REITOR ADELCIO PRESTIGIA AULA DOS MESTRADOS

-
Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos - Adelcio Machado
Artigo
O Reitor da UNIARP e Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, participou da preleção integrada dos Mestrados em Sociedade e Desenvolvimento e Educação Básica.
Em seu pronunciamento, Adelcio destacou a relevância da interdisciplinaridade para compreensão dos fenômenos complexos.
A questão da pesquisa interdisciplinar contribui para a revelação de temas ainda incompreendidos em sua integralidade.
A par disso, a pesquisa interdisciplinar enfrenta profundos desafios, condizentes a organização, gestão e coordenação do processo de pesquisa, os problemas de linguagem e de comunicação entre os pesquisadores envolvidos, as questões epistemológicas que envolvem a construção da problemática de pesquisa, bem como as dificuldades inerentes à certificação científica de um campo de pesquisa em construção.
Dessa forma, constitui-se em desafio à própria questão da avaliação do conhecimento gerado a partir das práticas interdisciplinares.
É preciso que haja uma abertura cada vez maior para a aceitação da perspectiva interdisciplinar, tanto em termos de ensino quanto de pesquisa e extensão em uma instituição de educação superior, para que se possa fazer frente ao problema complexidade.
Por fim, Adelcio saudou mestrandas e mestrandos.
Deixe seu comentário