logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

ü                   Os pára-médicos também são conhecidos como resgatistas ou socorristas, os quais são profissionais com graduação e pós-graduação: faculdades de medicina ou enfermagem. A especialização deles também é apta para atuarem no pronto socorro, Samu e Corpo de Bombeiros, podendo reconhecer riscos de paradas respiratórias, tratamentos para as principais emergências cardiovasculares, uso de desfibriladores, técnicas de remoção. Como Capinzal não tem uma UTI, a contratação de um ou mais pára-médicos seria uma boa para ajudar a salvar vidas, principalmente vítimas do trânsito.

ü                   A greve é uma recusa, resultante de acordo de operários, estudantes, funcionários, de trabalhar ou comparecer onde o dever os chama, até que sejam atendidos em certas reivindicações. Quanto à greve dos bancários, ao entrarem para a agência bancária sabiam o valor do pagamento mensal, de seus direitos e obrigações. Quem sabe, nessa greve quem se dará bem é o grevista, porém, prejudicam os correntistas e demais cidadãos que precisaram da prestação dos serviços do banco. O dinheiro que gira no banco é do cliente, no entanto, de certa forma paga para movimentar, consequentemente, quem ganha é a agência bancária.

ü                   Que bom seria o poder público dar auxílio ou bancar totalmente o transporte de acadêmicos também para a Universidade do Contestado ? UNC Concórdia. Para a Unoesc em Joaçaba e Campos Novos é subsidiado um percentual do transporte para os acadêmicos, enquanto o município de Piratuba banca o benefício 100% até a UNC, significando um exemplo em bem investir na educação. Capinzalenses estudam em Concórdia, uns vão e voltam diariamente, outros passaram a residir em território concordiense, portanto, o Município bem poderia dar uma contrapartida, colaborando de alguma forma para o bem da educação.

ü                   O presidente Lula não é candidato a prefeito de São Paulo, porém, até parece ser, pois praticamente a todo momento se fala de seu nome e inclusive, ele vem pedindo voto à candidata petista. A candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, tem como adversário o prefeito à reeleição do DEM, Gilberto Kassab. Seria bom em primeiro lugar, o presidente estar mais preocupado com a reforma econômica e tributária, e não buscar popularidade em questões políticas partidárias.

ü                   Nos contornos viários de Concórdia e também de Videira faltam sinalização e sobram buracos no asfalto. Em Concórdia, a situação é mais crítica, sendo um perigo os obstáculos, resultado dos buracos por toda a pista, deixando difícil o trânsito para caminhões, ônibus e principalmente, para os carros leves. Em tratando de Videira, o maior problema é a falta de sinalização e asfalto se deteriorando.

ü                   A operação tapa buracos não dura, fecham hoje e amanhã está de volta a cratera. Será que é a mão-de-obra ou é o produto sem qualidade? Levando em conta a falta de durabilidade, a exemplo da sinalização de solo apagada. Outra coisa, na localidade de Engenho Novo, próximo ao Motel, a sinalização de solo quase não aparece, principalmente nos dias de chuva, seja de dia ou à noite. Também nas curvas e no trajeto onde estão construindo a pista para pedestres e ciclistas, é bom dar preferência para a sinalização de solo na rodovia, inclusive, implantar guard-rails (protetor), o que garantirão segurança a todos.       

ü                   Alguém, ao retornar de ônibus disse ser dependente químico, porém, luta para conseguir se livrar dessa dependência. O pessoal ouviu atentamente e ficou surpreso pela declaração e comoção. Ele prosseguiu de forma de confissão e desabafo, até que todos entenderam que a dependência química se deve ao exame que pegou em duas fases na disciplina de química.

ü                   O Partido Cristão tem uma nova filosofia de trabalho, para tanto, solicita certidão de negativa de antecedentes criminais, levando em conta o voto não ter ?preço?, ter ?consciência?. O pior inimigo do nosso povo e da democracia é a corrupção e, em nosso país, a forma mais freqüente são os clientelismos e a corrupção eleitoral. O projeto de lei de iniciativa POPULAR, a Lei 9.840, pune a compra de votos com a perda de mandato. Esta lei foi uma conquista importante na luta contra a corrupção, mas ainda há muito que se fazer para eliminá-la do cenário político brasileiro.

