Programa oportuniza saúde e qualidade de vida para mulheres do meio rural

-
- O supervisor do Senar/SC na região meio oeste, Diego Visintin, conduziu os trabalhos em Água Doce.
Conscientizar mulheres do meio rural sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce de doenças femininas.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), é destaque nacional no Programa Especial Saúde da Mulher Rural. Em 2016, foram atendidas 1.469 mulheres. Os primeiros municípios a receber o programa foram os municípios de Água Doce, no meio oeste, e Rancho Queimado, no sul do Estado, com a participação de cerca de 380 mulheres.
O objetivo principal do programa é conscientizar mulheres do meio rural sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce de doenças femininas. "O Senar/SC investe em programas que incentivem a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida no campo" salienta o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
De acordo com a supervisora do Senar/SC na região Sul, Sueli Silveira, as mulheres tiveram acesso a exames Papanicolau e palestras educativas sobre hábitos saudáveis, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero e mama, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's), esclareceram dúvidas e adquiriram informações de caráter educativo e preventivo.
O supervisor do Senar/SC na região meio oeste, Diego Visintin, reforçou que o sucesso dos eventos é possível graças à parceria com os Sindicatos Rurais e as Secretarias Municipais de Saúde dos municípios. "Com esse apoio é possível atingir cada vez mais mulheres do meio rural, oportunizando espaço de educação e conscientização para que a família rural catarinense possa melhorar a qualidade de vida", finalizou.
Deixe seu comentário