Ligeirinho
Fique por dentro
ü Mais uma vez as eleições passaram, onde em certas prefeituras os nomes dos chefes do executivo municipal permaneceram os mesmos, em outras os atuais prefeitos fizeram seus sucessores e teve aquelas onde os nomes foram renovados. Espera-se que os reeleitos e os novos prefeitos administrem para toda a sociedade, não penas para um grupo de pessoas, muito menos, pensando na sigla partidária ou na coligação que lhe deu sustentação. Promessa é dívida, então, seria uma boa pedida os cidadãos fazerem o acompanhamento do futuro mandato e cobrarem a realização do Plano de Governo de cada candidato eleito ou reeleito para o bem da coletividade.
ü Sinceramente, o voto deveria ser facultativo e jamais obrigatório. Levando em conta as eleições passaram a ser decidida pela paixão partidária, como se fosse torcedores de um time de futebol. Muitos deixam de avaliar o candidato e suas propostas, pois votam mesmo no partido e também em benefícios. A política é coisa séria, apesar de certos leitores votarem ou não consciente, os políticos estão mais maduros diante da missão de realizar bons mandatos.
ü Quem não gosta de política será dominado por quem simpatiza e milita nela. Como o voto é obrigatório, não devemos desperdiçar o direito de votar, jamais optar por branco, nulo ou se abster de escolher alguém. A política municipal passou e teve sua definição, porém, na próxima devemos eleger representantes de nossa terra e região, pois o que não poderemos é eleger gente de fora agindo como pára-quedistas na busca do voto desperdiçado. A Comarca de Capinzal na Assembléia Legislativa, de certa forma, é representado por candidatos das Comarcas de Campos Novos e de Joaçaba.
ü De vezes enquando ouvimos que um caminhão quebrou e o caminhoneiro coloca toda a carga de chocolates à venda, objetivando evitar que se estraguem os produtos. Na última semana, mesmo fora de pagamento de empresas, era uma fartura as notas de cinqüenta reais circulando até nas mãos de gente humilde. Uns maliciosos dizem que um furgão capotou e aconteceu o derrame de cédulas, porém, verdadeiras, no entanto, umas inteiras e outras pela metade.
ü A Rádio Barriga Verde AM 1380 kHz demonstrou seriedade e interesse em bem informar os cidadãos de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Ipira, Piratuba e de Zortéa. A emissora proporcionou que os candidatos à prefeito apresentassem as propostas de Governo e discutissem no bom sentido da palavra, os problemas e acertos dos municípios. Mário Salgueirosa como apresentador e mediador do debate, saiu-se muito bem, demonstrando total imparcialidade e profissionalismo. No mês de junho de 2006 Salgueirosa iniciou nos microfones da Rádio Barriga Verde e de lá para cá conquistou a audiência nas manhãs dos capinzalenses, ourenses e da região, por sua simplicidade, credibilidade, modo de pensar e agir, principalmente, pelo novo estilo de fazer rádio: criativo, simpático da forma que faz a animação. Parabéns!
ü O homem constrói a máquina e domina-a em todas as suas funções. O ser humano é racional, já as máquinas recebem ?vida? através da imaginação e das mãos do simples mortal. Até a tecnologia de ponta, a exemplo de sistemas de alarmes, também pode ser arrombado e assaltado carros, residências, apartamentos, casas comerciais e repartições públicas, pois nada é impossível ao criador humano. Essa e outras coisas são imprevisíveis na segurança pública.
ü O problema da pequena área comercial de Capinzal é semelhante a um shopping, tudo junto: bancos , farmácias, hospitais, lojas de confecções ? calçados ? móveis e eletrodomésticos, supermercados, lotérica, igreja, ainda prefeitura e repartições públicas, fórum, rodoviária e terminal de transporte coletivo urbano. Com a implantação do estacionamento rotativo o cidadão sem garagem terá de pagar para estacionar na frente da sua casa e levarão o problema para outras quadras onde jamais falta estacionamento, ainda essa prestação não se responsabiliza por danos e perdas. A solução de início seria transferir de local o prédio da prefeitura, a rodoviária e até o terminal urbano, numa desta, instituições bancárias e outros estabelecimentos comerciais criam coragem e vão se instalar em outros pontos da cidade para o bem de todos.
ü Neste mundo de Deus e dos malfeitores, ninguém é insubstituível, pois até Jesus Cristo foi sacrificado, que dirá então um simples mortal. Nestas eleições teve o poder de fogo, a justiça e também a injustiça, inclusive uns plantaram e colheram aquilo que semearam; já outros não precisaram de muito sacrifício para chegar ao poder. Espera-se que a intriga e a divisão deixem de acontecer, consequentemente, tenhamos os municípios dando condições de atendimento e de trabalho para todos, pois as pessoas não são árvores para serem podadas ou cortadas da sociedade democrática.
ü Uma mãe abandonou o tratamento de saúde em grande centro de referência e teve de voltar para casa cuidar do filho desobediente. O adolescente (sem idade para votar) fuma livremente no centro da cidade, consome bebidas alcoólicas diante dos olhos de quem passa. Quando ela voltou lhe faltava certos móveis e eletrodomésticos de dentro da casa, pois ele havia vendido para fazer festa, ainda acabaram cortando a energia elétrica, então fez um gato para poder ter o benefício. Nesta terça-feira, não suportando tanta desobediência, ligou e denunciou, porém, ninguém foi constatar o grupo consumindo substâncias químicas em plena pracinha. Infelizmente, não conseguiu atendimento especializado, pois jogam de um dia para outro, enquanto isto, o filho sabe que nada poderá lhe acontecer, portanto, faz e desfaz. Essa mãe está desesperada e não encontra uma solução para o problema, resultado da sociedade. Psiu! É bom as pessoas e órgãos responsáveis agirem o quanto antes, caso contrário, ele vai continuar agredindo ou essa mãe é capaz de se matar por não conseguir contornar a situação ao não encontrar apoio suficiente para tanto. Essa é uma causa justa e não devemos fazer vistas grossas, doa a quem doer.
ü Querer é fazer a coisa acontecer, sendo isto que ficou comprovado nestas eleições, onde a Administração Municipal de Capinzal conseguiu a aprovação nas urnas. Prova disto, o ex-vereador por dois mandatos e prefeito reeleito agora fez o seu sucessor, o vice-prefeito Leonir Boaretto que tem como vice-prefeito o ex-vereador Sérgio Helt. Quem diria, uns apostavam que o barco do capitão desta vez iria afundar, se enganaram e lá vai o PMDB para o terceiro mandato consecutivo, totalizando 12 de poder.
ü Quem realmente mostrou poder de fogo nestas eleições foram os vereadores da consideração oposição em Capinzal, Biazotto (PDT) Penteado (PPS). Biazotto e Penteado foram os únicos vereadores a superar a casa de mais de 700 votos, quase atingiram 800 apoios, demonstrando claramente que o povo reconheceu o trabalho de ambos na casa legislativa. Dizem que Biazotto e Penteado são polêmicos, conseqüentemente, fazem o papel de representar os capinzalenses dentro da Câmara Municipal, visando o atendimento da coletividade e fiscalizam muito bem o uso do dinheiro público. Parabéns, vocês também são a esperança da sociedade para dias melhores e que a perspectiva de vida esteja presente em todos os lares e não apenas em uns e outros.
Deixe seu comentário