logo RCN

LIMGER contribui para reflorestamento

LIMGER contribui para reflorestamento do Bairro Armindo de Medeiros Haro

 

Fonte: 10Kz Comunicação Estratégica

 

Na terceira semana de setembro, as Organizações LIMGER doaram 600 mudas de árvores nativas que foram plantadas no Bairro Armindo de Medeiros Haro, o qual foi desmatado para a construção de casas. As árvores foram plantadas na sexta-feira, por estudantes do Colégio Santíssima Trindade que fazem parte de um projeto idealizado pela professora Sílvia Ouriques. Soldados do Tiro de Guerra ajudaram no plantio. 

Segundo explica a professora, que trabalha Educação Ambiental há mais de 15 anos em Joaçaba, seu projeto consiste em um trabalho constante de educação e preservação ambiental, desenvolvido não só em sala de aula, mas em atividades práticas, as quais têm o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Departamento de Meio Ambiente. 

?Nosso trabalho extraclasse é de arborização e recuperação de áreas em que a natureza foi degradada em bairros do município, limpeza e recuperação dos rios e matas ciliares, e de educação com os alunos das escolas de Joaçaba. Para que seja possível realizá-lo, precisamos do apoio da sociedade e de organizações como a LIMGER, pois a conscientização ambiental não é um trabalho que se desenvolve de forma solitária?, diz a professora. 

O Bairro Armindo de Medeiros Haro foi escolhido para o plantio dessas mudas por ser novo no município e porque sua mata nativa foi degradada para a construção das casas dos moradores. O plantio de árvores nesse local é necessário para evitar a erosão, recuperar as nascentes existentes e para proporcionar sombra aos moradores, já que atualmente não há árvores entre as casas do bairro. 

Antes de realizar o plantio, a professora Sílvia e representantes da Secretaria de Assistência Social e do Departamento de Meio Ambiente visitaram o bairro, fizeram um levantamento com fotografais e detectaram os pontos em que as mudas precisavam ser plantadas. Na quinta-feira, anterior ao plantio, foi realizada uma reunião com os moradores, explicando o que seria feito no dia seguinte e que atitudes são necessárias para preservar o meio ambiente. 

O presidente do Bairro, Valdecir Antônio da Silva, aprovou a iniciativa do projeto e da LIMGER, em doar as mudas. ?É uma ótima iniciativa, especialmente pela parte educativa. As pessoas têm que se conscientizar e preservar o meio-ambiente, que está bastante degradado. Espero que todos os moradores cuidem das mudas plantadas?, diz.

 

Ação Ecológica LIMGER 

A doação de 600 mudas de árvores para serem plantadas no Bairro Armindo de Medeiros Haro é apenas uma parte da Ação Ecológica realizada pelas Organizações LIMGER neste ano. Além dessas, a empresa também distribuiu mais centenas de mudas de árvores nativas na Praça da Matriz, em Joaçaba, na última sexta-feira. 

A distribuição de mudas no Dia da Árvore ou em data próxima nesse local já é esperada pelos alunos, já que a LIMGER realiza a Ação Ecológica há vários anos. No ano passado, foram distribuídas quatro mil mudas, não só em Joaçaba, mas também em outras três cidades em que a LIMGER tem atuação. 

A ação desenvolvida no ano passado proporcionou à LIMGER o Troféu Solidariedade, oferecido pelo Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados do Estado de Santa Catarina - SEAC/SC e o Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina - SINDESP/SC. 

De acordo com uma das coordenadoras da Ação Ecológica, Sysllay Margarida, essa iniciativa, desenvolvida anualmente, é uma forma encontrada pela LIMGER para ajudar diretamente no reflorestamento e despertar a consciência ecológica em crianças e jovens, que são os adultos do futuro. 

?Imagina a quantidade de papel que uma empresa como a nossa usa durante o ano. Nós já usamos papel reciclado para fazer a nossa parte na redução do impacto ecológico causado por toda a população no planeta, e esta é mais uma ação nesse sentido?, diz.

 

Programação

 

Além das duas atividades já citadas e que estão incluídas na Ação Ecológica 2008, a LIMGER também doou outras 200 mudas para uma instituição social que as plantou na sede da Sociedade Esportiva e Recreativa Perdigão (SERP), em Herval d?Oeste, no último domingo. 

Até o final desta semana, ainda há mais duas ações agendadas. Na quinta-feira, alunos do Colégio Frei Rogério, acompanhados de professores e de funcionários da LIMGER, farão o plantio de mudas de árvores nas margens do Rio Antinha, em Joaçaba.

Na sexta-feira, os alunos do Colégio Santíssima Trindade voltam a se envolver com a ação. Junto com professores e funcionários da LIMGER, eles plantarão árvores na nascente do Rio do Tigre, que fica próxima à cidade de Catanduvas.

Anterior

Campeonato Catarinense de Motocross

Próximo

SICOOB HÁ CINCO ANOS EM CAPINZAL

Deixe seu comentário