, porém, para a maioria das pessoas de nossa região do Vale do Rio do Peixe, compreendendo principalmente a Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense ? Ammoc acham não ser importante. No período do verão a luz do dia é mais intensa, porém, no inverno e outono o dia é mais curto, portanto, segundo os cidadãos têm equivoco ou interesse, quem sabe para aqueles influentes pegarem uma praia logo após o expediente, não condizendo com a nossa realidade, exceto em termos de balneários que são vários.
ü O maior bairro de Capinzal é o Loteamento João Evangelista Parizzotto, situado na cidade alta. Na avenida principal, falta calçada e sobram canteiros centrais que tiram à visibilidade dos motoristas, onde os pedestres sem opção andam pelo meio da rua. Uma boa pedida seria construir um posto de saúde, dispondo de enfermeiras e médicos. Infelizmente, o último e único vereador eleito do bairro foi Arlindo Alves da Silveira, sendo que por dois mandatos consecutivos trabalhou e serviu a comunidade como nenhum outro dentro do Município, chegando a pegar na picareta para colocar tubulação, abrir valas, também puxou cascalho e espalhou pela rua. Arlindo desistiu da política por motivo justo (decepção) e iniciou outro do bairro, o Saretta, que também contribui com o bairro, mas muitos preferiram votar nos de fora e assim deixaram de eleger a sua gente. Duas faixas penduradas depois das eleições estavam assim descritas: ?Mais quatro anos sem vereador no Loteamento Parizzotto. Está é a união da população. Parabéns!?
ü Voltamos a bater na mesma tecla, tendo como objetivo que o poder público faça uma ação preventiva, se antecipando ao problema, pois a medida curativa é onerosa e nem sempre é uma solução. Estamos nos referindo à Rua Carmelo Zocoli, onde está o calçamento e divisa com a rua de cima onde se localiza a Escola Mater Dolorum. Para melhor identificação, fica próximo da Prefeitura, de frente, à residência do ex-vereador Binde. O barranco está descendo aos poucos, podendo acontecer o mesmo ao ocorrido no vizinho município de Ouro, aonde parte do muro veio abaixo e o livre trânsito para caminhões ficou impedido. Neste local dá para construir passeios na parte baixa e em cima também, basta querer.
ü A maior representação política de um município e da microrregião é eleger deputados estadual e federal, muito mais expressão terá elegendo algum senador. O que não podemos é nossos municípios da Comarca de Capinzal dependermos principalmente da atuação de deputados estaduais de outras regiões. É importante os cidadãos e também os partidos políticos despertarem para essa realidade, caso contrário, continuaram sofrendo conseqüências por atos impensados.
ü Seria bom as máquinas continuarem com a mesma intensidade de atividade, a exemplo do período eleitoral, pois se continuassem atuando daquela forma diária, os problemas de acessos seriam resolvidos de uma vez por todas. Enquanto não sai o contorno viário, no vai e vem dentro da cidade, um trajeto alternativo seria a estrada velha, no prosseguimento das ruas Aparício Ribeiro e Leonardo Santos, ou seja, cidade baixa e cidade alta. Dois problemas persistem, a enxurrada e as condições precárias em que se encontram o livre trânsito na estrada velha.
ü Pudemos constatar, na quarta-feira, 22 de outubro, pela manhã, o excelente atendimento na parte superior do Posto de Saúde de Capinzal, mesmo tendo muita gente para prestar serviços, o pessoal faz da melhor maneira possível. Os cidadãos devem ter paciência e todos são atendidos. Precisamos apenas de uma orientação e saímos contentes pelo interesse de Ivone em nos ajudar na busca de um profissional para uma questão de saúde.
Deixe seu comentário