PLEITOS ATENDIDOS EM TODA SANTA CATARINA
Deputado estadual, Moacir Sopelsa, (PMDB)
“A decisão tomada pelo Governo do Estado em atender o pleito e isentar o ICMS durante o período foi muito importante para a manutenção da atividade”, pontua. Sopelsa lembra que é preciso manter o produtor no campo durante o período de crise e de baixa remuneração. Muitos produtores acabam desistindo da atividade por não receber nenhum incentivo. “A nova gripe também prejudicou o suinocultor e as empresas tiveram redução na demanda”. Sopelsa garante que em 2010 irá continuar mantendo na Assembléia Legislativa uma atuação e presente para defender os milhares de agricultores do Estado.
Sopelsa também saiu em defesa dos produtores de leite de Santa Catarina demonstrando preocupação com a queda na remuneração. “O Estado tem uma das maiores bacias do país. O produtor catarinense precisa ser reconhecido financeiramente por isso”, enfatiza. De acordo com Sopelsa, foram produzidos em 2008 cerca de 2,1 bilhões de litros. Além da importação desenfreada do leite proveniente da Argentina e Uruguai, os pequenos produtores ainda enfrentaram problemas com a estiagem que no início do ano novamente castigou a região Oeste e Meio-Oeste.
Como presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo na Assembléia Legislativa, Sopelsa teve participação decisiva na isenção do pagamento de taxa para uso da faixa de domínio das rodovias estaduais por parte das cooperativas de eletrificação rural. Segundo levantamento, 480 mil associados em 22 cooperativas de eletrificação rural foram beneficiados com a medida, principalmente no Extremo-Oeste e Sul de Santa Catarina.
EM DEFESA DO ALTO URUGUAI CATARINENSE
O deputado estadual, Moacir Sopelsa, (PMDB) foi atuante e decisivo para atender os pleitos nas áreas de saúde, infra-estrutura, educação, cultura e segurança pública. No Alto Uruguai Catarinense foram muitos os pedidos atendidos e encaminhados junto ao Governo do Estado. Sopelsa acredita que são mais de R$ 2 milhões em recursos destinados para a região em 2009, beneficiando grande parte das cidades da região.
Através de solicitações feitas por Sopelsa, o Governo do Estado liberou ambulâncias para Presidente Castello Branco, Arabutã e Irani e mais um veículo novo para a Regional de Saúde de Concórdia atender os 16 municípios do Alto Uruguai Catarinense. São veículos equipados para atender pacientes e garantir o deslocamento para outras cidades da região. Sopelsa ainda garantiu ao município de Ipumirim montante para investimento na instalação de uma Unidade de Saúde que irá atender a população do município com muito mais conforto e qualidade.
O deputado foi também determinante junto ao pleito encaminhado à Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa do Cidadão para viabilização de investimentos em uma nova Delegacia da Comarca e instalação de câmeras de vigilância no centro de Concórdia. “Segurança é fundamental para garantir a qualidade de vida e evitar o crescimento da criminalidade”, enfatiza. Sopelsa garante uma nova Delegacia da Comarca estará concluída nos próximos meses e um sistema de vigilância irá monitorar todos os pontos do centro da cidade 24 horas por dia, em parceria com a Polícia Militar.
A partir de 2010 o Alto Uruguai Catarinense terá um aeroporto com condições de vôos noturnos. O Governo do Estado garantiu investimento de quase R$ 1 milhão para a viabilização do projeto que é uma das reivindicações antigas dos empresários que buscam a viabilização de uma linha aérea permanente. Conforme Sopelsa será efetuado o balizamento e iluminação noturna. “O transporte aéreo é muito importante para o crescimento da região”. Sopelsa afirma que a intenção ainda é atender a demanda do Centro de Eventos que já está em funcionamento e contou com grande investimento do Governo do Estado.
Na cultura, Sopelsa conseguiu aprovar na Assembléia Legislativa um projeto de lei declarando integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado o dialeto “Talian”, originado dos italianos e descendentes radicados em Santa Catarina. Para ele a língua neolatina está presente em praticamente todos os municípios e a decisão em tornar patrimônio histórico é um pedido feito por vários representantes de entidades ligadas a cultura italiana.
AJUDA ÀS FAMÍLIAS ATINGIDAS POR CATÁSTROFES CLIMÁTICAS
O ano de 2009 foi marcado por várias tragédias climáticas em Santa Catarina e o deputado Moacir Sopelsa comovido com a situação caótica vivido por milhares de famílias decidiu buscar a liberação das árvores que caíram pela força do temporal para a reconstrução das casas. O parlamentar garantiu aos municípios em situação de emergência ou calamidade pública a interferência imediata da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) para a utilização das árvores derrubadas com a força dos temporais.
“É o mínimo que podemos fazer para ajudar as vítimas das tempestades que estão ocorrendo com frequência no nosso Estado”. Sopelsa reitera que 2009 foi um ano muito importante para o crescimento de Santa Catarina e do Alto Uruguai Catarinense. Apesar da crise econômica mundial o Estado conseguiu minimizar os problemas com perspectiva de um grande anos para todos em 2010, principalmente na geração de emprego e renda.
Deixe seu comentário