ü                   Ele tem qualificação de técnico agrícola, bacharel e pós-graduado em Administração de empresas, também é formado em advogado. Filho de agricultor, tendo trabalhado por mais de 32 anos na Assistência Técnica e Extensão Rural junto às famílias rurais, na Acaresc/Epagri. Infelizmente, Danilo Bonissoni, com toda essa qualificação não conseguiu se eleger vereador, consequentemente, Capinzal de certa forma perde em termos de conhecimento e propostas. Seu lema era: honestidade, seriedade, disponibilidade, pois acredita em Deus, no trabalho, no saber e na social democracia.    

ü                   A propaganda institucional de interesse público em Capinzal todos ganham, exceto O TEMPO ? um jornal de fato. Até um meio de comunicação de fora da Comarca de Capinzal recebe tal mídia institucional, deixando caracterizar de certa forma, que o poder público é voltado apenas para uns e não para a coletividade. Este Semanário tem o compromisso com a verdade, inclusive criticou um concurso público seletivo, que posteriormente foi cancelado e feito outro pela maneira errada na sua realização. Ninguém é bobo e muito menos inocente para não perceber o direcionamento das coisas (um exemplo são as propagandas). O TEMPO há 19 anos vem escrevendo a história de nossa gente e de nossa terra, consequentemente, elogia quando necessário, mostra as coisas erradas e aponta possíveis soluções, doa a quem doer. O Tempo prestou serviços de informações à sociedade capinzalense nos mandatos de Irineu José Maestri (atuante e verdadeiro administrador público), Hilton Pedro Paggi (homem que transformou Capinzal num verdadeiro canteiro de obras), Luiz Carlos Thomazoni (contribuiu para o aumento da atual arrecadação dos cofres públicos) e nas últimas duas gestões administrativas a contrapartida do poder público significa praticamente um zero a esquerda. O importante é que este jornal até sem a participação dos verdadeiros animadores do Município, continua levando a informação como ela acontece realmente, sendo de interesse de nossa gente e de nossa terra.

ü                   Bateram na casa do ex-prefeito Luiz Carlos Thomazoni, quem sabe a mando de alguém ou numa dessa eram ladrões mesmo, porém, não tinha nada para levar naquela modesta residência. Isto ocorreu no início da noite de terça-feira, ocasião em que o ex-prefeito estava voltando do trabalho e sua mulher cumpria a missão na casa legislativa como vereadora, agora reeleita. Psiu! Ladrões ou vagabundos orientados erraram a casa do tesouro, o lugar da fortuna fica em outra direção, vocês sabem muito bem onde mora a riqueza ilícita e do dinheiro fácil.

ü                   Alguns meninos (crianças ainda) estão sendo induzidos ao vício lícito (cigarros e bebidas) e conduzidos aos poucos para o ilícito (das substâncias químicas). Certos adolescentes estão experientes em fazer a coisa as escondidas, auxiliados por uns de maior idade, o que acontece diante dos olhos dos transeuntes. A diversão e entretenimento com equipamentos de ponta também serve como disfarce, portanto, é uma diga e uma orientação para ação preventiva na área central, basta passar a perceber a movimentação. Nem sempre o ditado é correto: ?Me diz com quem tu antes, que direi quem tu és?. 

ü                   Voltamos a bater na mesma tecla, a de votarmos em candidatos da Comarca de Capinzal, integradas pelos municípios de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Ipira e Piratuba. Precisamos ter representantes na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, pelo menos um deputado estadual de nossa terra. Um bom exemplo de votar em candidatos da terra, é dado pelo município de Concórdia, elege sua gente para não depender de outras regiões.     

Anterior

Pedagogia do Cidadão Ecumênico

Próximo

Fatma entrega veículo para o setor da Agricultura de Ipira

Deixe seu comentário