logo RCN

Programa oportuniza saúde e qualidade de vida para mulheres do meio rural

  • - O supervisor do Senar/SC na região meio oeste, Diego Visintin, conduziu os trabalhos em Água Doce.

Conscientizar mulheres do meio rural sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce de doenças femininas.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), é destaque nacional no Programa Especial Saúde da Mulher Rural. Em 2016, foram atendidas 1.469 mulheres.  Os primeiros municípios a receber o programa foram os municípios de Água Doce, no meio oeste, e Rancho Queimado, no sul do Estado, com a participação de cerca de 380 mulheres.

O objetivo principal do programa é conscientizar mulheres do meio rural sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce de doenças femininas. "O Senar/SC investe em programas que incentivem a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida no campo" salienta o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

De acordo com a supervisora do Senar/SC na região Sul, Sueli Silveira, as mulheres tiveram acesso a exames Papanicolau e palestras educativas sobre hábitos saudáveis, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero e mama, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's), esclareceram dúvidas e adquiriram informações de caráter educativo e preventivo.

O supervisor do Senar/SC na região meio oeste, Diego Visintin, reforçou que o sucesso dos eventos é possível graças à parceria com os Sindicatos Rurais e as Secretarias Municipais de Saúde dos municípios. "Com esse apoio é possível atingir cada vez mais mulheres do meio rural, oportunizando espaço de educação e conscientização para que a família rural catarinense possa melhorar a qualidade de vida", finalizou.

Programa oportuniza saúde e qualidade de vida para mulheres do meio rural Anterior

Programa oportuniza saúde e qualidade de vida para mulheres do meio rural

Consórcio Machadinho recebe prefeitos de municípios lindeiros na Usina Hidrelétrica Machadinho Próximo

Consórcio Machadinho recebe prefeitos de municípios lindeiros na Usina Hidrelétrica Machadinho

Deixe seu comentário